GESTAO DE OPERACOES 6/5 SEMESTRE
Por: ggasques • 2/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 5.003 Palavras (21 Páginas) • 220 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A APS (Atividades Práticas Supervisionadas) tem por objetivo aprimorar conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre, aplicando-os no dia-a-dia das empresas, possibilitando assim, uma avaliação através de visitas e pesquisas, sobre os diversos processos utilizados, principalmente relacionados a Gestão de operações produtivas, verificando o comportamento da organização, suas prioridades estratégicas e como elas podem contribuir para melhorar o seu desempenho competitivo.
O presente trabalho foi desenvolvido pelos alunos de administração, para o desenvolvimento do trabalho foram realizados questionários, que mediante visitas foram aplicados juntamente à empresa com o intuito de obter as informações necessárias para entender e analisar como a empresa planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes, suas prioridades estratégicas.
A escolha da empresa ocorreu devido ao fato de apresentar o perfil adequado ao tipo de trabalho a ser desenvolvido. Tendo como objetivo o estudo da empresa O Rei do Pão de Queijo.
2. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
O Rei do Pão de Queijo é uma empresa Ltda., de capital fechado e sua razão social é Padaria e Confeitaria Hitara Ltda. e o ramo de atuação é a panificação especificamente voltada para a produção e venda de pães e bolos.
A empresa surgiu em 17 de fevereiro de 1991, quando o senhor Humberto foi demitido do seu emprego da época, (trabalhava em um cartório), e segundo ele, o principal motivo da abertura da empresa foi à necessidade de uma fonte de renda, aliada a uma oportunidade junto ao seu irmão, que já possuía panificadora e tinha condições de fornecer o conhecimento técnico para a abertura de um novo negócio.
Com o apoio da esposa, que já confeccionava doces e salgados em casa, ele fundou a empresa em sociedade com seu irmão. Em 1994, após a morte deste e dissolução da sociedade, montou uma nova empresa no local que está hoje. No mesmo ano, com a copa do mundo, as vendas aumentaram e a empresa conseguiu emplacar.
Para a escolha do ponto de instalação da empresa, segundo o proprietário, nada em particular foi levado em consideração, apenas foi o único local disponível na Avenida Bady Bassit.
A empresa não nos forneceu a receita bruta anual. Entretanto, com as informações obtidas para este trabalho, a empresa está classificada, de acordo com o BNDES, como uma microempresa com renda bruta anual menor ou igual a R$ 2,4 milhões.
Alguns sistemas de suporte também precisaram ser implementados, como um departamento financeiro, compras, recebimento e movimentação de mercadorias, marketing, processamento de dados, engenharia de processos e recursos humanos. Toda essa estrutura de suporte trabalha em conjunto com o sistema produtivo e de vendas da empresa na tentativa de melhorar sempre seu desempenho.Hoje a empresa conta com cerca de 130 funcionários diretos, dos quais cerca de 60 trabalham na produção; 50 no atendimento a clientes (loja) e 20 nos departamentos de suporte, que conta com 1 administrador de empresas, 1 processador de dados, 1 engenheiro de produção, 2 engenheiros de alimentos, 1 psicólogo e 1 contador.
O modo de trabalho da empresa, em sua maioria, é manual. No quesito equipamento, é pouco tecnológico, porém com altíssima tecnologia de processo. A automatização não seria viável devido à perda de sabor, grande diversidade, baixo volume de produção e pelo cliente exigir produtos extremamente frescos, mas nos principais processos de produção como Recebimento da matéria-prima, Armazenamento, Pesagem ou medição dos ingredientes, Mistura dos Ingredientes, Cilindragem, Divisão da Massa, Modelagem, Acondicionamento nas Formas, Fermentação, Aspersão de água, Corte da pestana, Tratamento Térmico, Resfriamento, Embalagem e Distribuição é indispensável a utilização de alguns equipamentos com batedeiras industriais, fornos, câmaras de refrigeração, entre outras.
O produto que mais caracteriza a empresa e que representa a maior quantidade de venda é o pão de queijo, mostrado na figura 1. Suas características únicas colaboram com uma vendagem numerosa por ser de fácil consumo, de sabor inigualável e com história vinculada à cultura brasileira.
[pic 1]
Figura 1: Principal produto em venda
Entretanto, o produto que mais vende em volume e gera o maior lucro é o pão de sal, mostrado na figura 2. O seu processo de fabricação dura, no mínimo, quatro horas.
[pic 2]
Figura 2: Principal produto em volume
O público alvo que a empresa almejava atingir assim que iniciou suas atividades eram os trabalhadores. Atualmente, esse público mudou, já que o foco da empresa passou a ser a família, desta forma a empresa atende o mercado organizacional e o mercado consumidor.
Segundo o proprietário, o foco voltado à família é devido a dois motivos:
1. É muito mais prático e lucrativo atender um cliente que compre produtos para a sua família consumir do que atender a um cliente que compre para consumo próprio;
2. Devido à falta de espaço na área de vendas da panificadora, o primeiro motivo tornou-se “regra” e então adotada e aprimorada pela empresa.
As principais necessidades da empresa são abrangentes e expressivas, sendo necessária a criação de veículos mais efetivos e confortáveis de relações com o cliente. Dentre as sugestões que mais se destacam estão: Criação de Web Site (compras/sugestões/reclamações); Criação de um SAC (telefônico/e-mail); Implantação de uma caixa de sugestão é interessante por ser mais um veículo de comunicação como cliente; Ampliação do Espaço Interno e do Estacionamento.
As expectativas da sociedade é um atendimento de qualidade, alto padrão e qualidade de seus produtos, variedade de serviços, produtos que podem ser oferecidos através do delivery, de forma rápida e de preço acessível.
Os principais concorrentes da empresa são: Doçura (especialista em bolos, portanto possui elevada qualidade), Zappa´s (alta qualidade de matéria-prima e uma estrutura adequada para atendimento do cliente no local), Postos Brasília (boa estrutura para consumo de produtos no local) e Tropical (localização e estrutura). Cada um possui seus pontos fortes, depende da preferência do cliente. A empresa se difere dos concorrentes pela qualidade do serviço e dos produtos oferecidos.
Os principais fornecedores de insumos são empresas de moinho. As principais matérias-primas são farinha de trigo, levedura, gelo, queijo meia-cura e polvilho. Os principais produtos que mais caracteriza a empresa e que representa a maior quantidade de venda é o pão de queijo. Suas características únicas colaboram com uma vendagem numerosa por ser de fácil consumo, de sabor inigualável e com história vinculada à cultura brasileira. Entretanto, o produto que mais vende em volume e gera o maior lucro é o pão de sal. O seu processo de fabricação dura, no mínimo, quatro horas.
...