Gestão de pessoas não é com RH
Por: bianca.raiser • 14/9/2015 • Relatório de pesquisa • 394 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
GESTÃO DE PESSOAS NÃO É COM RH
CAP. 10 - TRATANDO GENTE COMO GENTE
Segundo José Luiz Bichuetti, o capítulo “tratando gente como gente” reflete que, para criar e manter um ambiente de trabalho motivador, é necessário saber primeiramente valorizar pessoas e trabalhar por amor no que faz. Com isso, colocaremos em prática foi citado pelo grande filósofo e pensador político Confúcio: “trabalhe com aquilo que gosta e não terá que trabalhar um dia sequer na vida". Mas para esse sentimento de satisfação acontecer precisamos trabalhar em um ambiente que nos sentimos bem.
Para obter motivação dentro do ambiente de trabalho, o líder deve ser um grande motivador, trabalhar junto com sua equipe, valorizar seu grupo, reconhecer acertos e visar alcançar o objetivo de forma coletiva. Deve também, saber tratar pessoas com respeito, dar valor para assim, ser valorizado, participar no dia-a-dia das pessoas para auxiliá-las no que for preciso
De modo geral, gente deve ser tratada com respeito e cuidado profissional, para isso, é necessário que o setor de RH esteja ali para auxiliar em melhorias no clima organizacional da empresa.
Para se obter um resultado duradouro é preciso de gente motivada e disposta a concluir o que lhe foi designado. Logo, o gestor deve estimular e mostrar confiança à sua equipe, ele deve estar sempre preparado para novas emoções e crises, deve estar presente no reconhecimento de empenho e dedicação da equipe, sempre analisar os casos com cuidado e atenção para que não haja desavenças no ambiente de trabalho.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
De forma clara vimos que, em um ambiente de trabalho ou em qualquer outra situação devemos tratar as pessoas com atenção, respeito e dignidade. Vimos uma frase que nos chamou atenção: “Se você trata o seu funcionário como cachorro, um dia ele vai te dar uma mordida”. Deste modo podemos considerar que, por muitas vezes, o comportamento do empregado é reflexo das atitudes do empregador. Pessoas que são tratadas de forma cordial e respeitosa sentem-se mais motivadas para produzir e respondem positivamente aos seus líderes. O contrário pode originar sentimentos de revolta e rebeldia, mesmo em pessoas calmas e tranquilas. Elas poderão não expressar tudo isso, mas internamente estarão se afastando do seu trabalho, seus superiores e até mesmo da empresa. Por isso, prestar atenção na forma como estamos tratando as pessoas, é fundamental para o crescimento e o bom relacionamento de uma empresa.
...