Metodologia
Por: Leonardo Freitas de Souza • 19/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 386 Palavras (2 Páginas) • 406 Visualizações
RESUMO DOS TEXTOS - LEONARDO DE FREITAS DE SOUZA
O texto começa nos dizendo que estudar significa de modo geral, o ato pelo qual cada pessoa humana enfrenta a realidade para compreendê-la, seja pela descrição de suas características essenciais, seja pela descoberta de sua origem e evolução. O texto nos passa a ideia que nosso país tem assumido uma posição “passiva” em relação à leitura. Porém o texto é uma espécie de intermediário entre o leitor e a realidade, com o intuito de nos auxiliar a entender melhor o mundo, caso contrário ele não cumpre seu real papel. Assim, o texto tem a função de fazer uma reflexão sobre a postura que deve assumir o leitor ao ler, tornando um ato de conhecimento e entendimento.
Há duas maneiras de realizar o estudo. O ato de estudar é critico quando se busca uma explicação fundamentada e compatível com a mesma, sem interferências psicológicas como interesses pessoais ou desvios de percepção. Já a-crítica é o ato de simplesmente e pura aceitação a uma informação sem nenhuma reflexão ou uma explicação cabível ao que foi aprendido.
Sabe-se que o conhecimento é uma necessidade e capacidade humana, mas para isso temos alguns recursos a favor que ajudam obter um conhecimento mais adequado. Faremos menção desses recursos no decorrer do texto.
Devemos nos orientar pelo espírito crítico, que é a busca de ver a realidade e analisa-la rigorosamente. Temos 3 modos que definem o espírito crítico: A busca do sentindo da prova, que é capacidade de procurar afirmações sobre determinado conhecimento, porem sendo capaz de aceitar uma nova tese, mesmo que esta mostre ao contrario daquilo que pensava. opor-se ao dogmatismo, que faz com que a pessoa se apegue às suas afirmações e seus próprios pontos de vista e possuir firmeza nas afirmações, tendo um posicionamento de clareza sobre o que se afirma.
Deve-se também se orientar pelo senso de realidade e pela humildade. Agir corajosamente com capacidade de comunhão, de modo questionador, criativo, com perseverança e tenência.
Deste modo conclui-se que deve-se ser um leitor-sujeito, pois assim passa-se a ser também um leitor-autor. Não apenas recebe informações, mas também as cria e as transmite de um novo modo. Agir criticamente e com senso de realidades é sempre buscar a realidade do jeito que ela realmente é e se desfazendo do preconceito, tabus, imposições e opiniões.
...