Logística reversa
Por: daiananie • 5/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.419 Palavras (6 Páginas) • 383 Visualizações
Logística reversa
Muitos resíduos sólidos são descartados de maneira incorreta, de acordo com ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) certa de 40% tiverem destinos impróprios em 2012, gerando inúmeros danos ao meio ambiente.
Com o crescimento da população aumenta o número de lixo, e as cidades apresentam dificuldade na destinação adequada para os resíduos, com isso desde o dia 12 de agosto de 2010 foi instituída a Lei 12.305/10 - Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – definindo a gestão e gerenciamento dos resíduos de forma adequada, incluindo os perigosos.
A lei inclui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, acordo setorial entre poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes. Exigindo a responsabilidade das empresas em relação ao retorno de seus produtos descartados.
Com o intuito de viabilizar essa responsabilidade, entra a logística reversa que de acordo com a lei é caracterizado por um conjunto de ações de desenvolvimento econômico e social com procedimentos e meios de viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos, para o reaproveitamento em seu próprio ciclo, ciclos diferentes ou outro meio de destinação final que seja adequada para o meio ambiente. A definição de logística reversa Segundo LEITE (2005, p.16-17):
Entendemos a logística reversa como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuições reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.
Lacerda (2002 apud GARCIA, 2006, p.4) define:
Logística reversa pode ser entendida como um processo complementar à logística tradicional, pois enquanto a última tem o papel de levar produtos de sua origem dos fornecedores até os clientes intermediários ou finais, a logística reversa deve completar o ciclo, trazendo de volta os produtos já utilizados dos diferentes pontos de consumo a sua origem. No processo da logística reversa, os produtos passam por uma etapa de reciclagem e voltam novamente à cadeia até ser finalmente descartado, percorrendo o “ciclo de vida do produto”.
Vantagem para a sociedade e meio ambiente
Com a intensidade da obsolescência dos materiais de consumo tornam o lixo urbano cada vez maior, assim exigindo maior rapidez e eficiência na busca de alternativas para o tratamento e disposição dos lixos produzidos nas grandes cidades.
Com tanto lixo e poluição das empresas as catástrofes naturais estão sendo cada vez mais frequentes como: os terremotos, os alagamentos, os tornados (recentemente em Xanxerê SC), a preocupação com o meio ambiente está cada vez mais determinante para a nossa sobrevivência, pensando nisso muitas empresas estão aderindo a logística reversa e com isso todo mundo ganha, as empresas, os consumidores e principalmente o meio ambiente, sendo as vantagens:
Viabiliza a devolução de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando a poluição ou contaminação ao meio ambiente;
Permite o controle na produção das empresas, sendo assim, esses resíduos entrarão novamente na produção, com isso gera uma diminuição do consumo de matérias-primas;
Gera um sistema de responsabilidade dividida entre as partes para o destino dos resíduos sólidos. As empresas e consumidores começam a se responsabilizar pela coleta seletiva, separação, descarte e destino dos resíduos sólidos;
Algumas empresas estão fazendo o uso de energia sustentável para facilitar o reaproveitamento e criando embalagens e produtos que sejam reciclados.
Logística reversa e sustentabilidade
Muito se fala em sustentabilidade, mas o que estamos fazendo para contribuir com a sustentabilidade no planeta?
Muitas empresas algum tempo já tem essa preocupação com o nosso planeta e também preocupação com a imagem dela, pois imaginem ver uma embalagem da sua marca jogada nas ruas da cidade, não fica bem para imagem de nenhuma empresa que se preze.
Então, por conta do meio ambiente, da imagem e de outros fatores, as empresas estão buscando cada vez investir pesado na logística reversa e também uma forma de ajudar na sustentabilidade. Afinal tem como aumentar o avanço e tecnologia dos bens de consumo e ao mesmo tempo cuidar do nosso planeta?
Sim é possível, mas vamos fazer um esclarecimento, a logística reversa foi criada visando o retorno para a empresa e não com foco na sustentabilidade, ou seja, a logística reversa é para criar algum tipo de valor agregado a produção que viabiliza a redução de custos e gerar lucro. Sendo assim, nem todo o processo de logística reversa é sustentável, porém se em seu processo de logística reversa haver a intenção de sustentabilidade esse processo também reconhecido como “logística verde” ou “logística ecológica”
A logística verde ou logística ecológica busca compreender e minimizar ao máximo o impacto ambiental, para isso é feito o uso da certificação ISO14000, (que se refere ao um conjunto de normas organizadas que propõe uma gestão ambiental no universo organizacional, tanto no que diz respeito a organizações privadas quanto públicas, essas normas propõem diretrizes e parâmetros para uma gestão sustentável no que diz respeito ao fator ambiental), redução do consumo de energia das atividades logísticas e da redução de uso de materiais.
A logística verde tem como objetivo deixar claro para as empresas que muitas vezes só olham para os seus custos interno e esquecem de olhar para os seus custos externo, que quase sempre são causadas por elas mesmas. Dessa forma a logística verde se preocupa com a logística reversa, no manejo de seus custos inerente as atividades.
Uma empresa ao adotar um processo de logística reversa para fins sustentáveis vão além dos custos gerados, por que as empresas primeiro devem se conscientizarem que suas atividades causam grande impacto no meio ambiente. E tomar a decisão de aderir a logística reversa impacta em mudanças de processos, tais como:
- Rentabilidade nas fases;
- Características dos produtos;
- Benchmark;
- Procedimentos operacionais;
- Normas gerais de operações;
- Sistemas de informação;
- Rede de logística reversa;
- Recursos adequados.
Portanto, as empresas que ainda não aderiram a logística reversa devem repensar a estratégia de seu negócio, visto que estão perdendo dinheiro, pois a logística reversa, além de gerar lucro e ser um importante diferencial competitivo, envolve os seguintes critérios: retorno de produtos; valor econômico agregado; imagem; aspectos ecológicos; imagem corporativa e atendimento a legislação corrente.
Como funcionará na prática a logística reversa
Uma empresa fabricante de computadores deverá receber de volta seus produtos já usados pelas empresas e por consumidores finais. O consumidor, após usar o seu computador, notebook, tablets e afins ou por ter ficado obsoleto ou por estragado de uma maneira que não valia mais a pena o conserto. O consumidor enviará a empresa fabricante ou em postos de coleta específicos (que podem estar instalados no comércio onde ele adquiriu), onde serão retirados pelo fabricante.
...