Gestão Estratégica
Por: mari_hele • 19/5/2015 • Dissertação • 919 Palavras (4 Páginas) • 157 Visualizações
Trabalho de "boleamento" da publicação Sagres - a revolução estratégica, de Autoria de Luiz Fernando da Silva Pinto - (Ed. FGV-2000).
Integrantes do Grupo: Alan Celso juriollo
Camila - Turma anteior.
Kleber Moisés Sanches
Mariana Helena Martini Garcez
Mariana Ramos dos Santos
Silvana Ubero
Tania Honda
Estratégia é um conjunto de ações para as tomadas de decisões e o alcance de objetivos buscando no dia a dia, técnicas de aperfeiçoamento e segurança tanto para o presente, quanto a busca do futuro ideal.
Os elementos e as ações principais apresentados abaixo, traduz o atual estado-da-arte do desafio estratégico no panorama empresarial contemporâneo, ressaltando os módulos fundamentais abrangidos por um processo avançado de "strategic management", sendo eles:
1) Obter o espírito empreendedor e traçar as metas e ferem estabelecidas;
2)Traçar os objetivos alternativos para a evolução das metas pré estabelecidas;
3) Estar preparado para as oportunidades, e identificar as ameaças, e os pontos fortes e frascos;
4) Eliminar os pontos e impactos e infragibilidade e buscar os pontos a serem elaboradores;
5) Resistir à agressão;
6) Buscar a otimização;
7) Compreender, acompanhar e aplicar os requisitos de modernidade;
8) Melhorar o processo anterior e otimizar para o futuro;
9) Sinergia e relacionamento com a corporação;
10) Criação de um ambiente produto para estratégia;
11) Analisar constantemente o processo de gestão.
Fica muito claro e evidente de que a eficiência num processo de gestão estratégica operacional apresenta bons resultados. Porém o mundo dos processos operacionais por representar o coração da organização, poderá por si só ou aliado, a uma gestão ineficiente comprometer todo seu resultado.
O avanço da tecnologia e o surgimento dos processos técnicos operacionais contribuem para como melhor qualidade do produto final com menor custo e tempo de produção. Com este ganho de tempo, qualidade e custo financeiro a estratégia e demanda maior tempo em busca de novas interesses da organização aumentando assim seu roll de oportunidades valendo-se das boas experiências e das novas tecnologias.
Na atualidade, o pensamento estratégico para cada tipo de organização, terá uma nova forma de agir e pensar, extraindo de seus participantes, novas tomadas de decisões, utilizando-se do poder tácito de cada um daqueles que diretamente influenciam nos projetos correntes, visando mitigar qualquer problema que possa ocorrer.
Viabilizar projetos, não é algo muito fácil de se fazer, algo que possa ser realizado de um dia para o outro. Necessita da experiência de vida de todas as pessoas envolvidas, enxergar problemas futuros durante o planejamento dos projetos torna-se não apenas um trabalho, mas uma arte.
De acordo com o livro “A arte da guerra” do filósofo Sun Tzu, “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”, portanto, o pensamento estratégico visa para que cada individuo saiba não apenas conhecer o caminho da vitória e do sucesso, mas também das maneiras pelas quais ele poderá perder ou ser derrotado.
...