Gestão de Eventos
Por: mahmor • 26/5/2015 • Resenha • 1.891 Palavras (8 Páginas) • 792 Visualizações
CONCEITUAÇÃO DOS EVENTOS
- “Evento é um instrumento institucional e promocional, utilizado na comunicação dirigida, com a finalidade de criar conceito e estabelecer a imagem de organizações, produtos, serviços, ideias e pessoas, por meio de um acontecimento [...] planejado, a ocorrer em um único espaço de tempo com a aproximação entre os participantes, quer seja física, quer seja por meio de recursos da tecnologia” (MEIRELLES, 2003, p. 25).
- “[...] pode-se definir como evento o fenômeno multiplicador de negócios, pelo seu potencial de gerar novos fluxos de visitantes, ou ainda, evento é todo fenômeno capaz de alterar determinada dinâmica da economia” (ANDRADE, 2002, p. 41).
- “Ação profissional que envolve pesquisa, planejamento, organização, coordenação, controle e implantação de um projeto, visando a atingir o seu público-alvo com medidas concretas e resultados projetados” (BRITTO; FONTES, 2002, p. 14).
- “Os eventos tornam-se elementos de transformação social, de aculturação, de educação, conscientização e mobilização de massas. Os eventos tornam-se os maiores e melhores geradores de conteúdo para a mídia” (MELO NETO, 2001, p. 111).
- “Poucas coisas tocam tão profundamente o ser humano como as cerimônias protocolares e cívicas. Elas representam um desafio constante à criatividade e à resistência físico-emocional das pessoas, porque quanto mais bem planejadas, organizadas, belas, mais elas marcam, mais ficam em nossa recordação. E ambas são eventos” (MEIRELLES, 2003).
Classificação dos Eventos: por categoria; por abrangência; por data ou frequência; por dimensão; por adesão; por perfil dos participantes; por áreas de interesse e por tipos.
Classificação dos eventos por categoria:
INSTITUCIONAL: Visa criar ou firmar o conceito e imagem, por meio de acontecimentos que enalteçam a organização, entidade, governo ou pessoa. Exemplo: Solenidade de posse da Associação Brasileira dos Reitores.
PROMOCIONAL: Objetiva a divulgação, difusão ou promoção de um produto ou serviço de uma empresa, governo, entidade ou pessoas, sem fins mercadológicos e geralmente em apoio a marketing. Exemplo: Campanha de divulgação dos novos serviços TIM durante a Copa do Mundo.
MERCADOLÓGICO: Objetiva a divulgação ou promoção de um produto em apoio a marketing, com fins mercadológicos imediatos. Exemplo: Feira comercial de empresas de petróleo.
Classificação dos eventos por abrangência:
MUNDIAL: Reúne participantes dos continentes. Exemplo: Copa do Mundo.
INTERNACIONAL: Reúne participantes de outros países além daquele onde se realiza o evento.
Exemplo: Feira Internacional do Mármore e Granito.
NACIONAL: Reúne participantes dos estados de um país. Exemplo: Congresso Brasileiro de Análises Clínicas.
REGIONAL: Reúne participantes de determinada região de um país, de um continente ou do mundo (sul-brasileiro, Mercosul, panamericano). Exemplo: Jogos Pan-Americano.
ESTADUAL: Reúne participantes dos municípios de um estado. Exemplo: Campeonato Estadual de Vela e/ou Encontro Capixaba de Bares, Restaurantes e Similares.
MUNICIPAL: De interesse local cuja tarefa é limitada e restrita a um município. Exemplo: Seminário de Desenvolvimento Turístico de Cariacica e/ou Campeonato Municipal de Futsal.
Classificação dos eventos por data ou frequência:
PERMANENTES: Todo evento que tem sua realização periódica em função do interesse do mercado, podendo ser mensais, semestrais, anuais, bienais, entre outros.
ESPORÁDICOS: Que acontecem de acordo com a sua demanda, não tendo período determinado para sua realização.
ÚNICOS: Que acontecem somente uma vez e são características de alguma tipologia, como Noite de Autógrafos.
DE OPORTUNIDADE: São eventos que “pegam carona” em grandes eventos, como coquetéis.
Classificação dos eventos por dimensão:
PEQUENO PORTE: Número reduzido, geralmente até 100 participantes/público.
MÉDIO PORTE: Abrange entre 100 e 1.000 participantes/público.
GRANDE PORTE: Acima de 1.000 participantes/público, sempre operados por entidades e organizações privadas. É o caso das feiras, exposições, festas típicas ou folclóricas.
MEGA OU MACRO EVENTOS: Maior do que os eventos de grande porte. São realizados por entidades e organizações públicas ou privadas e têm conotação mundial. É o caso da Copa do Mundo e Olimpíadas.
Classificação dos eventos por adesão:
FECHADO: Entrada permitida apenas para convidados. Exemplo: Baile de Formatura.
ABERTO: Entrada aberta ou através de adesão, inscrição, compras de ingresso. Exemplo: Congresso Brasileiro de Turismo.
Classificação dos eventos por perfil dos participantes:
GERAL: Engloba participantes de diversos setores sociais. Exemplo: Salão do Imóvel.
DIRIGIDO: Agrupa pessoas com interesse comuns. Exemplo: Palestra sobre jardinagem.
ESPECIALIZADO: Formado por profissionais e técnicos de determinado segmento. Exemplo: Feira na área de hotelaria.
Classificação dos eventos por áreas de interesse: Alguns eventos podem se enquadrar em várias áreas de interesse ao mesmo tempo.
ARTÍSTICA: quando está relacionado a qualquer espécie de arte - música, dança, pintura, poesia, literatura e outros.
CIENTÍFICA: quando trata de assuntos científicos nos campos da medicina, física, química, biologia e outros.
CULTURAL: quando tem por objetivo ressaltar os aspectos da cultura, para conhecimento geral ou promocional.
FOLCLÓRICA: quando trata das manifestações de culturas regionais de nosso ou outro país, abordando lendas, tradições, hábitos e costumes típicos.
EDUCATIVA: quando o objetivo final é a educação.
...