TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Socio Economica

Por:   •  6/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Do Contestado – UnC  

Curso de administração – EAD

Disciplina: Formação Socioeconômica Brasileira

Acadêmica: Susana Dias

Plano real

Tenho como objetivo neste trabalho mostrar um pouco mais sobre a história do Plano Real, quando surgiu e porque foi feito.

O Plano Real foi um programa desenvolvido durante o governo de Itamar Franco, para estabilizar a economia, ter o controle da hiperinflação que arruinava o Brasil, essa situação já durava aproximadamente 30 anos. O Plano Real foi elaborado por Fernando Henrique Cardoso, onde o mesmo reuniu um grupo de economistas para elaborar um plano de combate à inflação, como Pérsio Arida, André Lara Resende, Gustavo Franco, Pedro Malan, Edmar Bacha, Clovis Carvalho e Winston Fritsch. Nesta época Fernando Henrique Cardoso era o Ministro da fazenda, com o sucesso que o mesmo teve, acabou lhe rendendo o primeiro mandato como presidente. O Plano Real foi iniciado oficialmente em 30 de julho de 1994 com publicação da Medida Provisória n°434 no Diário Oficial da União, o mesmo foi implantado em três períodos:

Primeiro período foi o período de equilíbrio das contas públicas, o PAI que significa Programa de Ação Imediata, contendo, corte de gastos públicos, recuperação da receita, austeridade no relacionamento com Estados e Municípios, ajustes nos Bancos Estaduais, redefinições das funções dos Bancos Federais e Privatizações.

Segundo período foi o período da criação da URV (Unidade Real de Valores), esse período ocorreu em 27 de maio de 1994, inicialmente convertendo os salários e os benefícios previdenciários, promovendo a neutralidade distributiva. Em julho de 1994, após quatro meses de duração, foi extinto dando lugar então a nova moeda o Real.

Essa seria o terceiro período utilizado até os dias de hoje, o resultado foi imediato e a proposito muito positivo, a inflação que antes consumia o poder aquisitivo da população brasileira, impedindo que população tivesse dinheiro por muito tempo, principalmente entre o banco e o supermercado estava agora controlada e com essa mudança o consumidor de baixa renda foi o principal beneficiado.

Resumindo podemos analisar que o Pano Real foi mais uma tentativa para combater a inflação, o plano de estabilização implantado teve a finalidade de firmar os preços que variavam muito pela alta inflação. Com o passar dos anos observava-se que o plano teve algumas falhas, mas foi se adaptando as mudanças econômicas na políticas da economia brasileira. E com isso o Plano Real contribuiu para aumentar a faixa do rendimento da classe mais baixa da população, através de planos de incentivos ao combate da pobreza e exclusão social.

Referencias

  • Galano, Naty. Plano Real, 02 de março de 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 de fev. de 2016. 
  • Ricardo, Stella. Plano Real, 20 Anos de Plano Real. 29 de março de 2014.Disponivel em: . Acesso em 20 fev. 2016
  • Pacievitch, Thais. Plano Real, Brasil Republicano, Economia. InfoEscola Disponível em: http://www.infoescola.com/economia/plano-real. Acesso em: 20 fev. de 2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (295.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com