Condição Sócio Econômica x Consciência Ambiental
Por: Victor Alves • 21/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 297 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP
Instituto de Ciência e Tecnologia
Campus de São José dos Campos
Disciplina: Fundamentos de Biologia
RELATÓRIO
Número do relatório: 01
Título: Ciência e Meio Ambiente
Autores:
1- Bruna Francisca
2- Giulia Casquet
3- Tiago Araujo
4- Victor Alves
ÍNDICE
1. RESUMO...................................................................................3
2. OBJETIVO............................................................... .................4
3. CONCLUSÃO.......................................................... .................5
4. DESENVOLVIMENTO ...........................................................6
4.1 Condição sócio econômica x consciência ambiental.....
4.2 A atuação da mídia no relato de fatos relacionados ao
ambiente e os seus impactos...........................
4.3 Ambientalismo radical, moderado, racional).............
4.3.1 Ambientalismo Racional
4.3.2 Ambientalismo Moderado
4.3.3 Ambientalismo Radical
4.4 Ciência Ambiental......................................................
4.5 Engenheiro Ambiental x Ambientalista........................
- FONTES ...........................................................................................
LISTA DE FIGURAS
Figura 1:
Figura 2:
Figura 3:
RESUMO
Diante do enfoque dado pelos meios de comunicação em massa á questão da “destruição do planeta”, surge à necessidade da conscientização da população em relação á poluição dos solos, mares e da atmosfera, através da emissão dos gases poluentes que agravam o efeito global. Entretanto, enquanto que para alguns a ideia de que o planeta precisa ser salvo é inadequada, por este já ter enfrentado situações piores do que as ações antropogênicas, como as catástrofes naturais, para outros, ambientalistas radicais, que consideram a fase atual do planeta preocupante, acreditam que o desenvolvimento humano a partir do petróleo e extração de recursos minerais, por exemplo, muitas vezes, comprometem o planeta, sem levar em conta que este avanço tecnológico é necessário para a nossa sobrevivência social.
OBJETIVO
Com base na palestra do Professor Francisco G. da Nóbrega, cujo objetivo foi apresentar uma nova visão em relação à situação do planeta e a contribuição do homem para sua “destruição”, conclui-se que o tema é paradoxal, ou seja, admite distintas correntes de pensamento que se chocam constantemente.
CONCLUSÃO
A partir das duas visões apresentadas, conclui-se que ambas apresentam informações significativas, logo, acredita-se que o alerta para com o estado do planeta é feito por ambientalistas nos meios de comunicação, mas, esta não deve ser usada de modo a agravar e fantasiar tal situação. Ademais, os recursos não renováveis devem ser utilizados em prol do avanço da sociedade, porém, concomitante a estes, devem estar pesquisas que visam o desenvolvimento de fontes renováveis de energia, que apresentem menor impacto ambiental, pois se a natureza modifica a própria natureza, por que o ser humano também não pode modificá-la para beneficiar a civilização tomando as devidas medidas de segurança e respeitando os valores éticos?
DESENVOLVIMENTO
CONDIÇÃO SÓCIO ECONÔMICA VS CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
AMBIENTALISMO
O ser humano vem degradando a natureza de forma severa, na grande maioria dos casos, com o intuindo de obtenção de lucro. Esse cenário de degradação deu lugar à preocupações com o meio ambiente. Daí surge a corrente ambientalista, a qual se confronta com a ciência ambiental, um tema extremamente contraditório, que gera os mais diversos debates, devido aos pensamentos antagônicos.
O ambientalismo, movimento ecológico ou movimento verde consiste em um heterogêneo feixe de correntes de pensamento e movimentos sociais que têm a defesa do meio ambiente como sua principal preocupação, reivindicando medidas de proteção ambiental e, sobretudo uma ampla mudança nos hábitos e valores da sociedade, de modo a estabelecer um paradigma de vida sustentável. Rapidamente o movimento ganhou grande espaço nas mídias e desde então vem obtendo resultados importantes, atraindo uma enorme quantidade de outros campos do saber para o debate e para pesquisa ambiental.
...