Modelos de Administração
Por: DanMoura • 11/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 503 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
"Observe a frase: “Taylor ainda vive nas organizações”.
Uma nota de explicação: O termo “vive” que consta na frase refere-se seria um indicativo de que as principais premissas da Administração Científica (Taylor) ainda estão presentes nas organizações atuais e modernas.
Com base nisso, comente a frase esquematizando sua resposta da seguinte forma:
a) Explicando quais são as premissas da Administração Científica (Taylor ou Taylorismo). Pode utilizar o conteúdo que consta na Aula 01 do E-book. Ao utilizar das fontes para explicar essas premissas solicitadas deve apresentar a fonte devidamente conforme a ABNT e/ou Manual de Normalização da Unifacs.
Resposta:
A administração científica surgiu no início do século XX, tendo como precursor Frederick Taylor, essa corrente tinha o objetivo estabelecer um estudo para tornar eficaz o resultado dos serviços, onde a mola propulsora do início dos estudos, foi a análise dos operários no processo fabril.
O Taylorismo embasava-se em princípios para solidificar a eficiência e produtividade da empresa, a saber: PRINCÍPIO DO PLANEJAMENTO, onde tem como premissa o método do trabalho, evitando a improvisação. PRINCÍPIO DO PREPARO, onde era levada em consideração a aptidão do indivíduo, assim como o treinamento específico, para refletir diretamente na eficácia da produção. PRINCIPIO DO CONTROLE, onde deveria controlar o trabalho dos operários a fim de certificar se tudo estava sendo executado em seu tempo, assim como nos dias atuais existem os fiscais. Por fim, PRINCÍPIO DA EXECUÇÃO, onde havia a distribuição das atividades, para que fosse estabelecida uma disciplina.
b) Apresente a indicação se aceita ou rejeita a afirmação contida na frase. Ao fazer isso deve apontar os argumentos que reforçam a sua resposta.
Resposta:
Sim, o taylorismo ainda existe nas organizações. Não podemos afirmar a possibilidade do método de Taylor ter sido descartado, literalmente, nos dias atuais.
Entendo que não é benéfico descartar todas as premissas da administração científica, os estudos obtidos para eficiência “do chão da fábrica” deixou um legado para as montadoras de veículos e hamburgueria, por exemplo. O que ocorreu no decorrer do tempo foi a lapidação das ideias a desconstrução da desumanização, ou seja, o esquema original tem o homem como parte da máquina. Hoje essa ideia foi desconstruída e reinventada, voltada para a realidade contemporânea, levando em consideração os aspectos humanos e os direitos fundamentais versados na Constituição e CLT. Reafirmando, apesar da predominância da Tecnologia da informática nas produções, seria um retrocesso para a produtividade desconsiderar em sua totalidade as premissas tayloristas.c) Apresente pelo menos um exemplo, no cenário nacional, ou seja, empresa nacionalmente conhecida, que ilustra o seu posicionamento da letra b.
Resposta:
Devido ao exposto, é difícil conseguir encontrar uma linha de produção com os princípios originais do taylorismo. Entretanto, destaco aspectos tayloristas nos serviços da empresa Mac Donald, no ramo
...