Gestao de Pessoas - Avaliação de Desempenho
Por: Station 1 • 4/5/2020 • Trabalho acadêmico • 449 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Razões
Por quais razoes devemos avaliar o desempenho? Toda pessoa precisar receber retroação a respeito de seu desempenho e toda organização precisa saber se as pessoas desempenham as atividades para ter uma ideia de suas potencialidades. Ou seja, as pessoas e as organizações precisam conhecer tudo a respeito do desempenho. As principais razoes pelas quais uma empresa deve se preocupar em avaliar os desempenhos de seus funcionários são:
- Recompensa: justificar aumentos salariais, promoções, transferências, etc.;
- Retroação: avaliação proporciona conhecimentos dos resultados;
- Desenvolvimento: permite que o colaborador conheça quais são seus pontos fracos e fortes;
- Relacionamento: a avaliação permite melhorar o relacionamento entre as pessoas da organização;
- Percepção: esse motivo server para que cada colaborador saiba o que as pessoas ao seu redor pensam ao seu respeito e melhora na autopercepção;
- Potencial de desenvolvimento: proporciona meios de conhecer em profundidade o potencial de desenvolvimento de seus colaboradores a fim de definir programas de carreiras, sucessão, etc.;
- Aconselhamento: a avaliação de desempenho oferece informações ao gerente de RH sobre como fazer aconselhamento e orientações aos funcionários.
Dentro de uma organização, há duas maneiras de fazer a avaliação de desempenho: baseado em cargos ou baseado em competências. Mas independente do jeito que for feita a avaliação, sempre vai ter um objetivo primário, objetivo final, eficiência, eficácia, indicador e retorno sobre o investimento.
É importante ressaltar que a avaliação deve enfatizar no desempenho profissional do colaborador e não seus hábitos pessoais. Além de enfatizar que a avaliação deve ser feitas por ambas as partes, o avaliador e o avaliado, ou seja, os dois lados devem estar de acordo que a avaliação só trará benefícios.
O processo de avaliação de desempenho segue uma linha cronológica, seja em ambiente externo ou interno. Começa em: definir objetivos específicos da avaliação de desempenho; estabelecer expectativas para a pessoa; examinar o trabalho desempenhado; avaliar o desempenho e por último, discutir a avaliação com o funcionário.
Pilares da educação
- - Aprender a conhecer: Quando torna prazeroso o ato de conhecer para poder adquirir instrumentos da compreensão.
- - Aprender a fazer: Quando vamos além do teórico e entramos no setor prático para poder agir sobre o meio que atua.
- - Aprender a viver juntos: Aprender a convive com o próximo para poder participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas. Descobrir que o outro é diferente e saber encarar essas diversidades faz parte da elevação educacional de cada um. É necessário deixar de lado a manifestação da oposição e progredir a humanidade.
- - Aprender a ser: Desenvolver pensamento crítico, autônomo, para melhor desenvolver a sua personalidade e agir com cada vez maior capacidade de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoa. A diversidade de personalidades é que gera a inovação dentro da sociedade.
...