Gestão da Interface Empresa x sociedade
Por: Letícia E. Santo • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 763 Palavras (4 Páginas) • 317 Visualizações
[pic 1]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período – 2015/1º
Disciplina: Gestão da Interface Empresa x Sociedade
Coordenador: Francisco Paulo de Melo Neto
1ª Questão:
Ultimamente tem-se intensificado a preocupação com o meio ambiente por parte das empresas. Não mais estão voltadas apenas para o interior delas, mas também para o seu exterior. Hoje em dia as novas formas de gerir uma empresa envolvem implementar programas que visem o baixo impacto ao meio ambiente e formas que possam reduzir os danos causados. Esses projetos não são mais vistos como gastos e beneficiam a empresa de diversas formas. Essa nova onda de preocupação com o meio em que a empresa esta inserida e problemas globais relativas a questões ambientais, é chamada de ambientalismo empresarial, ou seja, é a empresa preocupada com o meio ambiente.
2ª questão:
A teoria dos grupos de interesses desenvolvida por Freeman em seu livro, responde a questão “ Em benefício de quem a empresa deve ser gerenciada?” e demonstra que a empresa deve se relacionar com todos os seus stakeholders através de seus grupos de interesse que são os grupos primário e secundário. Os grupos primários são os que influenciam diretamente a empresa, como fornecedores, empregados, etc., os secundários e não menos importantes exercem influencia indiretamente, fazem parte dele , a mídia por exemplo.
Então de acordo com Freeman a empresa deve ser gerida em benefício desses dois grupos de influencia direta e indireta nas negociações empresariais.
3ª questão:
Os cinco estágios de análise de evolução da atuação social empresarial definida pela Fundação Nacional de Qualidade é o estágio 1 onde a empresa não assume responsabilidades perante a sociedade e não desenvolve ações sociais de qualquer tipo ou natureza, ou seja não há preocupação ou responsabilidade com o meio ambiente. Estágio 2, a empresa reconhece os impactos causados pelos seus produtos, processos e instalações e desenvolve algumas ações isoladas no sentido de minimizá-las. Nesse estágio há uma pequena preocupação com os impactos causados ao ambiente e o início de conscientização.
Estágio 3, a empresa esta iniciando a sistematização de uma avaliação dos impactos dos seus produtos, processos e instalações e exerce alguma liderança em questões de interesse da comunidade. Existe envolvimento das pessoas nos esforços de desenvolvimento social. Nesse estagio, há uma maior preocupação e o reconhecimento de danos causados ao ambiente, porém pouca participação.
Estagio 4, há avaliações de impactos ainda em fase de sistematização, a empresa exerce liderança em questões de interesse da comunidade por meio de desenvolvimento de projetos, investimentos e parcerias. Há envolvimento frequente das pessoas nos esforços de desenvolvimento social. Nesse estagio a empresa é mais consciente, preocupada e engajada em projetos ambientais e sociais.
Estágio 5, a avaliação de impactos esta sistematizada e busca antecipar questões públicas. O estímulo a participação de pessoas e esforços de desenvolvimento social é sistemática, ou seja nesse estágio a empresa em alguns casos tem atuação em problemas sociais públicos, e possui uma grande preocupação com questões sociais e ambientais.
Questão 4:
O novo modelo de desenvolvimento sustentável criado pela ONU, denominado desenvolvimento sustentável, baseia-se em alguns princípios entre eles:
- Os recursos naturais são finitos e por isso, devem ser preservados;
...