Fichamento gerenciamneto de integração e escopo
Por: Pedro Lucas Melo • 6/7/2017 • Trabalho acadêmico • 514 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Eric Alves de Almeida
Trabalho da disciplina Gerenciamento da Integração e Escopo,
Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos.
Ourinhos-SP
2014
Estudo de Caso:
O Projeto RECS (C)¹,².
ROY. Vital, BERNIER. Carmen, AUBERT. Benoit. O Projeto RECS(C)¹,². Edição 1, 2006.
O Trabalho dos autores Vital Roy, Carmem Bernier e Benoit Aubert se baseia em mostrar as grandes dificuldades que o projeto RECS estava sofrendo com relação à gerência do projeto, pois havia consultores externos que não estavam agradando a direção da empresa e o que prejudicava muito o serviço, era o fato de que não havia a integração do projeto. O Artigo se divide nos subtítulos: Execução do Projeto: 3ª tentativa, Epílogo e Apêndice: A estrutura de Coordenação do Projeto RECS.
O projeto já havia sido suspendido pelos Gerentes Sênior por duas vezes e nessa terceira tentativa de execução do projeto, houve uma reunião de emergência onde decidiram que os executivos internos iriam ser responsáveis pelo atendimento ao consumidor. Nessa reunião o vice-presidente Claude Demers declarou que os consultores externos não estavam agradando com seus resultados e que os executivos da empresa conseguiriam resolver o problema dos seus consumidores.
Segundo os autores o projeto já estava em estado de crise e havia a possibilidade de ser suspenso mais uma vez, caso a integração do projeto não ocorresse. Segundo os autores depois da reunião a empresa decidiu que quem iria assumir a responsabilidade do projeto seria a equipe interna e, além disso, houve a integração dos gerentes com o pessoal da empresa alterando a estrutura da mesma e um líder de projeto foi definido internamente que respondia diretamente ao vice-presidente Claude Demers.
Com essas mudanças a empresa conseguiu bons resultados, pois um maior número de clientes foi atendido e o número de chamadas perdidas caiu muito. Até o momento então podemos perceber segundo o artigo que os executivos internos da empresa resolveram os problemas que o projeto sempre vinha sofrendo.
Ao mesmo tempo em que um projeto, o RECS, estava caminhando com bons resultados outro projeto não estava tão bem assim, é o caso do projeto ECPC, pois segundo os autores, os funcionários que trabalhavam nesse projeto se sentiam isolado pela empresa, resolvendo problemas secundários que não tinham tanta importância dentro da empresa.
Pode-se concluir com esse artigo, o quão importante é uma empresa trabalhar de forma integrada, sem diferenças em seus setores. Contratar equipes externas para gerenciar projetos internos da empresa, pode trazer resultados insatisfatórios. Isso ocorre porque como o próprio vice-presidente fala na reunião segundo o artigo, quem sabe das dificuldades, das necessidades e dos compromissos que a empresa tem que ter com seus clientes são os próprios funcionários que trabalham na empresa.
A integração de uma empresa é essencial para se chegar a resultados satisfatórios. Com relação a equipe do ECPC, deve-se reunir novamente a empresa e integrá-los em projetos de importâncias elevadas para a empresa. Em minha opinião, ainda falta a integração desse pessoal com o resto da empresa, deve-se mostrar a esses funcionários que eles tem sua importância, pois uma empresa desunida e sem integração não consegue atingir seus objetivos.
...