Mercado Futuro
Por: Hugo Barbuto • 8/11/2015 • Dissertação • 473 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
Vivemos sob a ótica do capitalismo na qual deseja-se sempre a maximização do lucro em transações comerciais, seja na compra e venda de produtos ou mesmo na contratação e prestação de serviços.
Esta é uma ótica geral, porém em cada mercado ou segmento de produtos existem mecanismos diferentes para que os resultados sejam maximizados.
O mercado do agronegócio possui algumas particularidades que fazem com que certos mecanismos específicos de comercialização sejam adotados com maior frequência.
Dentre as características deste mercado temos:
1. Produtos agropecuários normalmente são comercializados de forma não diferenciada, sendo então denominadas “commodities”;
2. A produção é sazonal e dependente de fatores climáticos e de terreno;
3. Os produtos geralmente são perecíveis e alguns casos muito rapidamente;
4. A produção é de difícil ajuste pois o planejamento da produção normalmente acontece com meses ou anos de antecedência a entrega do produto, momento no qual as condições de mercado como preço e demanda podem ter sido modificados;
5. A concorrência no setor é quase perfeita enquanto o perfil dos compradores se assemelha a um estrutura oligopolista, ou seja, com poucos players.
Além das características intrínsecas a este mercado há ainda que se considerar a influência de fatores externos como alteração de políticas econômicas de subsídios, taxa de juros, salários, dentre outros.
Com tantos fatores influenciando o mercado é importante adotar mecanismos de comercialização que reduzam os riscos. Os modelos mais utilizados são:
- Mercado Spot: Neste caso a negociação é feita no momento da compra e a preços de mercado, existe a entrega do produto ao comprador que em contrapartida faz o pagamento ao vendedor. O grande risco deste mercado é relacionado a oferta e demanda pois pode acontecer de não haver comprador suficiente para toda a produção ou mesmo não haver produto suficiente para toda a demanda.
- Mercado a Termo: Afim de minimizar o problema de falta de oferta ou demanda produtores e compradores celebram acordos mesmo antes de disporem dos produtos e pode ou não haver exigência de adiantamento de pagamento. O preço é preestabelecido entre as partes e na data estipulada em contrato deve ocorrer a compra e venda da quantidade estipulada ao preço acordado, independente do preço praticado no mercado naquela ocasião.
- Mercado Futuro: Os contratos de futuro evoluíram dos contratos a termos pois estes últimos resolviam a questão de encontrar compradores e vendedores para o produto porém não resolvem a questão da flutuação de preços. No mercado futuro um contrato é celebrado entre as partes porém são especificados apenas o prazo, o local de entrega e o objeto transacionado.
- Mercado de Opções: Neste caso paga-se um determinado valor pelo direito/opção de adquirir determinada mercadoria a um preço preestabelecido.
Neste trabalho abordaremos e explanaremos mais detalhadamente estratégias a serem adotadas em Mercados de Futuros e Opções. As oscilações de preços características do mercado agropecuário faz com que estratégias como hedge de compra ou venda
...