Invictus
Por: beea123 • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 688 Palavras (3 Páginas) • 856 Visualizações
O filme “Invictus” está ambientado na África do Sul, no ano de 1994, no início do mandato do então presidente eleito Nelson Mandela, o qual se depara com a realidade de um país ainda dividido pelo racismo. O filme apresenta como as ações do líder Nelson Mandela, através de seu incentivo ao esporte (rugby) contribuíram para unir o país, diminuir distâncias e diferenças entre as pessoas.
No decorrer do filme, Mandela como um líder, vê que o time de rugby, desprestigiado pela população, poderia servir como um maneira de unir um povo fragmentado historicamente e marcado pela segregação e pelo apartheid. Mandela se mostra um líder transformacional em vários momentos. Logo no começo o presidente eleito (Mandela) reúne os colaboradores do governo, equipe composta
por brancos, para acalmá-los quanto à insegurança em seus empregos. Mandela pede para que permaneçam em seus cargos, e para que trabalhem com persistência e deem o seu melhor em prol unicamente de uma África do Sul exemplar para o mundo todo, e se propõe a fazer o mesmo, dando o exemplo. Atitude que preservou a experiência e a habilidade de cada cargo. Desta forma ele ganhou a confiança da maioria e revelar a importância de cada um aumentando o nível de satisfação e motivação. Mandela através do seu carisma procura trazer para si o máximo de colaboradores para o alcance de sua meta, inclusive se sujeita a parcerias externas, como o time de Rugby, SpringBrook, relatado no filme.
Pode-se observar a demonstração da característica influência idealizada. Características da liderança transformacional representa a capacidade de
influenciar seguidores por meio de um ideal. O fato de estimular os colaboradores a trabalharem com maior determinação e vontade é um dos papéis do líder transformacional.
Quando a Comissão Esportiva, vota em modificar o time de rugby, por considerá-lo símbolo do racismo, numa clara demonstração de um novo poder, o qual agora estava na mão dos “negros”, Mandela, mesmo ameaçando sua própria popularidade e liderança, procura mostrar ao povo que estão equivocados em relação ao intuito de mudar os símbolos e nome do time de rugby, buscando apresentar uma visão de integração, na qual, poderiam tornar o time de rugby um símbolo de todos, e que não seria possível modificar o passado de racismo, mas sim buscar um novo horizonte, onde o time que ontem havia sido apontado com símbolo do poder dos brancos, poderia ser transformado numa referencia de união.
Mandela se esforça em mobilizar esses indivíduos a constituir uma equipe quando, por exemplo, os motiva a formar um sistema social comum, onde todos são vistos como membros cooperadores de uma mesma atividade, e faz aflorar nos participantes dessa reunião o sentido de afiliação, ou seja, tenta desenvolver nessas pessoas o sentido de pertencimento a um grupo com objetivos comuns. Mandela incentiva o sentido de responsabilidade coletiva quando deixa claro que fará o melhor trabalho que puder e que espera o mesmo de seus colegas, tornando-os responsáveis pelo desempenho do grupo. Busca também criar o clima de segurança social, quando através do apoio mútuo, une e motiva sua equipe e os faz acreditar que serão mais capazes de atingir seus resultados pela força coletiva (possibilidade de concretizar).
O líder Mandela fala da necessidade de haver generosidade, perdão, compaixão, gentileza, e fé nas pessoas; estes são valores que este procura instaurar em seus seguidores. Mostra-se líder transformacional.
...