MARKETING SUSTENTAVEL COMO ESTRATEGIA DE MERCADO EMPRESA EKYART
Por: Amanda Sonally • 20/12/2022 • Monografia • 3.007 Palavras (13 Páginas) • 115 Visualizações
MARKETING SUSTENTÁVEL COMO ESTRATÉGIA DE MERCADO EMPRESA EKYART
( um estudo de caso)
INTRODUÇÃO
REFERENCIAL TEORICO
REFERENCIAL SOBRE A EMPRESA
A empresa Ekyart foi fundada no ano de 2002 com o objetivo de fornecer mobiliário corporativo para venda na cidade de Campina Grande-PB. A princípio, só eram realizadas vendas de móveis e cadeiras inteiros, mas devido a uma crescente demanda advinda principalmente dos próprios clientes, também se tornou beneficiadora de cadeiras corporativas oferecendo customização para atender as necessidades de cada consumidor. Com a customização veio a venda de peças para concerto de cadeiras e o oferecimento do serviço de reforma das mesmas. Como empresa de pequeno porte, seu posicionamento de mercado sempre foi atender a demanda de móveis para formação de novos negócios e substituição em caso de necessidade, no entanto este modelo de negócio tem se mostrado saturado de acordo com os últimos faturamentos. Com novas necessidades, tanto econômicas quanto ecológicas a sociedade exige um novo modelo de negócio. Surge então a necessidade de se repensar o modelo vigente e adotar um modelo que seja viável tanta econômico quanto ecologicamente para subsistência da empresa no mercado
- – Sustentabilidade
No ambiente corporativo vários sinalizadores são verificados para se conseguir chegar ao ponto ideal do desejo dos clientes e fornecedores, importante destacar que o apenas a qualidade do produto não é mais fator determinante para a compra.
Diante deste novo modelo de cliente um tema começou a se destacar que foi a sustentabilidade, tema que demorou muito para conseguir se destacar no âmbito corporativo visto de inicio ser tratado como uma despesa e não um investimento.
Vários eventos na década de 1990 já sinalizava uma necessidade de uma forma mais limpa de produção como presenciamos a eco 92 e a assinatura de vários tratados para a redução a emissão de gases no ambiente.
Esta consciência de uma produção mais limpa foi bem destacada por PHILIPPI JR.; PELICIONI, 2005, p. 3, quando se verifica que o ambiente não estava conseguindo se recompor na velocidade que era degradado, vejamos:
[...] a ecologia por si só não dá conta de reverter, de impedir ou de minimizar os agravos ambientais, os quais dependem de formação ou mudanças de valores individuais e sociais que devem expressar-se em ações que levem à transformação da sociedade por meio da educação da população (PHILIPPI JR.; PELICIONI, 2005, p. 3).
Fica evidente que a sociedade precisou se transformar criando uma consciência ambiental onde o local onde se vive hoje será utilizado por outras pessoas, dai a necessidade de utilizar da melhor forma procurando preservar e reconstruir, passando assim o tema da sustentabilidade a avançar e evoluir para o que presenciamos nos dias atuais.
Desta forma a sustentabilidade acontece para que se consiga produzir e continuar produzindo nos próximos anos garantido a preservação dos recursos necessários para a produção, na verdade a produção sustentável passa a ser essencial para a dinâmica da empresa, visto que a produção sustentável gera a longevidade da empresa.
Ainda destacando a sustentabilidade era muito comum se associar a sustentabilidade apenas as ações ambientais que tratavam da relação empresa e meio ambiente, porém com o passar dos anos a sustentabilidade passou a ser muito mais que ações ambientais, passando a esta presente na relação com os fornecedores e clientes, formando uma relação de ganha ganha, onde todos os envolvidos estarão ganhando com a relação.
Este novo modelo de cliente e fornecedor avançar com o passar dos anos e a ficar cada vez mais consistente as empresas passaram a utilizar as praticas sustentáveis como forma de fidelização e destaque, dando espaço para o marketing de sustentabilidade, porem antes de adentrar no tema precisamos entender alguns conceitos como poderemos observar nos próximos tópicos.
- – Marketing
As ações de marketing eram anteriormente utilizadas apenas para estimular o aumento de faturamento onde a sua principal função era vender os produtos das empresas, porem o conceito de marketing é muito maior que ações de venda, segundo KOTLER
Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação, com outros, de produtos e serviços e valor (KOTLER, 1998).
Desta maneira o marketing passa a ser o principal instrumento para a oferta dos produtos e como identificamos anteriormente o cliente mudou e passou a observar a empresa como um todo estando assim o histórico da empresa e suas ações em evidencia para serem conhecidas pelo cliente, importante ainda destacar que Kotler apresenta um outro conceito de marketing, como sendo
A ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identifica e o potencial de lucro.
O marketing como ciência destaca a necessidade de atender o mercado alvo gerando valores, o fato de gerar valores passa a verificar que o cliente não leva apenas em consideração o preço final e sim os valores pessoais e morais, onde muitas vezes poderá pagar um preço mais caro porem estaria disposto a comprar um que apresente uma certificação ambiental, que não utiliza de trabalho escravo ou que apoia projetos sociais.
Assim estamos começando a entender como funciona o casamento entre o marketing e a sustentabilidade, passamos a entender que apenas apresentar o produto e seu respectivo preço muitas vezes não vai garantir a compra do cliente, porém apresentar a empresa que produz aquele produto relatando o processo de fabricação dentro do aceitável pelos órgãos de fiscalização e a preocupação com o meio inserido pode garantir um melhor resultado final que meramente uma ação de apresentação de produto ou uma ação de preço.
...