Gestão de segurança privada e comunicação organizacional: protocolos de segurança interna no período de pandemia nas universidades
Por: amaralhistory • 11/4/2022 • Artigo • 6.317 Palavras (26 Páginas) • 189 Visualizações
Gestão de segurança privada e comunicação organizacional: protocolos de segurança interna no período de pandemia nas universidades
Luiz Amaral De Araújo[1]
RESUMO
A comunicação organizacional é uma ferramenta muito eficaz e auxiliar no planejamento estratégico, principalmente na resolução de problemas como a segurança de locais, pois constrói a imagem corporativa daquele local perante a sociedade, trazendo credibilidade e expectativas em torno dos serviços que são oferecidos. Ainda pode-se dizer que as estratégias de comunicação são necessárias inclusive para recuperação de um ônus de credibilidade perdida, fazendo com que seja possível a reestruturação após uma crise, ou algum incidente que tenha coloca em crédito a imagem de determinado local ou instituição. Dessa maneira, a presente pesquisa visa aliar a gestão de segurança com a comunicação organizacional, sendo esta última potente ferramenta que concilia os setores estratégico, tático e operacional em universidades de forma integrada, possibilitando o desenvolvimento de protocolos de segurança interna no período de pandemia. Tais procedimentos, além de importantes por conta da pandemia que alastra o mundo, são obrigatórios como forma de controle do contágio, fazendo com que este não seja disseminado. Portanto, o assunto se faz pertinente dado o momento atual, inclusive repensando hábitos antigos, verificando o que pode ser modificado e adicionado ao cotidiano depois dessa experiência. A pesquisa terá como princípio revisões bibliográficas, em livros, revistas e artigos referentes à área, a fim de trazer padrões distintos que possam ser trabalhados na sociedade e contribuir para a comunidade científica. Evidencia-se que a questão dos protocolos de segurança interna, principalmente interligados ao momento atual, utilizando a comunicação como aliada são de suma importância para que se possa evitar a disseminação realizando a conscientização da sociedade.
Palavras-chave: Segurança privada; Comunicação Organizacional; Protocolos de segurança; Pandemia.
ABSTRACT
Organizational communication is a very effective tool and helps in strategic planning, especially in solving problems such as security in places, as it builds the corporate image of that place in society, bringing credibility and expectations around the services that are offered. It can still be said that communication strategies are necessary even to recover a lost credibility burden, making it possible to restructure after a crisis, or any incident that has put the image of a certain place or institution in credence. Thus, this research aims to combine security management with organizational communication, the latter being a powerful tool that reconciles the strategic, tactical and operational sectors in universities in an integrated manner, enabling the development of internal security protocols during the pandemic period. Such procedures, in addition to being important on account of the pandemic that is spreading across the world, are mandatory as a way of controlling contagion, preventing it from being disseminated. Therefore, the subject becomes relevant given the current moment, including rethinking old habits, checking what can be changed and added to the daily life after this experience. The research will have as its principle bibliographic reviews, in books, journals and articles referring to the area, in order to bring different standards that can be worked on in society and contribute to the scientific community. It is evident that the issue of internal security protocols, mainly linked to the current moment, using communication as an ally, are of paramount importance in order to avoid dissemination by raising awareness in society.
Keywords: Private security; Organizational communication; Security protocols; Pandemic.
- INTRODUÇÃO
A comunicação é a base das relações humanas e está presente em na sociedade e nas organizações em todos os tipos de relacionamentos. Neste sentido, pode-se dizer que a comunicação organizacional é o processo que estuda como acontece a comunicação dentro das organizações e como isso reflete na sociedade como um todo.
A possibilidade de uma crise pôr em crédito toda a imagem de uma instituição e por muitas vezes deixada de lado, porém, independentemente do tamanho do local, está nunca estará segura ao ponto de ser abalada por estes fatores. Porém, quando isso ocorrer, a comunicação se fará de suma importância, principalmente em relação a reestruturação da imagem da instituição perante a sociedade, trazendo novamente a credibilidade que se perdera por algum motivo.
Crise é um grande acontecimento com um resultado potencialmente negativo que afeta uma organização, empresa ou indústria, bem como os públicos, produtos, serviços, imagem ou reputação. Ela interrompe as transações comerciais normais e, por vezes, pode ameaçar a existência da organização. (Coombs, 2014, p. 19)
Porém, a pandemia causada pelo vírus do COVID-19 mudou a vida da sociedade, pois a população teve que se adaptar e inclusive alterar os hábitos e relacionamentos sociais, inclusive relacionado às questões econômicas. Em tempos de pandemia as interações sociais passaram a ocorrer em menor frequência, principalmente diante do período de isolamento. Isso tudo, causou mudanças profundas no ser humano, trazendo à tona um sentimento de além de cuidar de si, cuidar do próximo, ou seja, de uma saúde coletiva. Pode-se dizer que saúde nunca foi tão priorizada quanto no momento atual, verificando que os protocolos de segurança em relação ao COVID-19 se fazem necessários como algo coletivo e em benefício próprio, pensando na sociedade como um todo. (GULLO, 2021)
Levando-se em consideração as relações sociais, o processo de comunicação e a necessidade de implantação de protocolos de segurança dentro das instituições por conta do momento atual, pretende-se responder a seguinte problemática: “Qual a relação dos processos de comunicação e a segurança privada, tendo como cenário a pandemia e consequente necessidade da implantação dos protocolos de segurança nas instituições?”.
O objetivo principal deste estudo é demonstrar de que forma a comunicação organizacional pode auxiliar nos processos de segurança privada, principalmente em universidades, de forma que se instaure protocolos de segurança eficazes para enfrentamento da pandemia, evitando-se a disseminação do vírus. Além disso, pretende-se demonstrar os conceitos de comunicação organizacional, segurança privada voltada para o mundo corporativo, bem como a utilização desta como ferramenta estratégica, tática e operacional. Pretende-se também evidenciar a importância destes procedimentos de segurança, de modo a auxiliar a sociedade no enfrentamento do vírus, fazendo com que isto se torne algum natural e cotidiano na vida das pessoas, causando uma conscientização acerca dos problemas na sua não utilização.
...