Gestão ambiental e sustentabilidade
Por: arthur_torres_14 • 2/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 619 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
[pic 1]
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Curso de Bacharelado em Administração Pública NOTA[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
Disciplina: Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Professor: Jorge Correia Neto
Aluno: Arthur José Vilar Torres
Pólo: Gravatá – 8º Período Data: 06/05/2015
[pic 6]
3° Atividade Virtual
VV
1)Veja o filme que está no link (https://www.youtube.com/watch?v=WxCardqnjk8) e responda, a partir desse filme, quais são os impactos ambientais dessa obra?
R: Os índios que habitam os arredores do Rio Xingu serão os principais afetados com a construção da Usina de Belo Monte. Dentre as desvantagens relacionadas a construção da mesma estão ligadas ao impacto ambiental que irá causar a curto prazo. Neste processo, haverá desmatamento, diminuindo a quantidade de hectares com árvores da floresta amazônica, os peixes e demais animais aquáticos terão que mudar seu curso devido ao alagamento das cachoeiras e demais locais onde costumam se reproduzir, afetando diretamente na alimentação das aldeias que se situam a beira do rio. Estas aldeias também poderão ser inundadas pela mudança de curso do rio, pois causará a inundação constante dos Igarapés de Altamira.
Por conta do canal de derivação, obra relacionada a Usina, com 130 metros de largura, 20 quilômetros de extensão e extensão de 27 metros de profundidade, poderá haver alterações do curso das águas. A usina em si, não irá dispor de reservatório de água, dependendo da sazonalidade das chuvas e passará cerca de 4 meses sem poder operar com sua capacidade ideal.
A vazão da água no barramento do rio em Volta Grande do Xingu reduzirá, alterando todo o ciclo ecológico da região que depende do regime de secas e cheias, gerando regimes hidrológicos distintos para o rio, que ficará alagada permanentemente, impactando na vida de árvores, cujas raízes irão apodrecer. Decorrente deste processo e de tantos outros, haverá a redução das espécies aquáticas, impactando na pesca para subsistência dos povos que dependem do mesmo.
Estima-se que mais de 20 mil pessoas poderão ser desalojadas por conta da mudança de curso do rio. Tratam-se, em sua maioria, de tribos que terão o seu direito cerceado por conta de interesses de outrem, que não fazia investimentos maciços na região até se dar conta da obra que poderiam fazer. Outro ponto que preocupa é a ocupação desordenada das áreas ao redor da Usina, incentivada pela chegada dos migrantes e pela construção de vilas, que pode intensificar o desmatamento.
...