HIERARQUIAS DAS NECESSIDADES DE MASLOW
Por: davilacris • 1/6/2018 • Trabalho acadêmico • 668 Palavras (3 Páginas) • 402 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS – FES
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – CED
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EaD
Nome da Disciplina: Faa127 – Psicologia Organizacional
Unidade: 2
Nome da Atividade: O Indivíduo na Organização
Professor (a) ministrante: Cidecleuma de Melo Frota
Tutor (a) à distância: Karoline Figueiredo
Tutor (a) presencial: Jaira Oliveira
Nome do Acadêmico (a): Cristina Suzana Souza Silva
Polo de Cruzeiro do Sul - Acre
2018
Enunciado da Atividade |
INTRODUÇÃO
Para explicar o comportamento nas organizações, a ênfase são as pessoas. Para pode explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário a teoria da motivação humana.
Para tanto é necessário conhecer as necessidades humanas para poder compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como um método para melhorar a qualidade de vida nas organizações.
HIERARQUIAS DAS NECESSIDADES DE MASLOW
Abraham H. Maslow desenvolveu uma teoria das necessidades. Segundo Maslow (1962) necessidade é, a privação de certas satisfações. Para ele as pessoas são motivadas por determinadas necessidades específicas.
Em forma de pirâmide, a hierarquia de Maslow divide-se em cinco necessidades. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas que são as necessidades fisiológicas e no topo, as necessidades mais altas, ou seja, necessidades de auto realização.
[pic 1]
Figura 1: Pirâmide da Teoria das Necessidades de Maslow.
Fonte: Robbins, 2002.
- Necessidades Fisiológicas: São as necessidades de nível mais baixo, mas de fundamental importância. Estão as necessidades de alimentação (fome e sede), sono e repouso (cansaço), abrigo (frio e calor), e sexo. As necessidades fisiológicas estão relacionadas com a sobrevivência das pessoas, ou seja, são as necessidades que já nasce com o ser humano.
- Necessidades de Segurança: Inclui o segundo nível. São as necessidades de segurança, a busca pela proteção contra ameaças, danos físicos, fuga ao perigo.
- Necessidades Sociais: Surgem quando as necessidades fisiológicas e de segurança estão satisfeitas. Necessidades de integração social, carinho, amizade, amor, aceitação por parte dos companheiros.
- Necessidades de Estima: São as necessidades de como cada indivíduo se vê e se avalia. Inclui fatores como autoconfiança, aprovação social, respeito, status, reconhecimento, prestígio e consideração. A frustação pode causa sentimentos de inferioridade, levando ao desamino.
- Necessidades de auto realização: São as necessidades que estão no topo. Estão relacionadas com o próprio potencial, autodesenvolvimento, autossatisfação, autonomia.
Sobre as criticas à teoria da hierarquia das necessidades, Huffman, Vernoy e Vernoy (2003, p. 431) destacaram que:
Em algumas sociedades não industrializadas, por exemplo, as pessoas podem ser submetidas à fome, a doenças graves e à vida em áreas devastadas pela guerra (os dois primeiros degraus na teoria de Maslow), e mesmo assim, procuram manter os vínculos sociais fortes e a autoestima elevada. Durante o período de escassez de alimento e de guerra na Somália, muitos pais sacrificaram suas próprias vidas para conseguir levar os filhos famintos a centros de distribuição de alimento localizados a centenas de milhas de distância; uma vez nos centros, os pais frequentemente se reuniam em grupos para partilhar os suprimentos limitados.
...