LOGISTICA INTERNACIONAL
Por: Dora Santos • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.594 Palavras (11 Páginas) • 1.487 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE RIO CLARO
Centro de Educação a Distância
ATPS – LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PROFESSOR:
MARCELO CARVALHO
TUTOR PRESENCIAL:
PAULO HENRIQUE MAIMONI
RIO CLARO, SP
2014
SUMARIO:
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................3
2. LOGÍSTICA INTERNACIONAL....................................................................4
3. A EMPRESA ESTUDADA “NATURA COSMÉTICOS”..............................5
4. A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA PARA AS EMPRESAS.....................................................................................................................7
5. MODAIS DE TRANSPORTE.............................................................................8
6. OS DESAFIOS E TENDÊNCIAS DA LOGÍSTICA INTERNACIONAL E PARA O BRASIL..........................................................................................................10
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................12
8. REFERÊNCIAS BLIBLIOGRÁFICAS.................................................................13
- INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é analisar o desempenho logístico o Brasil e como este afeta a competitividade do mesmo.
A logística internacional tem como objetivo entender o ramo logístico internacional, com o foco em melhorar a importância dos sistemas logísticos internos e externos que ligam o fabricante aos seus parceiros da rede industrial.
O Brasil é um país que apresenta um grande potencial de crescimento. Atualmente está entre os 20 maiores exportadores mundiais, porém o que limita esta expansão é a falta de estrutura física, principalmente nos modais de transporte.
Um estudo mais aprofundado poderá nos proporcionar uma melhor compreensão da situação logística e da competitividade brasileira frente ao mercado internacional.
2 - LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A logística foi adotada pelas grandes corporações na década de 70, espalhando-se rapidamente devido à eficácia que apresentou ao longo dos anos, subdividindo-se em outras categorias para aprimorar as estratégias empresariais. Surgiu através da necessidade de criar planejamentos de organização.
Para atender as necessidades das organizações foi criada a logística empresarial que tem como função manter todos os setores da empresa em consonância, em prol de resultados positivos, alcançando as metas estipuladas.
A Logística Internacional possibilita organizar as transações e venda dos produtos, para as empresas que trabalham com exportação e importação. É um conjunto de ações que visam organizar as ações externas das empresas, melhorando a sua relação com outros grupos e parceiros tornando as empresas mais eficientes e lucrativas.
As redes logísticas estão se tornando cada vez mais abrangentes. A competição se intensifica, as empresas descobrem que precisam compartilhar economias e competências, em áreas como pesquisa e desenvolvimento, qualidade assegurada e logística.
Mas podemos ressaltar ainda, que existem muitas empresas que não sabem como aplicá-las, pois quando se trata de importação e exportação, é necessário muito planejamento, restrições geográficas surgem, legislações, dificuldades financeiras e culturais, afinal estará tratando com pessoas de outras culturas, existe todo um processo, passando por várias etapas, como é o caso dos impostos, o envio da mercadoria por portos ou aviões, etc.
A Logística Internacional realmente é eficiente, ela organiza a empresa, visando aumentar o lucro, uma vez que reduz os erros, fazendo com que todos os passos de todos os setores sejam planejados, economizando tempo, dinheiro, e evitando transtornos que possam interferir nos resultados. É fundamental, pois melhora a relação entre a empresa e os seus parceiros de importação e exportação, facilitando a negociação de preços e prazos, sem acarretar prejuízos a nenhum dos lados.
Para aprofundar nosso conhecimento em logística internacional, fizemos um estudo de uma empresa do ramo de exportação e importação. A empresa escolhida pelo grupo é a Natura Cosméticos S.A.
3 - A EMPRESA ESTUDADA “NATURA COSMÉTICOS”
A Natura Cosméticos S.A, é a maior indústria brasileira do ramo de cosméticos e perfumaria e também no segmento de venda direta. Uma companhia integrada que desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal.
A sede fica em Cajamar (SP), tem forte presença na América Latina, com operações no Chile, México, Argentina, Peru, Colômbia e França. Por meio de distribuidores, os produtos também chegam na Bolívia. A estrutura se completa com oito centros de distribuição no país e seis nas operações internacionais. No exterior acabou construindo uma rede de mais de mil funcionários e 175 mil consultoras que vem crescendo.
A missão da empresa é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar / estar-bem, com visão e compromisso com a sustentabilidade, porque acredita ser um agente de transformação no mundo, adotando um modelo de desenvolvimento que almeja o equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente.
A Natura utiliza para produção, diversos recursos extraídos da biodiversidade brasileira, comprando os ingredientes necessários de produtores autônomos. Com isso, a empresa não depende de um único fornecedor para a produção de qualquer de suas linhas, ela faz a diversificação sem deixar de prestar atenção na qualidade.
A empresa possui representantes de venda no Brasil e no exterior, sendo que 97% dos representantes de venda são mulheres e, por não ter vinculo empregatício com a empresa, não recebem salários, o que contribui para um menor gasto com despesas administrativas de vendas. Possui uma ampla estrutura de vendas, com gerentes de mercado, gerentes de vendas e promotoras distribuídos em pontos estratégicos, para uma melhor supervisão em todas as regiões do país.
O processo de internacionalização da Natura iniciou em 1982, por meio de operações próprias ou parcerias com terceiros, começando pelo Chile e gradativamente, ao longo de quase três décadas, em outros cinco países da América Latina. Mais adiante resolveu operar no mercado mais competitivo do mundo no segmento de perfumaria, em Paris na França – capital mundial de perfumaria. O objetivo era conquistar consumidores de toda a Europa.
...