Gestão da Cadeia de Suprimentos - Mapeamento Logistico
Por: 260417 • 22/9/2016 • Artigo • 3.302 Palavras (14 Páginas) • 413 Visualizações
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES[pic 1]
FACULDADE SUMARÉ
PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR V
Mapeamento Logístico
Alphalog
Cleiton Barbosa RA 1313400
Evando Oliveira Rocha RA 1314468
Iran Ribeiro Martins RA 1313663
Mauro Pinto da Silva RA 1310783
Thalita K. Torelli RA 1314154
Valney Tavares Alkimim RA 1313940
Weslley Lima Pereira RA 1312251
São Paulo
2015
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES
FACULDADE SUMARÉ
[pic 2]
PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR V
Mapeamento Logístico
Um estudo sobre uma empresa do ramo Têxtil
Trabalho de pesquisa apresentado na disciplina de Projeto Profissional Interdisciplinar V do curso de Logística da Faculdade Sumaré, para obtenção de nota semestral.
Orientador: Prof.Jorge Alonso Parra.
São Paulo
2015
Este projeto é de cunho meramente acadêmico.
As informações aqui contidas serão utilizadas pelos alunos e professor envolvidos apenas no ambiente educacional.
RESUMO
Este presente artigo retrada a cadeia de suprimentos e sua gestão referente à empresa de confecção de produtos surfwear, entendendo o funcionamento de sua cadeia de suprimentos, visando melhorias com base em pesquisas acadêmicas e artigos, sua finalidade, processos, importância e sua evolução.
Relata as competências do gestor da cadeia de suprimentos, as competitividades da empresa, as avaliações, os indicadores e os desafios. Nos resultados obtidos, destaca-se a necessidade da empresa na adequação do planejamento dos fatores chaves para o desempenho da cadeia (estoque, instalação e informação), que levam a integralização da organização atendendo as exigências da demanda do mercado globalizado.
Sumário
1. A gestão de suprimentos
1.1 Conceituando Cadeia de Suprimentos
1.2 Gestão de Suprimentos e a Análise de cadeia de suprimentos
2. Gestão de Suprimentos: o caso da empresa Nacional Company
2.1 Apresentação da empresa estudada
2.2 Histórico da empresa e objetivos estratégicos
2.3 Modelo de Gestão de Suprimentos adotado
2.4 Processo de Importação e Exportação
2.5 Descrição dos Sistemas Integrados de Gestão
2.6 Desafios da Gestão de Suprimentos
3. Melhorias propostas (incluindo expectativas financeiras)
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS
- A gestão de suprimentos
Neste capítulo serão apresentados os princípios básicos da gestão de suprimentos.
- Conceituando Cadeia de Suprimentos
Conforme CHRISTOPHER (2014) entende-se que o surgimento da cadeia de suprimentos iniciou-se em 1781, na Inglaterra, durante a Guerra da Independência Norte-Americana, onde a má gestão dos recursos necessários para abastecimento das tropas dos generais e marechais britânicos foi crucial para sua derrota. Desde então, houve a necessidade do planejamento estratégico mensurado nos processos da gestão dos recursos básicos (alimentação e armamentos).
A partir desses acontecimentos, pesquisadores que realizavam estudos aos fatos ocorridos, compreenderam como a gestão da cadeia de suprimentos estava relacionada no cotidiano daquele período. Então, com as informações obtidas por análises, implantaram a gestão da cadeia de suprimento após esta guerra.
Desde então, a Cadeia de Suprimentos se apresenta em um novo paradigma gerencial, sendo determinante na vantagem competitiva, especialmente no mercado globalizado onde o lema é: Produzir os bens certos, entregar nos prazos certos, no local certo, no tempo certo e nos custos certos.
De acordo com JACOBS e CHASE (2012), a cadeia de suprimentos são os processos que trafegam informações e insumos de um lugar para outro a partir de métodos de produção e serviços, agregado com os processos logísticos, movimentação e armazenagem, alocando produto de forma que agiliza a separação e entrega rápida aos consumidores. BALLOU (2006) afirma que a cadeia de suprimentos é um conjunto de operações funcionais repetitivos ao longo dos tramites de produção, convertendo em produtos acabados agregando valor ao consumidor.
No século XX, entendemos que as organizações trabalhavam com o modo setorial e assim obtinham gastos com a troca de informações entre departamentos, gerando maior tempo para exercer os processos e custos. Na década de 1980, as organizações perceberam novas tecnologias e estratégia de produção permitindo reduzir custos e competindo eficientemente em vários mercados. Just-in-time, kanban, produção enxuta e gestão da qualidade total, eram estratégias vista com popularidade e grandes investimentos para implantação. Ao final deste século, evidenciou-se a minimização de custos, a gestão da cadeia de suprimentos é o próximo passo a ser tomado para aumentar lucros e espaço de mercado.
...