Motivação
Por: Cyntia Rodrigues Baiense • 9/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.309 Palavras (18 Páginas) • 119 Visualizações
Eficiência corporativa e administração gerencial, aplicadas aos Órgãos da Administração Pública Direta.
Thiago Borges Barboza
Curso: Administração EAD
Universidade Estácio de Sá – Campus Nova América
Resumo: A Administração Pública Brasileira, mais precisamente a Direta, composta por órgãos da Administração Pública, vêm passando por mudanças constantes de acordo com a evolução da sociedade. O trabalho em questão tem por objetivo principal trazer à tona o debate à cerca da utilização dos princípios já utilizados na Administração, eficiência e eficácia, e os métodos de Administração Gerencial e Eficiência Corporativa adotados, mas comumente pela Administração Indireta e iniciados pela Administração Direta.
Palavras-chave: Administração Pública, eficiência, métodos.
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................01
1.1. Contexto evolutivo da Administração Pública......................................................01
2. OBJETIVOS............................................................................................................02
2.1. Objetivo Geral........................................................................................................02
2.2. Objetivo Especígfico..............................................................................................02
3. METODOLOGIA...................................................................................................02
3.1. Delimitação do Objeto de Estudo...........................................................................02
4. REFERENCIAL TEÓRICO..................................................................................03
4.1. Administração Pública X Administração Privada..................................................03
4.2. Modelos Teóricos de Administração Pública.........................................................05
4.2.1. Administração Pública Burocrática.....................................................................05
4.2.2. Disfunções da Burocracia Administrativa...........................................................05
4.2.3. Administração Pública Gerencial........................................................................06
4.3. Eficiência na Gestão Pública..................................................................................07
5. ANÁLISE.................................................................................................................09
5.1. A Burocracia nos dias atuais..................................................................................09
5.2. Gerencialismo em uma perspectiva contemporânea..............................................11
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................13
1. INTRODUÇÃO
1.1. Contexto evolutivo de Administração Pública
O entendimento de eventos passados ocorridos na Administração Pública é de grande importância para o esclarecimento de eventos presentes e futuros, que por ventura ocorram na Administração Pública Direta e Indireta Brasileira, assim como, o entendimento do conceito de “estrutura estatal” utilizado por teóricos do estudo da Administração Pública como o Estado, propriamente dito, e sua Organização.
O conceito de Estado, em sua contextualização mais remota, foi observado na obra O Príncipe, de Maquiavel, em 1513, referindo-se a convivência humana, sociedade e política.
Apesar do estudo mais aprofundado da Organização do Estado ser tratado em matéria específica do Curso de Direito, em Direito Constitucional e Administrativo, quanto a organização territorial e exercício do poder, a percepção desta conjuntura política será de suma importância para o entendimento do trabalho apresentado.
A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, Estados, Distrito Federal e Municípios e de acordo com Alexandre Moraes (2010): “[...] Estado é organismo político-administrativo que, como nação soberana ou divisão territorial, ocupa um território determinado, é dirigido por governo próprio e se constitui pessoa jurídica, internacionalmente reconhecida [...]”.
O Estado, como estrutura administrativa, é composto de Governo e Administração, e sua Administração, objeto desta pesquisa, é dividida em Órgãos e Entidades da Administração Direta, componentes responsáveis pela execução dos objetivos de governo, gestão e controle dos recursos tributários arrecadados e alcance das metas estipuladas pelos diversos planos governamentais.
O Funcionalismo Público, chamado comumente por parte dos usuários dos serviços prestados, desde o início de sua evolução, nunca teve uma relação empírica entre eficiência corporativa e o desempenho de suas atividades. No entanto, com o passar dos tempos, a Administração Estatal, para o acompanhamento da evolução administrativa, vem estabelecendo medidas e projetos que visam mudar o quadro de administração burocrática e muitas vezes patrimonialista existente, ainda nos dias de hoje, e que enrijecem a máquina administrativa tornando-a ineficaz em vista das necessidades da sociedade, que são cada vez maiores e demandam de rapidez, sem esquecer-se da eficiência.
Resumidamente, este trabalho apresenta aspectos relacionados às práticas administrativas utilizadas na iniciativa privada e que são, ou deveriam ser utilizadas na esfera federal, da Adestração Pública Direta, como Qualidade, Governança, Accountability, Tecnologia da Informação, Gestão de Resultados, Pessoas e etc, bem como conceitos da Administração Pública em seu modelo Burocrático, ainda existente nas atividades da citada estrutura.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Apresentar o conceito evolutivo da Administração Pública Brasileira, desde o Sistema Burocrático até a implantação do Gerencialismo no governo Fernando Henrique Cardoso e utilização deste método administrativo atualmente.
...