TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Empresa Aérea

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Gerenciamento de Empresa Aérea

Curso: CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

Professor: FRANCISCO LUIZ CORRÊA 

Nome do aluno: Paulo Lucas Rocha

Data: 10/09/2014

1.  Os elementos da administração, ou funções gerenciais de planejar (prever), organizar, comandar, coordenar e controlar, ainda são parâmetros razoáveis a serem seguidos pelos dirigentes das empresas atuais. Todavia, as atitudes autoritárias vão tornando-se cada vez menos aceitas nas organizações atuais, e posições de gerência são ocupadas por líderes.

A função de planejar, antes uma ação solitária e isolada, atualmente tem se tornado uma atividade colegiada executada em reuniões lideradas pelo administrador.

Faça uma análise das demais funções do administrador citadas, explicando como seriam feitas sob um gerenciamento autoritário, e como seriam feitas por um líder. (4,0 pontos)

Resp.: É possível traçar o perfil de um administrador autoritário na execução das tarefas inerentes à sua função, da mesma forma, podemos perceber as diferenças quando estas mesmas tarefas são conduzidas por um líder.

Como exemplo podemos citar as funções gerenciais de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Não abordarei a função de planejar, pois a mesma já foi analisada acima.

Portanto iniciarei com a função:

Organizar:

No gerenciamento autoritário o modelo ou estilo de organização implantado é de inteira responsabilidade do “CHEFE”, não admitindo questionamentos sobre a maneira como são dispostos os elementos em questão. Já um líder faria uma exposição do seu ponto de vista, solicitando à equipe contribuições para tornar a organização mais adequada.

Comandar:

Comandar em um gerenciamento autoritário assume uma conotação Militar, onde todos são direcionados por um COMANDANTE, e agem como simples executores de uma ordem vinda de um superior que acredita ser soberano em suas decisões.

Um líder entende que é possível obter melhores resultados alocando as pessoas certas para executarem as tarefas nas quais são melhores, gerenciando assim todo potencial do seu grupo.

Coordenar:

Mais uma vez um administrador autoritário impõe suas regras e estratégias gerando assim uma barreira que dificulta o desenvolvimento da equipe, tornando-os meros cumpridores de suas funções.

Por sua vez um líder será capaz de coordenar em equipe criando uma sinergia que o levará a atingir suas metas de maneira mais satisfatória.

Controlar:

Por último exercer o controle de forma autoritária seria uma ação na qual somente o administrador possuiria o poder de decisão sobre tudo e todos na organização, enquanto que um líder mais uma vez não estaria controlando, e sim proporcionando uma situação onde todos pudessem contribuir para o bom desenvolvimento das tarefas a serem executadas.

Concluindo, a administração autoritária como descrita acima, mostra-se atualmente inadequada e ineficaz por utilizar-se de métodos rígidos e ultrapassados refletindo muitas vezes em perda de divisas por não valorizar talentos natos em seus “subalternos.”

Em oposição ao estilo autoritário, uma administração feita por um líder com visão atual e que incentiva a utilização de todos os recursos que possam contribuir para melhorar o desempenho da equipe, valorizando todo o potencial existente no grupo de colaboradores, estará gerando satisfação e consequentemente atingindo melhores índices de produção e serviços.

Obs.: As definições citadas acima são frutos de observações próprias, adquiridas durante longo período de trabalho com estilos administrativos diversos.

2. Assista aos vídeos e leia os artigos indicados sobre Ricardo Semler. Nesses artigos e vídeos, temos depoimentos sobre uma forma rara, mas eficiente de se comandar uma organização empresarial:

  • Ricardo Semler - O maior reengenheiro do Brasil (17 de novembro de 2004): http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/ricardo-semler-o-maior-reengenheiro-do-brasil/10262/
  • Ricardo Semler - Empresas evoluíram pouco: https://www.youtube.com/watch?v=rreAYBHVGno
  • Ricardo Semler continua a virar a mesa: https://www.youtube.com/watch?v=cVPYCecz6Mo
  • Ricardo Semler - "Não tenho necessidade de mostrar que sou”:  

Utilizando seus conhecimentos adquiridos sobre as diversas teorias de administração apresentadas no material didático, identifique em qual abordagem ou teoria de administração as empresas de Ricardo Semler podem se enquadrar, e justifique. (3,0 pontos).

Resp.: O estilo predominante na administração das empresas de Ricardo Semler pode ser enquadrado como Práticas Administrativas Orgânicas, pois a equipe participa do processo de forma dinâmica e com liberdade de atuação sem necessidade de supervisão direta, o que os faz muito mais produtivos, ultrapassando os limites impostos por um gerenciamento autoritário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (232.2 Kb)   docx (77.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com