GESTAO DO CONHECIMENTO
Por: thamiris11 • 17/9/2017 • Resenha • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 396 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Curso: Administração de Empresas
Unidade de Ensino: Belo Horizonte – Unidade 1.
NOME | THAMIRIS RODRIGUES FERREIRA |
RA | 3226040686 |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Curso: Administração de Empresas
Unidade de Ensino: Belo Horizonte – Unidade 1.
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Valéria Sanchez Moreno.
Anhanguera Educacional
2015
RELATÓRIO: Casas Soberba
Introdução
O presente relatório tem o propósito de promover um novo conceito de Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial para a Casas Soberba como contribuição a melhoria contínua e sua perpetuação no mercado.
Considerando o tempo de existência da empresa e sua tradição, propõe-se um modelo baseado em suas raízes de conduta e sua filosofia institucional, porém em um ambiente inovador, tecnológico e de valorização intelectual por meio de implementação de teorias metodológicas existentes.
Objetivos
Apresentar soluções de inovação que favoreça o desenvolvimento institucional e promova vantagem competitiva para a Casas Soberba.
Procedimentos
- Promover conhecimento em todos os níveis organizacionais da Casas Soberba.
- Valorização intelectual dos colaboradores da Casas Soberba.
- Criar novos ambientes de interação por meio de ferramentas metodológicas.
Desenvolvimento
Conversão de Conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi (1997):
Socialização (tácito para tácito): Compartilhamento de experiências, observação, imitação e prática, a linguagem não tem papel de destaque, importante a inserção do individuo no grupo e na cultura organizacional;
Externalização (tácito para explícito): Uso de analogias, metáforas, modelos, conceitos, ou hipóteses (modelos mentais subjacentes), utilização dos tipos de mídia, é colocado na interação, no diálogo e na reflexão coletiva, uso da indução e da dedução, chave para a criação do conhecimento;
Combinação (explícito para explícito): Uso de analogias, metáforas, modelos, conceitos, ou hipóteses (modelos mentais subjacentes), utilização dos tipos de mídia, é colocado na interação, no diálogo e na reflexão coletiva, uso da indução e da dedução, chave para a criação do conhecimento;
Internalização (explícito para tácito): Introjeção do conhecimento explícito (incorporação ao tácito), transformação em novos modelos mentais, know-how técnico compartilhado, o conhecimento e utilizado e internalizado. Caso o ciclo não for completado, significa que o conhecimento não estava sendo útil no momento, ou seja, não houve internalização.
Conversão de Conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi aplicado para a Casas Soberba:
Socialização: Promover conhecimento e valorização intelectual por meio de práticas de socialização entre os gestores e colaboradores, tais como: atividades, treinamentos, brainstorms", em todos os níveis hierárquicos da organização. Os gestores devem criar uma cultura de compartilhamento de experiências, encorajar mudanças e assumir riscos.
Externalização: Desenvolver relatórios e indicadores de desempenho e procedimentos de todos os setores da organização, bem como realizar revisões contínuas.
Combinação: Compartilhar conhecimento por meio de reuniões, email-s, tecnologias de relacionamento entre clientes internos e externos.
Internalização: Aplicar e gerenciar os procedimentos por meio de normas e manuais internos, medir e monitorar por meio de relatórios.
Criação de Novos Ambientes:
A fim de se obter vantagem competitiva, é preciso que a Casas Soberba transforme os modelos tradicionais de relacionamento com o cliente e um modelo compartilhado. Neste sentido, é necessário implementar novas tecnologias compartilhadas de interação simultânea com clientes e fornecedores, tal como plataforma corporativa com portais diferenciados para funcionários e fornecedores disponibilizando serviços de chat, videoconferência, emails, manuais, planilhas, relatórios, etc. E um portal para clientes realizarem compras, suporte pós-venda, promoções, lançamento de novos produtos, informações técnicas etc.
Recomendação de Mudanças:
Nome do Estabelecimento: Casas Soberana
Missão: Garantir a satisfação de nossos clientes por meio de produtos de qualidade e soluções inovadoras.
Visão: Ser reconhecida como a melhor empresa de varejo em mercado nacional com soluções sustentáveis e inovadoras.
Sabemos que o nome da empresa pode influenciar de modo positivo ou negativo, podendo ser caracterizado á sua imagem, em vista disso foi sugerida a troca do nome da empresa visto que o significado de “soberba” pode ser entendido de maneira negativa por clientes e fornecedores, denotando desconfiança e insegurança. A missão e a visão foram inspiradas em um novo conceito de gestão focada na satisfação do cliente transmitindo uma visão sustentável e de excelência.
...