Modelos de Liderança
Por: leandrolisi13 • 17/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 416 Visualizações
LIDERANÇA:
Segundo Chiavenato (1999, pág. 533-627) a liderança é um processo de fundamento em todas as organizações e tem sido a aflição constate nas organizações que dela necessitam, como também de teóricos e pesquisadores. Por séculos acreditava-se que a liderança fosse algo difícil de ser ensinado, pela razão de uma pessoa comum não conseguir perceber seus humores enquanto liderava. O filósofo grego, Aristóteles, acreditava que os seres humanos deveriam procurar uma justa medida para se viver bem e que qualquer falta de equilíbrio poderia atrapalhar o relacionamento entre as pessoas. Hoje em dia as posturas de lideranças podem ser aprendidas, mas para que se possa exercer o cargo de líder é preciso que se passe por um processo de aprendizado pessoal e social. Os lideres resultam em um profundo impacto na vida das pessoas e das organizações, os lideres precisam planejar, organizar, dirigir e controlar as coisas com o intuito de alcançar os objetivos e metas da organização.
Chiavenato (1998) “a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos”.
Para Chiavenato (2006, pág. 18-19): "A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar”.
LIDERANÇA DE FATO:
Liderança é a capacidade de promover uma ação coordenada, para alcançar os objetivos da empresa (Gomes ET AL, 2000).
O desempenho da liderança abrange diversas funções que tem como razão orientar o grupo e estão relacionadas como distribuir, orientar, motivar, coordenar, elogiar, corrigir quando for preciso, dentre várias outras atribuições que impactam no comportamento dos colaboradores. A liderança na prática acontece de forma natural, onde o seu colaborador com ou sem ter um cargo de destaque na organização, se torna um modelo de comportamento e independente da posição que ocupa alcança uma posição no mercado.
Na organização estudada Natura, foi possível encontrar a liderança de fato, lideres que vão além da relação de lideres e liderados, a organização está comprometida com projetos sociais para a motivação e valorização dos colaboradores. O individuo que está inserido na organização, esclarece suas ideias onde servem de inspiração para os demais colaboradores.
A Natura tem o modelo de gestão de pessoas que foi desenvolvido para os valores pessoais junto com os da organização, como crenças e filosofias institucionais. A sustentabilidade é um dos fundamentos da cultura, coeso com o modelo de negócios da Natura. O relacionamento de qualidade é o diferencial dos resultados e do posicionamento da organização no mundo, pois, se preocupa com a construção de um mundo melhor.
6
MODELOS DE LIDERANÇA:
Estilo Autocrático: é o mais antigo, tem origem na pré-história quando os agrupamentos humanos se organizaram e surgiram os primeiros chefes. Nesse estilo de liderança o líder toma as decisões sozinhas, assim desconsiderando a opinião dos demais, determina as ideias que serão executadas e ele se foca apenas nas tarefas. Esse estilo é um dos que são menos recomendados para serem utilizados, pois acaba desmotivando o grupo.
Estilo Democrático: é inspirado em ideias desenvolvidas na Grécia Antiga. Nesse estilo de liderança o líder toma as decisões junto com os demais, pede opiniões de todos. Esse estilo de liderança é o mais usado, motiva os demais funcionários, fazendo com que consigam atingir seus objetivos e metas.
Estilo Liberal ou Laissez-Faire: os liderados tem mais liberdade na execução de seus projetos, sem a necessidade de um líder ficar em cima a todo o momento. Esse estilo de liderança é mais usado em equipes que sejam maduras e tenho responsabilidade, mas é considerado um estilo não muito bom de liderança, pois o líder acaba deixando passar os erros e falhas de seus liderados, e assim não conseguem atingir seus objetivos e metas.
Estilo Situacional: esse tipo de líder é aquele que tem o que chamamos de “jogo de cintura”, ele se adapta rápido e consegue contornar os problemas de modo a eliminá-los. Esse estilo de liderança se apresenta melhor em momentos de crise na organização. Para que esse estilo de liderança tenha sucesso na organização, o líder precisa dispor de suas habilidades e competências, precisa saber guiar e delegar as funções de sua equipe de acordo com o perfil de cada colaborador. O líder precisa de sensibilidade e conhecer bem cada colaborador de sua equipe, e contar com a maturidade dos seus liderados.
...