Grandes empresas
Por: ericalisboa • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.127 Palavras (13 Páginas) • 170 Visualizações
FACULDADE UNA DE BETIM
Curso Administração 8º Período
*Anascimi Aparecida; Érica Rodrigues; Emanuel; Tatiane; Inará;
** Cleiton Brito
TÍTULO:
GRANDES EMPRESAS: ESTRATEGIAS DE COMPRAS PARA MAXIMIZAÇAO DO PARTIMONIO DA ORGANIZAÇÃO
BETIM
NOVEMBRO/2014
*Autores do curso de Administração 8 período
** Professor da disciplina ADM da Produção II da instituição UNA – Betim
- INTRODUÇÃO
- REFERENCIAL TEORICO
- Conhecendo o setor de compras
De acordo com os estudos de Dias (2006), compras é um segmento essencial para uma organização, ele é dado como um departamento de materiais ou suprimento ondeserá responsável pela parte de suprir as necessidades de materiais e serviços, nos quisitos qualitativos e quantitativos. Entretanto oplanejamento o e um norteador utilizado para auxiliara compra no momento certo, quantidade certa, dentro do prazo estipulado para entrega e armazenamento dos mesmos.
Já para Gonçalves (2007), a função de compras é dada como a parte responsável pelo processo de planejamento e acompanhamento. Dentre outras funções compras se faz responsável pelo material, orçamento, aquisição ate a entrega. Sendo que neste estão inclusas inspeção de qualidade, quantidade, solicitação, prazo de entrega entre outros. Contudo para que a mesma seja desenvolvida de modo favorável para a organização deverá ser trabalhado em conjuntocompras e os setores de almoxarifado, planejamento de estoque, finanças, gestão de quantidade e qualidade, faturamento, recebimento.
De acordo com Martins (2009) as funções de comprassão vistas como parte da logística sendo de bastante relevância para as organizações. O autor afirma que o Supply Chain Management (SCM) também conhecido como gerenciamento da cadeia de suprimentos, deve ser entendido como o gerenciamento do processo como um todo. Dessa forma o gerenciamento da cadeia de Suprimentos é definido como:
O gerenciamento da cadeia de suprimento é a gestão da interconexão das empresas que se relacionam entre si por meio de ligações a montante e a jusante entre diferentes processos, que produzem valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final. Slack, Chambers, Johnston (2009, pag. 389)
Conforme citado em parágrafos anteriores o Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (SCM) é bastante confundido com a Logística, devido sua atuação em maior parte de seus processos e funções, Pires (2009) conceitua logística como:
Parte dos processos da cadeia de suprimentos que planeja, implementa, e controla o fluxo e estocagem dos bens, serviços e informações correlatas desde o ponto de origem ate o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes. Pires (2009, pag. 58)
Sabe-se que o setor de compras tem importância fundamental para a minimização de custos dentro das organizações. Dias. 2008 p.260, relata-se que este setor vem passando por inúmeras transformações sendo de altarelevância aos olhos da alta gerência, pois "comprar bem é um dos meios que a empresa deve usar para reduzir custos".
Sobre essa perspectiva, Martins Etal comenta que:
A gestão da aquisição – a conhecida função de compras assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros envolvidos, deixando cada vez mais a visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro de lucros. Martins Etal. (2006, p. 81)
Contudo deve-se reconhecer que para se tornar competitivo todos os custos devem ser revistos tanto os diretos e indiretos. Dessa forma, no início do processo produtivo tem-se de ter disponíveis os insumos necessários, mantendo-se, com certo grau de certeza, a continuidade do abastecimento na quantidade e qualidade compatíveis com o processo produtivo. Sabendo-se que a falta de insumos no tempo certo produz descontinuidade e perda de lucro. O autor Dias (Ibid., p. 259) cita que o Setor de Compras persegue os seguintes objetivos com vista à maximização do seu patrimônio:
- Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção;
- Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa;
- Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo a padrões de quantidade e qualidade definidos,
- Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de pagamento.
Cada objetivo citado visa sempre á continuidade da produção da empresa, pois sabe-se que compras nunca deve caminhar só, a comunicação com os demais setores tendem alinhar os objetivos estratégicos da organização, visando atender melhor o cliente interno, bem como o externo.O setor de compras utiliza como ferramenta os dois sistemas fundamentais o MRP e MRP II para apoio nas tomadas de decisões, pois o mesmo será trabalhado em cima de perguntas básicas (o que, quanto e quando comprar) para que inicie o processo de solicitação e aquisição de materiais. Para Gonçalves (2007) ocorre da seguinte forma: Realização das licitações;Analise das cotações de preços e condições de fornecimento;Negociação para o fechamento de contratos;Cadastramento, estudo de mercado, desenvolvimento, qualificação e avaliação de fornecedores;Desenvolvimento de materiais;Analise de valor;Manutenção dos registros de compras realizados;Registro dos preços de aquisição de diversos materiais;Manutenção do catalogo de materiais,facilitando o manuseio e controle das aquisições.
...