GESTÃO ESTRATÉGICA
Por: Lieverton Paulo • 1/6/2018 • Trabalho acadêmico • 750 Palavras (3 Páginas) • 166 Visualizações
GESTÃO ESTRATÉGICA
Determine um modelo simplificado de Cadeia de Valor e explique porque ela deve ser analisada quando se está elaborando o Planejamento Estratégico da empresa.
A cadeia de valor deve ser analisada durante a elaboração do Planejamento Estratégico, pois é uma maneira de examinar todas as atividades que uma empresa desempenha, como se relaciona, buscando as vantagens competitivas e a agregação de valor. Nesta etapa, podemos analisar os custos envolvidos de aquisição de matéria prima, componentes e serviços, analisar os processos logísticos, como será a operação, etc.
Exemplo simples de cadeia de valor:
[pic 1]
Porque o estabelecimento de processos que implementam a Gestão Estratégica nas empresas se faz cada vez mais necessário no mundo atual?
A Gestão Estratégica se faz cada vez mais necessária, pois no mundo atual a concorrência entre as empresas está cada vez maior e mais acirrada. A facilidade de compra de produtos e serviços está cada vez maior (internet como exemplo), sendo assim, a Gestão Estratégica vai mostrar quais os potenciais da empresa que devem ser maximizados e quais as fraquezas que devem ser verificadas. A gestão estratégica prepara a organização para mudanças de cenário macroeconômico ou de mercado, criando as condições para que ela possa responder rapidamente às novas demandas. Ela avalia o presente e projeta a atuação da empresa no futuro.
Elaboração do Planejamento Estratégico: Análise do ambiente externo
4 elementos: Cenários, Tendências, Oportunidades e Ameaças.
Cenários: é a análise de dados diversos, captados do ambiente externo da empresa, que visa lidar as incertezas e projeta-las de formas diferentes para o futuro, criando possíveis maneiras de atuação. Os ambientes gerais a serem estudados pelos estrategistas compreendem o ambiente demográfico, o sociocultural, o político-jurídico, o tecnológico, o econômico e o global.
Tendências: desencadeiam mudanças na competição, nos mercados, produtos e organizações.
Oportunidades: São situações ou acontecimentos externos à organização que podem contribuir positivamente para o exercício da sua missão e o alcance de sua visão.
Ameaças: São situações ou acontecimentos externos à organização que podem prejudicar o exercício de sua missão e o alcance de sua visão.
Explique do que se trata a Estratégia de Diferenciação (modelo de Porter)
Uma organização pode se distinguir de seus competidores diferenciando seus produtos/serviços ou diferenciando a maneira como os produtos/serviços são entregues aos clientes. A estratégia de diferenciação foca a atuação nos clientes da indústria como um todo, com produtos e serviços de alto valor agregado que geram vantagens estratégicas por meio da unicidade percebida pelo cliente.
Explique para que serve o modelo BSC quando implementado nas organizações
Auxilia na implementação das estratégias, alinha metas e objetivos propostos no planejamento estratégico em todos os níveis da organização.
Valores organizacionais
- São princípios essenciais de orientação da organização.
- São crenças básicas para a tomada de decisão.
- Não se alteram em função de pressões externas.
- Precisam ser coerentes com a cultura e história da organização.
Elaboração do Planejamento Estratégico: Análise do ambiente interno
5 elementos: Recursos, Capacidades, Competências organizacionais, Forças e fraquezas da organização e Comparação com a concorrência.
Recursos: pode-se entender o conceito de recursos como as entradas no processo de produção da organização. Estes recursos podem ser tangíveis, como máquinas, equipamentos e matérias-primas, ou intangíveis, como a marca, patentes, a confiança por parte dos funcionários e a tradição no mercado.
Capacidades: As capacidades de uma organização derivam das interações, ao longo do tempo, entre os recursos tangíveis e os intangíveis, e baseiam-se, essencialmente, nas informações e no conhecimento retido pelo capital humano da organização.
Competências organizacionais: conjunto de habilidades ou tecnologias que a organização domina e que lhe serve de base para a geração de benefícios para os clientes.
Forças e fraquezas da organização (SWOT): A força, ou ponto forte, é uma característica interna da organização que facilita o exercício de sua missão e o alcance de seus objetivos. A fraqueza, ou ponto fraco, é uma deficiência interna capaz de prejudicar o exercício da missão e o alcance dos objetivos.
...