Investimentos
Por: ariny • 5/4/2015 • Trabalho acadêmico • 450 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Investimentos e Ações – Oportunidade para investir com mais segurança nos tempos de crise econômica
Nos últimos meses apareceram vários elementos novos e houve mudanças importantes na equipe econômica no Brasil. O cenário instável é provocado pelo aumento da inflação e por consequência juros mais altos e a escolha do investimento depende muita dessa situação econômica e politica do país.
A taxa básica de juros a Selic vem aumentando desde 2013 e já atinge 12,75% ao ano. Apesar de ser uma taxa alta, para os investidores esse aumento representa uma oportunidade para ganhar mais com aplicações de renda pós-fixada, prefixadas e de inflação.
Os investimentos Pós-Fixados são aplicações que aumentam juntos com as taxas de juros, dentre eles temos: LCI, LCA, LFT, CDB e Fundos DI.
As letras de crédito imobiliário (LCI) são títulos privados cuja emissão é feita por bancos e mercado imobiliário. Tem uma grande vantagem que é a isenção de Imposto de Renda e faz com que fique bastante atrativo para os investidores. Além disso, tem rentabilidade interessante e nível de risco baixo por conta da proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para aplicações de até R$ 250 mil.
E os títulos de crédito com operação no agronegócio, as LCA também são isentas de Imposto de Renda e possuem garantia do FGC e o rendimento pode ser pré ou pós-fixado e garante ao investidor retorno mais seguro.
As LFT (letras financeiras do tesouro) são títulos pós-fixados emitidos pelo governo federal onde a rentabilidade é ligada à taxa Selic. São adquiridas por meio do programa Tesouro Direto e pela internet e o risco desse investimento é muito baixo e para aplicações de curto prazo não é muito interessante.
Outro investimento que não sofre alterações por conta da situação econômica do País é o mercado de obras de artes que é considerado uma aplicação de médio e longo prazo e que não está sujeito às oscilações do dólar e mercado em geral. É uma reserva de recursos, ou seja, um bem que só se valoriza à medida em que se torna cada dia mais raro.
Enfim, há vários fatores que influenciam diretamente a decisão dos investidores quanto ao destino de seu dinheiro: o rendimento esperado, o risco da aplicação, a facilidade em resgatar o dinheiro e o valor mínimo para fazer a aplicação. Ao realizar o planejamento dos investimentos é necessário analisar as melhores formas de redução de encargos como Imposto de Renda e inflação e procurar sempre acompanhar o desempenho das aplicações e procurar estar atualizado e informado sobre o mercado financeiro, para assim realizar investimentos com mais segurança e confiança e que atenda às futuras expectativas do investidor.
Referências Bibliográficas
http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2012/12/14/conheca-os-4-fatores-para-escolher-o-melhor-investimento.htm
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/
http://economia.estadao.com.br/blogs/retratos-da-economia/crise-nao-abala-mercado-de-arte/
...