Modelo de Gestão
Por: Slavisk • 24/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 201 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
tecnologia em redes de computadores – módulo básico
hamilton machado pimentel – RA 240762013
portfólio 01
Modelos de Gestão
...............................................................................................................................
Guarulhos
2013
hamilton machado pimentel
portfólio 01
Modelos de Gestão
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade ENIAC para a disciplina Modelos de Gestão.
Prof°. Adriana Rodrigues Sacramento Pessigini.
Guarulhos
2013
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
1. Baseado no texto acima, você poderia afirmar que o Segredo da HUAWEI é a Inovação? SIM ou NÃO? Por que? EXPLIQUE.
R: Uma empresa que investe U$ 2,2 Bilhões no seu departamento de pesquisa e desenvolvimento (mesmo sendo 10% de sua receita) está focada em inovação. Ela tem 93 mil funcionários e 45% (43 mil) deles se dedicam ao departamento de inovação. Em entrevista ao site The Verge, Richard Yu, o responsável de comunicação da Huawei disse a seguinte frase: “Steve Jobs se foi. Agora falta inovação”.
Com essas afirmações digo que sim, o grande segredo da HUAWEI é a inovação, pois da a entender que inovação faz parte da MISSÂO da Empresa.
2. Algumas regras do Modelo de Gestão da HUAWEI são:
a) A empresa é dos funcionários, que possuem 98,6% da empresa enquanto que o fundador, detém apenas 1,4% de participação.
b) A empresa é comandada por um colegiado de nove executivos, o fundador, Ren Zhengfei, embora tenha o cargo de Presidente, na prática, é apenas um destes membros do conselho.
c) Estes 9 Executivos decidem tudo na empresa, desde Investimentos, Novos Produtos, Troca de Fornecedores e até o Planejamento Estratégico da empresa.
Como você analisa esse tipo de Gestão, onde os 9 executivos mandam mais que o Presidente. Você acredita que esse Modelo de Gestão é o ideal? SIM ou NÃO? Por quê? EXPLIQUE.
R: O poder é descentralizado e dividido. Em partes é interessante pois são 9 cabeças pensantes com um objetivo em comum: o crescimento da empresa.
Poderá ocorrer algumas divergências, contudo creio que seja um modelo de gestão ideal, pois descentraliza o comando que era de uma pessoa.
3. Apenas 20% dos ganhos dos Executivos é fixo e 80% destes ganhos é variável, podendo chegar até a 30 salários extras por ano. O Funcionário que cumprir suas metas ganha o direito de comprar ações da empresa. E aqueles que não cumprirem são descartados. Há uma regra interna que determina que 2% dos funcionários com pior desempenho serão sempre demitidos no final do ano. Analise estas regras e EXPLIQUE como lidar com esse problema: “Os 400 piores funcionários são demitidos todos os anos.”
R: Pelo fato de serem trabalhadores do mercado secundário, a demanda de mão de obra menos especializada e mais barata, o geral trabalhadores menos favorecidos economicamente e de estudo, é alta. Para a empresa não é bem um problema, mas para a sociedade ao todo, sim. Para a empresa não é interessante capacitar ou criar planos para não existir mais essas demissões, pois pelo fato de ser uma mão de obra barata e fácil de repor.
4. Na HUAWEI a única pausa no expediente é para o almoço, de 45 minutos. Os 20 mil funcionários deixam os 15 prédios e se alimentam em meia hora (Normalmente uma sopa de arroz acompanhada de legumes e carne de
porco), usando os 15 minutos restantes para descansar em colchonetes espalhados por toda a empresa. Não há lanchonetes, nem máquinas de café para se evitar paradas desnecessárias. Analise e comente se você se adaptaria a esse tipo de regra e se isso é bom ou ruim como Modelo de Gestão? EXPLIQUE.
R: A HUAWEI não é a única empresa que faz isso, Apple a Nike e outras também tiveram essa “má fama”. Pelo fato de estar na CHINA, as leis trabalhistas não respeita muito o trabalhador. Essa mentalidade é uma herança da época da escravidão que passou pela revolução industrial e persiste em países com menor crescimento social como a China, Taiwan, Vietnam e até em algumas partes do Brasil. A adaptação vai de acordo com a necessidade do indivíduo. Como há uma grande necessidade de sobrevivência nesses países, o indivíduo fica sujeito a essa semi escravidão. Isso não é bom, mesmo que a organização tenha lucros com mão de obra barata e custos baixíssimos. Uma hora ou outra o “sistema” pode falhar. Entretando não há um interesse global nessa causa.
...