Motivação
Por: aflauzino • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 4.810 Palavras (20 Páginas) • 218 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, no mundo dos negócios, diante das constantes mudanças tecnológicas, a necessidade de atualização dos conhecimentos, o investimento em tecnologia, o marketing, as máquinas e equipamentos modernos são de grande importância no sucesso das empresas. Porém, segundo Carvalho et al,2013 apud (Odebrech e Pedroso, 2010) as empresas perceberam que as pessoas que trabalham nas organizações são as responsáveis por conduzir e produzir os melhores resultados e a partir disto, os funcionários passaram a ser o recurso mais valioso da organização.
As empresas buscam cada vez mais por profissionais produtivos, entusiasmado, proativos e que estão sempre comprometidos com os objetivos da organização CARVALHO et al, 2013 apud (BORTOLOZO,A. E SANTANA,D.D. 2011). Ainda que exista muita dificuldade em se lidar com pessoas, pois cada uma delas tem sua personalidade e sua maneira peculiar de desenvolver suas funções, é preciso entender que a realização das atividades, com excelência ou não, provém da satisfação (SEDREZ, 2008), assim, os gestores trabalham cada vez mais na busca de satisfazer as diferentes necessidades de seus funcionários, visando proporcionar fatores que contribuam positivamente nas condições e qualidade de vida dos trabalhadores (ANDRADE, 2012).
Sabe-se, que através da motivação de seus colaboradores, as empresas têm atingido vantagem competitiva. É importante que essa motivação seja levada e consideração desde o princípio dos processos de recrutamento e seleção, analisando pontos como a cultura da organização, visão e missão SOARES,G. et al,(2012). Segundo Santos (2008) “colaboradores motivados trabalham felizes e apresentam melhores resultados financeiros, pois a motivação tem relação direta com o desempenho”. Isso ocorre porque os fatores motivacionais contribuem diretamente com a qualidade de vida das pessoas e consequentemente na qualidade dos serviços por elas prestados, é na verdade, a força que impulsiona os interesses de ambas as partes, organização e indivíduo Osawa (2012).
Com a chegada da globalização, avanço tecnológico, aumento da competitividade entre as empresas, custos de contratação, formação e processo de automação industrial, a exigência do melhor desempenho de seus colaboradores está cada vez maior, DELGADO (2011). Porém, fazer com que o indivíduo continue vendo sentido no que faz, e assim, manter seus funcionários motivados tem sido um dos maiores desafios das organizações (MIRANDA, 2009).
No Brasil atualmente, o país enfrenta uma das maiores crises política e financeira da história, onde o mercado financeiro se encontra em situação desordenada, luta com a recessão e inflação alta, corre risco no disparado dos custos de produção, declínio na atividade, aumento do desemprego, queda dos salários reais e consumo reduzido EL-ERIAN (2015).
1.1 PROBLEMA
E diante desta situação, como manter os colaboradores motivados se estes, por um lado, são cobrados por maiores desempenhos na empresa, por outro, sofrem o medo do desemprego e a queda dos salários reais? O que verdadeiramente motiva e desmotiva as pessoas? Quais são os fatores que auxiliam as empresas a motivarem seus colaboradores? Como agir, e qual a ferramenta que deverá ser utilizada para os diferentes indivíduos? Este estudo tem a finalidade de responder estas questões de suma importância para as empresas, de maneira a colaborar na busca de uma melhora no desempenho dos seus funcionários e consequentemente o aumento da lucratividade.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Compreender a motivação humana tem sido um desafio para muitos administradores e psicólogos. Várias pesquisas e diversas teorias têm tentado explicar o funcionamento dessa força que impulsiona as pessoas a agirem em prol dos objetivos organizacionais (OSAWA, 2012). Esta pesquisa tem como objetivo geral, mostrar para as empresas, a importância de se ter funcionários motivados e a contribuição desta motivação para o sucesso produtivo das organizações.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Como objetivo específico, a pesquisa busca explanar junto às literaturas, as principais teorias motivacionais dentro das organizações e os resultados esperados quando é colocada em prática, de maneira correta. Os motivos que influenciam a ação nos diferentes indivíduos e a relação entre Motivação e produtividade.
3. JUSTIFICATIVA DO TEMA
Nas empresas, muitas vezes, os colaboradores se esforçam para que as metas sejam alcançadas, mas nem sempre recebem o devido reconhecimento por parte da organização, pelo motivo de seus gestores se atentarem somente à área financeira, produtos e serviços. Com o passar do tempo, os funcionários se sentirão desvalorizados e desmotivados, o que tornará a empresa menos produtiva.
Por este motivo, o tema desta pesquisa é a motivação dentro do contexto organizacional, este tema mostra para as empresas, a grande importância de manter funcionários motivados, pois, através da motivação, o conhecimento e os valores pessoais e profissionais dos colaboradores serão enriquecidos e consequentemente mudará a realidade da empresa, com maiores resultados econômicos e financeiros.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para o desenvolvimento deste trabalho, vários autores e fontes de pesquisas foram indispensáveis, para a compreensão dos diversos conceitos de cada aspecto tratado. Neste capitulo são fundamentados os conceitos motivação e as teorias da motivação dentro das organizações nas diferentes épocas. Além da abordar os fatores relacionados a satisfação e qualidade de vida
4.1 MOTIVAÇÃO
A palavra motivação segundo MIRANDA, 2009 (apud MAXIMIANO,2000) é derivada do latim motivos, movere (mover), indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano. É
...