Fiscal - Departamento Fiscal
Por: Ana Carolina Marques • 7/12/2016 • Monografia • 850 Palavras (4 Páginas) • 812 Visualizações
INTRODUÇÃO
O referido estágio tem como objetivo, complementar a formação, proporcionando uma experiência acadêmica-profissional através de vivências no campo de prática no departamento de contabilidade da empresa sucroenergética (compreende todas as atividades agrícolas e industriais relacionadas à produção de açúcar, bioetanol e bioeletricidade) Usina Glencane Bionergia SA – Unidade Rio vermelho, cujo CNPJ 68.316.801/0001-02, localizada no endereço estrada municipal Junqueirópolis, bairro Taquarussu, cidade de Junqueirópolis – SP, estabelecer relações entre as teorias voltada à disciplina de Contabilidade Fiscal e Planejamento Tributária, e a prática profissional. A pesquisa foi realizada no departamento de contabilidade adotando como objeto de pesquisa o departamento fiscal, tem como objetivo estudar a importância do departamento fiscal e gestão de informação praticadas na empresa que é uma grande produtora de álcool, açúcar VHP e de cogeração de energia elétrica.
1 FISCAL
- – Função
As atividades desenvolvidas na área fiscal da empresa Glencane Bionergia são de extrema importância para a tomada de decisão e garantem a exatidão dos números para o planejamento estratégico-tributário. O repasse das informações fiscais dentro das organizações se dá através de documentos como: relatórios, gráficos e apresentações diversas que auxiliam os receptores (controladoria responsável pelo setor). Além disso, uma boa informação gerada reduz à incerteza no processo de tomada de decisão, aumentando sua qualidade. Neste processo, não deixar de mencionar a relação custo e benefício para gerar estas informações, esse é um ponto importante, pois atualmente a empresa tenta ao máximo controlar seus gastos e custos, através de aperfeiçoamentos de processos e eliminação de gastos.
A área fiscal acaba se limitando basicamente a escrituração e apuração de impostos, pois a exigência que recai sobre esta área se evidencia no pagamento de tributos e taxas. Em virtude dessa limitação a contabilidade fiscal é associada exclusivamente às obrigações fiscais, tais como:
- Escrituração do registro de entrada;
- Escrituração dos registros de saída;
- Escrituração de resumo de apuração do ICMS;
- Escrituração de resumo de apuração do IPI;
- Escrituração de Livro de Inventário;
- Escrituração de Livro de utilização de documentos fiscais e termos de ocorrências;
- Emissão da GIA eletrônica de apuração de ICMS;
- Emissão da GIA - Interestadual eletrônica de apuração de ICMS;
- Emissão da Guia de Recolhimento de ICMS;
- Resumo anual do ICMS de todas as operações de Entrada e Saída(verso da GIA de ICMS);
- Declaração do índice de participação dos Municípios (DIPAM Anual);
- Declaração de Movimento Econômico e Fiscal (DMEF Anual);
- Escrituração do livro de ISS por microcomputador;
- Emissão da Guia de recolhimento do ISS;
- Emissão da Guia de recolhimento do PIS;
- Emissão da Guia de recolhimento do FINSOCIAL;
- Emissão da Guia de recolhimento do COFINS;
- Emissão da Guia de recolhimento do IMPOSTO DE RENDA;
- Emissão da Guia de recolhimento do CONTRIBUIÇÃO SOCIAL;
- Emissão da Guia de recolhimento do IRRF de PESSOA JURÍDICA;
- Emissão da Guia de recolhimento do IPI;
- Emissão do Demonstrativo Auxiliar do ICMS.
- – Gestão de informações
A informação gerada pela contabilidade é tão relevante que dentro da própria ciência desenvolvem-se ramos específicos destinados aos usuários como é o caso da contabilidade fiscal. O objetivo da contabilidade fiscal está relacionado com o fornecimento de informações para os gerentes, coordenadores e controller da companhia, além disso, facilita o planejamento, o controle e a avaliação interna para a análise das informações de âmbito tributário.
...