Gestao de Pessoas
Por: Excelente04 • 10/5/2016 • Trabalho acadêmico • 5.598 Palavras (23 Páginas) • 1.828 Visualizações
INTRODUÇÃO
A história se passa há muito tempo, o mundo se modificou, o homem passou por transformações, a Terra deu um giro de 360º graus. A globalização chegou e fez com que tenhamos que nos atualizar a cada dia para sobrevivermos ao desenvolvimento global.
O homem atualizado tem conhecimentos, possui habilidades, atrativos que as organizações precisam. A necessidade da sobrevivência gerando a sustentabilidade. As organizações que inovam chegam ao futuro com o melhor. Fazem por merecer. Mas, todo esse complexo contexto contém uma figura primordial ao seu sucesso: o homem.
No presente estudo vamos abordar simplesmente o contexto mais importante nas organizações. O colaborador faz o seu papel de centralizador nessa cadeia tecnológica. Será abordado definições de Gestão de Pessoas e como manter uma relação saudável dentro da organização.
Será apresentada uma organização com tecnologia inovadora e que trata seu colaborador como um parceiro, a 3M do Brasil é uma empresa de tecnologia avançada no mundo e faz do seu interesse o interesse de seu colaborador.
Serão apresentados os incentivos e benefícios e o que promove no colaborador.
Estratégias foram pesquisadas para incentivar o clima saudável entre gestor e colaborador. Num plano de ação que será apresentado a 3M do Brasil, estratégias e técnicas de gestão de pessoas que auxiliarão no relacionamento do clima organizacional da empresa.
Um questionário aplicado a uma especialista em Administração de Recursos Humanos colaborou com o estudo. As pesquisas foram realizadas em sites de referência e livros. Um dos autores reconhecidos como um mestre em Administração, Idalberto Chiavenato entra nesse contexto com suas pesquisas e argumentos para viabilizar o projeto.
Chiavenato (2004), trata o assunto de vários ângulos, Recursos Humanos pode receber vários significados, como função ou departamento que presta serviços de recrutar, selecionar; ou Recursos Humanos como um conjunto de práticas da área referindo-se ao modo como se trata as atividades do RH; ou ainda, Recursos
Humanos como profissão, que são os selecionadores, profissionais da área que desempenham o papel dentro do departamento de RH.
1. ETAPA 1
1. Gestão de Pessoas e as mudanças Organizacionais
O trabalho faz parte da vida do homem desde a sua existência. Mas a partir da Revolução Industrial é quando o significado do trabalho se torna mais amplo e significativo. A cada geração o conceito de trabalho cria um novo tipo de administração de pessoas e modifica totalmente esse conceito. Após anos de Revoluções e filosofias diversas, a atual Gestão de Pessoas se volta para o mais importante valor dentro da organização: as pessoas.
Segundo Chiavenato, 2004, p.5, “Com toda certeza, as organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhes dão vida, dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade.”
As organizações que adotaram a Gestão Moderna de Pessoas como indispensável a qualidade e sucesso se tornam mais vantajosas na competitividade e sustentabilidade. Há uma parceria entre organização e pessoas. E o investimento se torna positivo.
De acordo com alguns autores há vários conceitos sobre Gestão de Pessoas.
Gary Dessler afirma que a Administração de Recursos Humanos(ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com “pessoas” ou recursos humano, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho. (CHIAVENATO,2004, p.9)
Para Milkovich e Boudreau, ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações. (Chiavenato,2004, p.9)
Um dos filmes de Charles Chaplin que faz sucesso nos tempos atuais é Tempos Modernos, é uma película produzida nos anos 30, época em que a depressão atingia grande parte da população dos Estados Unidos. As empresas fechavam e milhares de pessoas ficaram desempregadas.
O filme retrata a produção de fábrica, a procura pela felicidade e a burguesia versus o proletariado, Chaplin mostra como homem serve o patrão, como ovelhas sem
vontade própria. É usado como crítica ao poder da indústria. Os trabalhadores eram oprimidos e explorados.
Ainda podemos encontrar esse tipo de conduta em alguns lugares no Brasil. Exploração de menores, abuso do poder, falta de ética e falta de fiscalização para acabar com esse tipo de trabalho.
Após anos de lutas e reivindicações, os trabalhadores conseguiram assegurar seu trabalho. Nos dias atuais o homem é visto como essencial aos olhos das empresas. Segundo Chiavenato (2004, p.9) “São vistos como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizagem indispensáveis à sua constante renovação e competitividade em um mundo cheio de mudanças e desafios”.
No filme, bem retratado por Chaplin, a máquina se sobrepõe ao homem. Bem diferente dos dias atuais. O homem conseguiu seu lugar ao sol. São leis que amparam o trabalhador, empresas que assumem que, sem o homem não há produtividade.
As cenas onde o personagem não se ajusta ao ritmo da esteira, onde é engolido pela máquina, o patrão que vigia e dá ordens são demonstrações claras da época que se vivia. Não havia gestão de pessoas, o trabalhador não poderia possuir um pensamento próprio, por causa da fome vivia a mercê da organização.
A moderna gestão de pessoas mostra como elas podem ser parceiras da organização, levam a empresa ao sucesso e à excelência. Na expectativa de colherem retornos desses investimentos na organização, os colaboradores se esforçam com dedicação, responsabilidade, comprometimento. E esses retornos são incentivos, crescimento profissional, salários, carreira, o retorno é bom e sustentável. As pessoas como parceiras ativas dentro da organização e não mais como sujeito passivo. (CHIAVENATO,2004)
2. ETAPA 2
1. 3M do Brasil
Fundada em 1902 nos Estados Unidos da América, a 3M começou sua expansão internacional
...