GESTAO DE PESSOAS
Por: jakiele • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.537 Palavras (11 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................5
2.1 O Cargo .............................................................................................................5
2.2 O Recrutamento.................................................................................................5
2.3 A Seleção...........................................................................................................6
2.4 O Contrato de Trabalho......................................................................................7
2.5 O Processo de Integração e Treinamento Inicial................................................8
2.6 Avaliação de Desempenho................................................................................10
3 CONCLUSÃO.......................................................................................................12
4 REFERÊNCIA.......................................................................................................13
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo demostrar o processo e os principais pontos que envolvem o recrutamento e seleção de pessoas.
Mogno Móveis Ltda é uma empresa que atua há 10 anos no ramo moveleiro, especialista em fabricar móveis para escritório. Recentemente deu inicio em uma nova atividade, a terceirização de parte dos móveis para outra empresa. A empresa já possui um quadro com 100 colaboradores, mas devido o aumento na produção para atender essa terceirização, surgiram vagas para novos 15 colaboradores que irão atuar como Auxiliares de Produção.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O CARGO
Cabe ressaltar que não podemos recrutar ou selecionar pessoas sem a determinação do conteúdo do cargo. Assim, são necessárias informações claras e registradas “do que faz nesse cargo” e “de quais requisitos pessoais necessários para o seu bom desempenho”. Em seus estudos, Pontes (1999) afirma que a análise de cargos é o estudo que se faz para compilar informações sobre as tarefas e atividades componentes do cargo e as especificações exigidas do seu ocupante, pois da análise resulta a descrição de cargos.
Na empresa Mogno Madeiras Ltda é o próprio gerente da linha de produção que descreverá as atribuições dos novos contratados para a função de auxiliares de produção. Segue o desenho do cargo:
- O que fazer – executar as tarefas da linha de produção na montagem final das mesas de madeira, polimento final manual e preencherá um formulário de avaliação do controle de qualidade.
- Quando fazer- as tarefas serão de execução diária.
- Como fazer – através de máquinas e equipamentos e materiais específicos.
A análise de cargos está relacionada ao detalhamento das responsabilidades e exigências. Também não se pode esquecer de informações associadas ao conhecimento, habilidades e capacidades para que se possa desempenhar adequadamente a tarefa que lhe foi confiada. Para isso a empresa avaliará também nos candidatos a instrução necessária, sua experiência anterior, concentração visual e suas destrezas e habilidades.
2.2 O RECRUTAMENTO
No sentido de conquistar novos talentos, será realizado pela empresa, um recrutamento externo visando buscar os candidatos que estão no mercado de trabalho. Com o recrutamento externo a empresa visa: introduzir sangue novo na organização, enriquecer o patrimônio humano e também o capital intelectual.
Contando com as desvantagens que este processo seletivo traz, a empresa se preparou para a socialização organizacional dos novos funcionários bem como o lado financeiro e demorado do processo.
Algumas técnicas foram adotadas pela empresa para atrair candidatos:
- Indicação por pessoa da organização: é seguro, apresenta baixo custo, alto rendimento e retorno rápido. Além destes aspectos, um determinado funcionário provavelmente indicará para ocupar a vaga alguém que tenha boas qualificações pessoais e profissionais, uma vez que ninguém quer correr o risco de indicar pessoas que se tornem um problema para a organização.
- Uso da Internet: Seu valor reside no imediatismo e na facilidade de interagir digitalmente com os candidatos potenciais. Ao analisarmos o processo de recrutamento via internet podemos identificar uma grande quantidade de sites de assessorias de recursos humanos que disponibilizam currículos que serão analisados pela empresa.
- Jornais, revistas e rádios: Esta técnica bem conhecida, busca os candidatos que interagem também nesses meios de comunicação.
2.3 A SELEÇÃO
A seleção abrange o conjunto de práticas e processos usados para escolher, dentre os candidatos disponíveis, aquele que parece ser o mais adequado para a vaga existente. Como mais adequado entende-se aquele que tem melhores condições de se ajustar à empresa e ao cargo e de conseguir um bom desempenho.
Para esse processo de seleção a empresa utilizará de métodos eficazes, como a triagem preliminar de currículos, entrevistas na unidade de seleção, testes de conhecimentos e testes psicológicos.
- Triagem preliminar de currículos – a triagem preliminar destina-se a checar se o candidato tem possibilidade de ser aproveitado. Verifica-se sua formação básica e sua experiência e comprava-se com o que se requer para a vaga. Outro ponto que se observa é a estabilidade do candidato. Uma pessoa que fica muito pouco tempo em cada emprego tem menos chances de ser admitido. Quase sempre se descarta nessa triagem mais da metade dos candidatos.
- Entrevistas na unidade de seleção – a entrevista será padronizada apenas nas perguntas, previamente elaboradas que proporcionará a emissão de respostas abertas, ou seja, respostas livres e espontâneas por parte dos candidatos. Será realizada pelo setor de RH e os candidatos selecionados serão encaminhados para a próxima etapa da seleção.
- Testes de conhecimentos – serão aplicadas provas objetivas planejadas e estruturadas. Sua aplicação é rápida e fácil e sua aferição também é rápida e objetiva e mede a extensão e abrangência dos conhecimentos. Será realizada pelo encarregado do setor especialista no assunto.
- Testes psicológicos – São testes optativos, ou seja, que dependem de uma opção de escolha por parte dos psicólogos. Verifica-se a personalidade, inteligência, memória, concentração e se há uma ligação entre o perfil do candidato e o perfil da empresa. Para esse teste a empresa irá contratar uma empresa especializada para aplicar os testes: AC (atenção concentrada) que avalia a capacidade que o sujeito tem de manter a sua atenção concentrada no trabalho durante um período. O palográfico que se trata de um teste de personalidade.
2.4 O CONTRATO DE TRABALHO
O contrato individual de trabalho será firmando de forma escrita que se dá na própria CTPS conforme exigido pela legislação trabalhista; no entanto pode haver contrato por escrito para detalhar as condições do trabalho do empregado. Segue as cláusulas que serão compactuadas entre as partes:
- O empregado, obriga-se a prestar seus serviços no quadro de funcionários da empregadora para exercer a função de Auxiliar de Produção, mediante a remuneração de R$ 1.500,00 a ser paga mensalmente até o 5º dia útil do mês.
- O empregado cumprirá uma jornada de trabalho de 8 horas diárias iniciando suas atividades às 08:00 horas da manhã e encerrando às 17:00 horas, com intervalo de uma hora para almoço, não havendo expediente aos sábados e domingos. Se houver horas extras, estas serão pagas na forma da lei ou serão compensadas com repouso correspondente.
- O empregado autoriza o desconto em seu salário das importâncias que lhe forem adiantadas pelo empregador, bem como os descontos legais, sobretudo os previdenciários, de alimentação, habitação e vale transporte.
- O empregado compromete-se também, a respeitar o regulamento da empresa, mantendo conduta irrepreensível no ambiente de trabalho, constituindo dispensa do empregado, além dos previstos em lei, o desacato moral ou agressão física ao empregador, ao administrador ou a pessoas de seus respectivos companheiros de trabalho a embriagues no serviço ou briga no local de trabalho.
2.5 PROCESSO DE INTEGRAÇÃO E TREINAMENTO INICIAL
Não basta apresentar o novo colaborador ao pessoal. Como em diversas situações da vida, a primeira vez, em qualquer empresa, é muito complicada. Você não conhece as pessoas; portanto, não terá muito o que conversar, não conhece as rotinas da empresa, o seu ritmo e a forma como o trabalho é desenvolvido por lá.
...