MUDANÇA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL
Por: dani1981 • 5/3/2018 • Artigo • 4.232 Palavras (17 Páginas) • 307 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE
PRÉ-PROJETO PARA SELEÇÃO AO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA
TURMA – 2018 - 2020
MUDANÇA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL
LINHA DE PESQUISA: ORGANIZAÇÕES, ESTRATÉGIA E SUSTENTABILIDADE
Nº DE INSCRIÇÃO SIGAA:
FORTALEZA – CEARÁ
00/00/2017.
[pic 3]
MUDANÇA ORGANIZACIONAL : UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL
Pré-Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará como critério parcial para seleção ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria .
FORTALEZA – CEARÁ
00/00/2017.
SUMÁRIO[pic 4]
1 INTRODUÇÃO 03
1.1 Problemática 03
1.2 Hipótese 04
1.3 Objetivos Geral e Específicos 04
1.4 Justificativa 04
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 05
2.1 Administração Pública 05
2.2 Cultura e Mudança Organizacional na Administração Pública 07
2.3 Plano de Gestão de Logística Sustentável e Mudança Organizacional 09
3 PROPOSTA METODOLÓGICA 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Nas modernas organizações, discutir processos de mudança tornou-se substancial, porém a sua avaliação apresenta aspectos complexos (CHAVES, 2005). A área pública não está imune às pressões por mudança, pois a demanda é por mais capacidade produtiva, uma ampliação da eficiência e o desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade socioambiental, implantando estratégias que propiciem transformações organizacionais que possibilitem um trabalho mais eficaz e sustentável (XAVIER; DIAS, 2002).
O governo possui um papel estratégico na adoção do desenvolvimento sustentável, principalmente por ser grande consumidor de bens de consumo. Cabe a ele incentivar e propor mudanças, desenvolver projetos e ações que estimulem a excelência na gestão ambiental. A implantação de uma agenda socioambiental nas instituições públicas busca inserir uma nova cultura institucional na Administração, além de melhorar o uso dos recursos naturais, reduzir o desperdício, sensibilizar os colaboradores para as questões socioambientais e incentivar o desenvolvimento de novos produtos (COGO; OLIVEIRA; TESSER, 2012).
- Problemática
A responsabilidade por preservar o meio ambiente de forma a garantir o bem coletivo que representa, cabe à sociedade como um todo, cidadãos, órgãos governamentais e não governamentais. Entretanto, vale destacar que entre esses atores da sociedade, o governo assume um papel essencial já que é responsável pela articulação e criação de diversas políticas púbicas através de diferentes tipos de medidas e instrumentos que objetivam influenciar o comportamento das pessoas e fomentar a qualidade ambiental (STRAUCH, 2008).
Considerando a implementação de uma agenda socioambiental no serviço público como um processo de mudança organizacional, torna-se relevante compreender como essa determinante necessidade por mudanças é recebida pelos atores do serviço público. Segundo Hernandez e Caldas (2001), a resistência à mudança é um dos temas mais estudados na esfera organizacional e um dos maiores entraves apontados para o êxito das mudanças organizacionais. Considerando isso, o presente projeto foca na seguinte problemática: quais fatores de resistência incidem no processo de mudança organizacional no setor público, notadamente sobre a implementação de práticas sustentáveis?
- Hipótese
O principal pressuposto encontra-se nas colocações de Guimarães (2000) quando aponta como principal desafio para a moderna administração pública, a transformação das insistentes estruturas burocráticas, padronizadas e isoladas em organizações dinâmicas, empreendedoras e sustentáveis. Entende-se que essa transformação só será praticável quando houver o rompimento dos laços herdados dos modelos tradicionais de administração pública e se incorporar uma nova cultura de gestão.
- Objetivos Geral e Específicos
Este estudo terá como objetivo geral avaliar o impacto da implementação do Plano de Gestão de Logística Sustentável na administração pública federal. Como objetivos específicos, busca-se identificar quais fatores de resistência incidem no processo de mudança organizacional no setor público, bem como apontar estratégias para maximizar as chances de se obter êxito nos processos de mudança e de se conquistar um serviço público mais efetivo e sustentável.
- Justificativa
Considerando que a nova concepção de gestão, a denominada administração pública gerencial, vem motivando a ter significativas mudanças nas organizações públicas, principalmente no que diz respeito a mudanças nos processos organizacionais, elevando a importância dos princípios da eficiência e eficácia ao invés do tradicional modelo burocrático (SECCHI, 2009), torna-se se relevante compreender como essa determinante necessidade de mudança é recebida pelos atores do serviço público.
Do ponto de vista teórico, este trabalho propõe uma ampliação das discussões sobre a influência da cultura organizacional na construção de um significado para a sustentabilidade, como já proposto por Oliveira (2007) e Nalesso (2014). No entanto, a pesquisa, diferentemente das duas citadas, que tiveram como objeto de análise organizações de grande porte em ambientes empresariais, esta será realizada em uma instituição pública. Espera-se ampliar o debate acerca dos temas sustentabilidade e mudança organizacional, contribuindo para os estudos organizacionais na esfera pública.
...