GESTÃO DE PESSOAS E COMPETÊNCIAS
Por: fabipere06 • 16/11/2019 • Resenha • 519 Palavras (3 Páginas) • 104 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM Gestão Empresarial
Resenha Crítica de Caso:
A guarnição de remo do exército
Nome do aluno
Fabiana Pereira dos Santos
Trabalho da disciplina GESTÃO DE PESSOAS E COMPETÊNCIAS
Tutor: Prof. Marcelino Tadeu
Rio de janeiro
2019
A guarnição de remo do exército
Referências: Scott Nook; Jefrey T. Polzer.
O texto mostra a árdua tarefa de um treinador da academia Militar de West Point nos EUA para manter sua equipe vencedora, o treinador P. (Coronel Stas Preczewski), treinava duas equipes, a Varsity e a Varsity J, essas equipes competiam nos treinamentos, porém a equipe Varsity era composta pelos melhores remadores em questões técnicas e a equipe Varsity J era composta por remadores de menor desempenho, mas a questão que intrigava o treinador, era que a equipe Varsity J. sempre vencia a equipe Varsity nos treinos.
O treinador sempre ficava intrigado, como isso era possível? Passou então a realizar mais exercícios buscando o aprimoramento da equipe Varsity, mas os resultados não eram o que ele esperava, o tempo foi passando o início dos campeonatos estavam chegando e os resultados continuavam insatisfatórios, mesmo com tanta dedicação para treinar e motivar o grupo Varsity.
Analisando os resultados o treinador percebeu que quando a equipe Varsity competia com menos remadores, o resultado era melhor do que quando grupo competia completo com 8 remadores, o que levou o treinador a repensar seus métodos.
No final de um dos treinos o grupo se reuniu e um dos remadores fez um desabafo, questionando que era ele que carregava o grupo nas constas, em contra partida os outros remadores apresentaram as mesmas argumentações.
Acredito que foi nesse momento que treinador percebeu que a questão era psicológica, os integrantes da equipe culpavam uns aos outros pela ineficácia do grupo, em contra partida na equipe Varsity J. os integrantes não acusavam uns aos outros e as críticas eram do grupo e não individualizando.
Acredito que o grande problema da equipe Varsity, era a desunião do grupo, uma equipe para ter sucesso precisa de união dentro e fora do seu ambiente de treino e competição. O treinador estava diante de um grupo apático onde um se achava melhor que o outro e isso só os distanciava ainda mais dos objetivos pretendidos pelo treinador, que se viu diante de uma situação extremamente difícil e seu tempo estava contato, pois o campeonato já estava porta, mas sua equipe ainda não estava decidida.
Bom, avaliando essa situação acredito que a melhor alternativa, seria o treinador dar uma chance para equipe Varsity J. pois em todos os momentos os 8 remadores desta equipe se mostraram forte e eficientes, pois se uniram para vitória da equipe e não a vitória individual.
...