Metodologia
Por: deacarneiro1 • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 654 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
TEMA
Controle Interno no Serviço Público
TÍTULO
Controle Interno na Terceirização do Serviço Público
PROBLEMA
Qual a melhor forma de corrigir as mesmas inconformidades constatadas há tantos anos na transparência corporativa?
JUSTIFICATIVA
Aumentar o nível de transparência das boas práticas. Gerar menos penalidade para a instituição e poder utilizar esse valor investindo em equipamentos modernos.
Nos dias de hoje, quando as crises se abatem sobre organizações em todo o mundo, faz-se necessário um controle de custos minucioso, que seja capaz de identificar problemas e apontar soluções para melhor administrar os recursos financeiros. O controle interno é de suma importância, pois pode contribuir com gestores públicos no cumprimento dos programas, metas e ações de governo num ambiente controlado, dentro de um cenário transparente, eficiente e legal. A terceirização é definida por transferir a terceiros a execução de atividades para as quais ao analisar a relação custo-benefício de execução pela contratante não traz qualquer vantagem, seja pelo aspecto econômico, eficiência, qualidade do serviço, ou mesmo de especialidade.
Segundo Carelli (2003) A chamada “globalização econômica”, que, através de seus apologistas tentam nos passar uma idéia de mundo desenvolvido e moderno, onde todos têm acesso aos bens de consumo produzidos em qualquer parte do planeta, na realidade vem aumentando a imensa desigualdade social existente, levando-se em conta, que está sendo aplicada, de forma a manter e aumentar o domínio econômico, visando os privilégios e favorecimentos, das grandes economias, mediante o sacrifício da imensa maioria que formam a classe dos excluídos.
Com a terceirização da saúde, e com o avanço tecnológico o impacto na logística de gestão nas empresas, em especial os hospitais objeto da pesquisa. Constata-se que as organizações hospitalares, aderiram à terceirização em outros setores, além daqueles vinculados à administração, assistência jurídica, contábil e especialidades médicas como: exames laboratoriais e serviços de imagem. A implementação da contratualização dos serviços e eventos ocorridos nessa relação contratual implica a inexistência da manutenção de funcionários e equipamentos próprios, que ocasiona redução de custos como salários, encargos sociais, capacitação profissional, aquisição de livros técnicos, espaço físico utilizado na organização e gastos com equipamentos. Diante da exposição de motivos e a seriedade do tema apresentado o objetivo do estudo é destacar os principais aspectos ou necessidades da terceirização, evidenciar vantagens e desvantagens para a gestão empresarial para os serviços hospitalares.
O controle interno se faz necessário, pois os entes Administrativos recebem recursos de diversas esferas havendo a necessidade de prestação de contas e fiscalização, como forma de prevenir fraudes, evitar desperdícios, verificar o atendimento igualitário e observar se a população realmente está sendo beneficiada.
No que tange o conceito de controle interno, Andrade (2007) apontam: “na administração o controle é uma parte integrante do processo administrativo, embora defendam que a ideia de padrões previamente definidos seja restritiva ao conceito do termo".
...