Logistica Empresarial
Por: Igor Rodrigues gomes • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 396 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
MULTIVIX CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
5º PERÍODO
IGOR RODRIGUES GOMES
ANALISE CRITICA DA SITUAÇÃO DA LOGISTICA NO BRASIL E NO MUNDO
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES
2016
IGOR RODRIGUES GOMES
ANALISE CRITICA DA SITUAÇÃO DA LOGISTICA NO BRASIL E NO MUNDO
Trabalho apresentado à disciplina Logística Empresarial do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Multivix Cachoeiro, como requisito parcial de avaliação.
Professor: Aline Juriato Fagundes
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES
2016
Nos últimos anos diversas mudanças importantes tem ocorrido na economia mundial e a economia brasileira, como por exemplo, a infraestrutura de transportes. O transporte rodoviário predomina em tudo que é transportado no Brasil, acarretando no custo do país, tornando-o menos competitivo no mercado internacional. Seria necessário maiores investimentos no sistema de transportes, proporcionando reparos as rodovias, restaurando as ferrovias e especialmente investimento na criação de vias navegáveis. Desta maneira adaptando melhor a matriz de transportes brasileira, evoluindo a qualidade de escoamento da produção e assim, torna-se mais competitivo no mercado mundial.
As novas exigências para a logística no mundo passam por um maior controle e reconhecimento de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no desempenho do prazo, organização das entregas, simplicidade no gerenciamento dos pedidos e agilização da fabricação, novas ferramentas para mudança de processos e adequação dos negócios. Apesar dessa evolução, somente a partir dos anos 50 e 60, que as empresas enxergaram que deveriam começar a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que foi criado o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Com esse nova situação na economia globalizada, as empresas passaram a competir em nível mundial, mesmo dentro de sua área local, sendo obrigadas a passar de moldes multinacionais de operações para moldes mundiais de operação.
A maior deficiência que a falta de infraestrutura gera, é que ela faz com que o custo dos produtos recebam um aumento considerado, tornando-os menos competitivos no comercio internacional, o custo de transporte por ora, fica mais barato do Brasil para outros países do que dentro do seu próprio território nacional.
Podemos afirmar que para resolver o problema da logística brasileira, é importante uma atenção maior por parte do Governo Federal, pois o governo está ciente da necessidade de reformular e ampliar os investimentos que antes foram insignificantes comparados com outros países, e somente assim poderá responder com uma infraestrutura adequada ao crescimento da demanda por exportação do país.
...