Modelos de TQM e a sua evolução
Por: lucas_range • 14/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.705 Palavras (7 Páginas) • 535 Visualizações
Modelos de TQM e a sua evolução
Originado do termo em inglês “Total Quality Management” a gestão da qualidade total tem seu principal foco na percepção do cliente para atingir esse objetivo procura agregar qualidade a todos os setores organizacionais.
A busca pela qualidade total começou a partir do momento que se percebeu que não basta apenas ter qualidade em especificações de produtos, as empresas precisavam de algo que permitisse um posicionamento estratégico no mercado. Para isso é necessário estender o conceito de qualidade para todos os stakeholders, ou seja, todos os envolvidos em atividades e relações e estratégicas da empresa.
Modelo Referencial:
Considera-se qualidade total o estado de excelência e eficácia em todas as ações e elementos que compõe uma organização. Para isso é necessário modelar a empresa e o contexto em que ela existe e ao resultado dessa modelagem dá-se o nome de modelo referencial para gestão da qualidade.
Os princípios da qualidade total são:
- Total satisfação dos clientes
- Desenvolvimento de recursos humanos
- Constância de propósitos
- Gerência participativa
- Aperfeiçoamento contínuo
- Garantia da qualidade
- Delegação
- Não aceitação de erros
- Gerência de processos
- Disseminação de informações
Segundo Farias Filho (2000) O estudo sobre a evolução da qualidade como companheira da evolução da humanidade, já apresentada, está distribuído em etapas que podem ser caracterizadas fazendo-se uma correlação com a situação sócio-econômica do ser humano em seu processo evolutivo.
O quadro a seguir demonstra a evolução da qualidade através do tempo separado por décadas:
[pic 1]
Prof. Batista, João Carlos.
1900 – Inspeção
Os produtos eram inspecionados e sua qualidade ou conformidade medida através de comparação com projetos, desenhos e ou moldes.
1930 – Estatística para controle do processo
Uso de amostras e estatísticas para localização de não conformes, desvios de qualidade e suas causas.
1950 – Garantias de qualidade
Necessidade do surgimento de sistemas de qualidade planejados, sistematizados e confiáveis. Programa de defeito zero, quantificação de custos e técnicas de confiabilidade.
1970 – Gestão integrada da qualidade total:
Nesta fase foram mantidas todas as conquistas anteriores porem passou-se a considerar o fator humano na organização e seus impactos. Todos os colaboradores e clientes passaram a ser envolvidos nos processos de qualidade e passou-se a considerar o foco no cliente.
1990 – Gestão estratégica da qualidade total:
A partir da década de 90 passou-se a usar a melhoria continua como estratégia para fortalecimento da competitividade e rentabilidade orientando as ações de qualidade para os objetivos estratégicos do negócio. Requer valores, princípios, pensamento sistêmico, liderança inovadora, satisfação dos clientes externos e internos e desenvolvimento de todos os integrantes da organização.
No quadro abaixo temos o comparativo da evolução do pensamento em relação a gestão da qualidade total:
[pic 2]
Prof. Batista, João Carlos.
1. Quais as ferramentas de qualidade e sua principal função?
As principais ferramentas da qualidade são: 5s, PDCA e ISO. A principal função é que através destas ferramentas a organização alcance uma situação de qualidade total.
2. Apresentar um resumo de cada uma das ferramentas elencadas na questão anterior.
Ferramenta 5s:
É não só uma pratica mas também uma filosofia criada no japao que ensina bons hábitos, eliminação de desperdícios e perdas, pretende harmonizar o ambiente de trabalho e a maneira de condução da atividade de todos. Teve inicio após a segunda guerra mundial. O 5s é composto por conceitos simples e tem a letra S pois em japonês começam com s então acrescentou-se em português a palavra senso para a tradução:
- Senso de utilização
- Sendo de arrumação
- Senso de limpeza
- Senso de asseio
- Senso de disciplina
O 5s muda o relacionamento psicológico do trabalhador com a empresa, com os colegas e com todo o meio. A princípio parece despretensioso porem pode alcançar grandes resultados.
Ferramenta PDCA:
O PDCA foi definido por Deming na década de 40. É um método de gestão que representa um caminho a seguir para que metas estabelecidas previamente sejam atingidas. Determina como proceder na melhoria continua de qualquer produto.
O ciclo é dividido em 4 fases e uma vez que se completa inicia-se novamente a sequencia.
P = Plan (Planejar)
Nesta etapa são definidas as metas que se deseja atingir. Geralmente são anuais e devem revelar pontos importantes considerando tendências de mercado, fornecedores, política nacional e mundial e após definidas as metas deve-se buscar meios e os procedimentos para alcançar os objetivos.
D = Do (fazer)
É a implementação do plano. Decide-se quem fará, o que fará e quando.
C = Check (Checar)
É o estágio onde todos os envolvidos para a resolução do problema ou melhoria atuam para saber se as medidas tomadas surtiram os efeitos desejados.
A= Action (Ação)
Neste momento quando percebe-se que o problema ou falha voltou tomam-se as ações necessárias para correção.
Sempre que se completa um ciclo considera-se que alguma melhoria no processo aconteceu. Portanto, toda vez que se “roda” o ciclo PDCA, algum novo problema será descoberto e o processo (Empresa) encontrará um novo nível de excelência.
Ferramenta ISO:
ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization ) localizada em Genebra, Suíça.
...