GESTÃO ORGANIZACIONAL
Por: paolaatademo • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.704 Palavras (11 Páginas) • 779 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Os restaurantes comerciais do tipo self service surgiram como uma opção de comida rápida, bem adaptada às novas necessidades da população brasileira. Formaram uma indústria que cresce em todo o país e evolui em termos de oferta e de atendimento. Desta forma, optamos por estudar o Restaurante Berinjela’s. A partir do estudo conduzido na empresa, identificamos e analisamos as características dos processos presentes no sistema “por quilo”, sugerindo mudanças internas na forma de consultoria gerencial.
Ao iniciar uma atividade empresarial o investidor necessita de pleno domínio ao que se propõe. O conhecimento do ambiente econômico, no qual está inserido, é tão importante quanto sua capacidade de gerenciar.
Berinjela’s fica localizado no Centro do Rio de Janeiro e é comandada pelos proprietários do negócio. O restaurante a quilo sempre obteve um ótimo movimento de clientes, serviam em torno de 200 refeições ao dia. Com a recessão da economia no país, este número caiu para 130 por dia.
O trabalho relatará a gestão organizacional da empresa, pois através da pesquisa realizada no estabelecimento, iremos analisar e sugerir melhorias baseado em nossos estudos nas disciplinas: Ética, Política e Sociedade, Gestão de Pessoas, Economia e Modelos de Gestão.
Também analisaremos as habilidades dos gestores, relatando sobre a estrutura dos cargos e etc, como sugestões de reformulação e intervenções no estabelecimento.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.
O Restaurante Beringela's não possui código de ética. Mas de certa forma ele possui uma ética profissional, onde os funcionários são cobrados a prestar um atendimento de excelência e qualidade aos clientes. Percebemos que a equipe se preocupa com a qualidade e o manuseio dos alimentos que serão servidos, além da higienização do ambiente. Na pesquisa que fizemos nos foram informados que seus fornecedores normalmente são os mesmos, só trocando quando a qualidade cai, e/ou aumenta o preço em demasia.
O código de ética é fundamental em qualquer empresa. Ele existe para que as pessoas tenham confiança e liberdade em saber o que a empresa oferece de melhor a sociedade de maneira que a ética e a política caminhem juntas dentro da empresa.
Foi observado que a empresa não utiliza nenhum tipo de principio ético, oferecem as refeições aos clientes com um atendimento cotidiano onde visivelmente os princípios da missão, visão e valores da empresa estão fazendo falta no caminhar do dia a dia.
O restaurante Berinjela’s, não possui nenhum tipo de código de ética e desta forma não possui eficiência alguma, diante do esperado de uma empresa no ramo de alimentação.
Portanto, sugerimos que a empresa passe a ter um código de ética, com o objetivo de conscientização de uma responsabilidade social empresarial diante da sociedade. Com a participação de todos para a melhoria da empresa em seus ambientes de trabalho de maneira que possam passar a oferecer um novo tipo de serviço mais especializado e ágil, com maior comodidade aos seus clientes e com trabalho em equipe para alcançar o respeito e a admiração dos seus clientes e fornecedores, tendo a certeza que o restaurante pode voltar a se reerguer mesmo neste momento de crise com um pouco mais de treinamento e incentivo ao funcionário, proporcionando um atendimento em excelência. Os proprietários e funcionários tem que ter a consciência de que o impacto das suas atividades também vai muito além e este é o primeiro passo para uma efetiva mudança e adequação a uma nova realidade. Neste período em que o Brasil vive uma crise econômica a empresa deve estar disposta a inovar e motivar o grupo para que possam ser mais fortes e queiram ajudar neste período e recessão alta da inflação no Brasil.
Os funcionários tanto quantos os proprietários dependem da empresa, o investimento em um código de ética onde o trabalhador possa ser valorizado e seja direcionado também aos clientes e fornecedores, com o intuito de implantar excelência e qualidade nos serviços oferecidos pela empresa, sugiro um código onde a missão seja direcionada ao cliente que informe sobre higiene, ambiente e variedades. Na visão a empresa pode expor suas informações sobre sustentabilidade, qualidade no atendimento sua visão para a empresa em relação ao futuro; e os valores que são a essência da empresa, a finalidade da empresa em relação a sociedade e sua responsabilidade ambiental, como funciona o atendimento, a agilidade e rapidez, o trabalho em equipe e etc.
Com mudanças, mesmo de maneira demorada a empresa pode voltar a lucrar, somente se os princípios de missão, visão e valores forem coerentes com a empresa que a empresa puder implantar de forma gradativa, para que não acabe se tornando algo imposto, mas algo que possa proporcionar ao cliente a vontade de voltar e ao funcionário a vontade de continuar trabalhando junto à empresa e crescendo junto com ela.
2.2 MODELOS DE GESTÃO.
Estrutura Organizacional
Uma Organização é um sistema de recursos que procura realizar objetivos ou conjuntos de objetivos. Um sistema é um todo complexo e organizado, formado de partes ou elementos que interagem, para realizar um objetivo explícito.1
Durante a visita ao restaurante Berinjela’s pudemos constatar uma falta de planejamento quanto à estrutura organizacional do mesmo, visto que não possuem funcionários preenchendo todos os níveis administrativos da organização (figura)..
2
Seguindo o esquema da pirâmide temos: Nível estratégico (responsável por estabelecer um rumo a ser seguido pela empresa), Nível tático (responsável por interpretar e traduzir as decisões do planejamento estratégico e colocar os planos em ação) e Nível operacional (responsável por concretizar os objetivos colocando em prática os planos táticos da empresa).
O restaurante Berinjela’s apresenta a seguinte disposição de cargos: Sócios Proprietários (marido e mulher, que desempenham as funções de Diretor Administrativo e Financeiro e Diretora Operacional, respectivamente), que caracterizam o nível estratégico; Chefe de cozinha, Auxiliar de cozinha, Saladeira, Caixa e Auxiliar de atendimento, que englobam o nível operacional.
Pode-se dizer que não existe uma função específica que se defina como sendo
...