Gestao de pessoas
Por: dylara • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.386 Palavras (18 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Anhanguera Educacional – Polo Niterói
Centro de Educação a Distância
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Gestão de Pessoas
Atividade Prática Supervisionada
Definições sobre contexto de gestão de pessoas e um plano de Ação.
Prof.ª Mônica Satolani
Tutor Presencial: Nilton L. Motta
Niterói / RJ
23 de Abril de 2014.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.................................................................................... pag. 3
- GESTÃO DE PESSOAS....................................................................... pag. 4
- MODERNA GESTÃO DE PESSOAS.................................................. pag. 4 - 5
- RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS................................ pag. 7
- A EMPRESA...........................................................................................pag. 8 - 9
- ANÁLISE DA EMPRESA.....................................................................pag. 10 - 11
- RELAÇAO EMPREGADOR E EMPREADO......................................pag. 12
- HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO.....................................pag. 13
- PLANO DE AÇÃO................................................................................pag. 13 – 14
- CONCLUSÃO........................................................................................pag. 14
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................... pag. 15
INTRODUÇÃO
ETAPA 1.
GESTÃO DE PESSOAS
- CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS
O que podemos concluir a respeito do conceito de gestão de pessoas é que é basicamente um conjunto de habilidades e métodos definidos de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Esse conceito hoje é tido como base para a administração de pessoas, que tem como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o crescimento organizacional, esse processo que se inicia desde contratação e termina na aposentadoria ou numa demissão, e que tem por finalidade proporcionar um desempenho que possa combinar as necessidades de cada pessoa com a organização, ajudando a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
RESUMO DA INTRODUÇÃO À MODERNA GESTÃO DE PESSOAS:
Hoje muito fortemente intensificado esses conceitos, que tem aberto as portas para uma nova era e geração de pessoas satisfeitas com seu trabalho, até porque passamos a maior parte de nossas vidas inseridas dentro dessas organizações, onde se estabelece um conjunto de necessidades, sendo elas reciprocas. As pessoas são uma parte da necessidade que uma organização precisa para sua existência. A inclusão das pessoas nas organizações como empregados tem o papel de contribuir com seus conhecimentos, capacidades, habilidades proporcionando assim, decisões e ações que dinamizam toda uma organização. A moderna gestão de pessoas vem trabalhando nisso, mudando seus conceitos e alterando suas práticas gerencias com vista em melhores resultados para os funcionários e para empresa, que podemos entender como uma relação mutua de desejos, mas, porém, se trata de uma área contingencial e situacional que depende de vários aspectos como, estruturas, cultura, características, negócios e tecnologias da organização. Esse processo de mudar o que está feito, com o visão na melhoria continua e na eficiência da empresa, caminhando para o alcance objetivos, agregação de valor ao resultado do negócio, através da orientação da organização para o aprendizado contínuo e melhoria do desempenho e aumento da produtividade dos negócios. Na busca por eficiência e eficácia as organizações precisam compreender o ambiente de tal forma que possam modificar seus processos sempre que necessário para que os resultados desenvolvidos consigam ser alcançados com a mesma velocidade que o ambiente se desenvolve. Enfim, toda mudança deve ser bem definida e delimitada, considerando que, uma vez determinados os objetivos, identifica-se qual é o melhor para empresa
- Devido a esses aspectos a área de gestão de pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:
- As pessoas como seres humanos: cada um com personalidades diferentes, histórias próprias, cada com uma bagagem individual de conhecimento que são fundamentais pra a organização.
- As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem as empresas suas habilidades, inteligência, talento, criatividade, inovação, comprometimento com a empresa de uma melhoria continua, nesse mundo onde a informação esta a todo vapor.
- As pessoas como parceiros da organização: como parceiros que investem em conhecimento, esforços em prol da empresa, na expectativa de obtenção de resultados como (salário e carreira profissional / status).
- Entendimento ao paralelo do filme Tempos moderno e os conceitos da moderna de gestão de pessoas:
No filme Tempos Moderno podemos relacionar muitas partes do filme com as mudanças organizacionais em que ocorre dentro das fábricas. Esse filme aborda a vida das pessoas após a crise de 1929, que levou a maior parte da população a fome e desemprego. Retrata com ênfase a vida de Carlitos, que ao conseguir um emprego em uma grande indústria, transforma-se em líder grevista ao conhecer uma jovem quem se apaixona. Além disso, o filme focaliza a vida da sociedade industrial, caracterizando que o homem era considerado o apêndice da máquina e deveria tal como ela ser padronizado na medida do possível. Mostra também que, a sociedade capitalista desfruta e explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para a burguesia. A Nova Era exige que as organizações sejam transformadas em áreas mais abertas, amigável, compartilhadora, transparente e descentralizadora, deixando se ser fechada, hermética, monopolística e centralizadora. O nosso mundo vem evoluindo a cada ano que se passa, hoje em dia os tempos mudaram de uma forma que mal conseguimos ter uma comparação aos séculos passados. O avanço na estrutura do país gerou melhorias para todos nós, porem nem todos beneficiados, ainda existem uma boa parte da população que desconhecem seus direitos e deveres. Há alguns anos atrás os colaboradores tinham que trabalhar no ritmo das máquinas, manuseando-a passo a passo, ritmicamente sem ter um horário para seu descanso que é um direito trabalhista, não era o homem que controlava as maquinas, mais sim as maquinas que controlavam os homens. Sem ter um descanso, o trabalho torna-se mais árduo e cansativo, mais os líderes buscavam ver resultados, preocupados com qualidade, e se esqueciam dos seus funcionários, homens trabalhavam com cargas horárias extensas, manuseando equipamentos que eles nem conseguiam compreender, apenas tinham que aprender e executá-los. A grande maioria dessas populações aceitava o emprego pela necessidade, mais o abuso de superiores mal formulados fazia com que o trabalho se tornasse ainda mais cansativo, pela ganância e o poder queria resultados a todo custo, não se havia um preparo físico e nem psicológico para atuar tais funções, apenas era repassado o que deveriam fazer e ali era todo dia e mesma rotina, não existia qualificações todos serviam para qualquer função. Atualmente, uma empresa implanta um grau de exigência para seus funcionários, porém, há preparos para poder exercer o cargo, incentivos, liderança qualificada, alem de benefícios, e isso tudo se deu graças às leis trabalhistas, que surgiu para beneficiar cada trabalhador dentro de uma instituição. Hoje temos cargas horárias a cumprir, folgas semanais, alem de outros benefícios que cada empresa disponibiliza para seus colaboradores. O filme Tempos Modernos, faz essas comparação sobre a estrutura entre épocas passadas e os tempos atuais.
...