Motivação
Por: aangelicamariana • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.296 Palavras (6 Páginas) • 519 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS – AEMS
Curso de Psicologia
TITULO: MOTIVAÇÃO
Alunos: Aline Moretto da Silva Alves
Angélica Mariana
Joyce de Oliveira Amorim
TRÊS LAGOAS
2015
SUMÁRIO
Introdução
Conceito de Motivação
MOTVAÇÃO NO TRABALHO
Teoria de Herzberg – os fatores higiênicos e motivacionais
Os fatores motivacionais
Teoria de Maslow – a hierarquia das necessidades
MOTIVOS INTRISECOS
MOTIVOS EXTRINSECOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Referencias bibliográficas
Introdução
Para todo comportamento humano existem causas especificas que surgem internamente, levando o individuo ter a necessidade de atingir objetivos, metas, satisfazer necessidades fisiológicas, psicológica, social e desejos. Todas essas causas internas do indivíduo estão relacionadas à motivação, pois cada individuo é motivado por alguma coisa para concluir ou atingir uma necessidade. Cada pessoa possui algo que a motiva a agir de determinada forma.
A motivação também esta relacionada ao trabalho e as organizações, pois toda organização é composta por pessoas que interagem entre si e cada uma delas possuem seu padrão motivacional particular. A interação dos padrões motivacionais de uma organização combina-se com os estilos de liderança, normas, valores e estrutura das organizações. O líder de uma equipe tem um papel muito importante, pois ele deve manter os colaboradores sempre motivados para que assim as metas sejam atingidas, tanto do colaborador quanto as da empresa.
É necessário que as organizações tenham um conhecimento do referencial motivacional do corpo de colaboradores e a satisfação das necessidades destes colaboradores direciona a um comportamento motivado na execução de seus objetivos organizacionais.
Portanto, este trabalho tem por objetivo trazer os diferentes conceitos de motivação tanto organizacional quanto pessoal, os motivos internos e externos e as principais teorias motivacionais e seus idealizadores.
Conceito de Motivação
Motivação é tudo aquilo que impulsiona o individuo a agir de uma determinada forma ou que dá origem a um comportamento especifico com a finalidade de atingir objetivos e metas. Podendo este impulso ser influenciado por motivos internos ou externos. Para se entender os motivos pelo qual as pessoas se comportam de tal maneira, é necessário saber o que impulsiona a agir de determinada forma.
Motivos internos é um processo interno que direciona o comportamento, estão ligadas as necessidades essências para a manutenção da vida do individuo e a promoção de seu crescimento e bem - estar. A fome e a sede são exemplos de duas necessidades para a manutenção da vida.
Motivos externos são os incentivos que o ambiente oferece que tem a capacidade de energizar e direcionar o comportamento ou objetivos que a pessoa persegue, despertando um sentimento de interesse porque representam a recompensa a ser alcançada. Um exemplo oferecer dinheiro como incentivo para a tomada de uma ação é algo que energiza o comportamento.
MOTVAÇÃO NO TRABALHO
Segundo Pinder (1998), “A motivação no trabalho é um conjunto de forças energéticas que têm origem quer no indivíduo, quer fora dele, e que moldam o comportamento de trabalho, determinando a sua força, direção, intensidade e duração”.
Idalberto Chiavenato (2005, p.242), defende que a “Motivação é a pressão interna surgida de uma necessidade, também interna, que excitando (via eletroquímica) as estruturas nervosas, origina um estado energizador que impulsiona o organismo à atividade, iniciando, guiando e mantendo a conduta até que alguma meta (objetivo, incentivo) seja conseguida ou a resposta seja bloqueada”.
“A motivação é encarada como uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes. Contudo, é evidente que motivação é uma expe-riência interna que não pode ser estudada diretamente”.(Vernon, 1973, p.11)
As diferentes definições de motivação tende a incluir um elemento de estimulação, ação e esforço, movimento e persistência, bem como a recompensa.
No ambiente organizacional, as pessoas entram nas empresas em busca melhorar sua vida pessoal, procura dar o seu melhor para ser recompensado e se não há uma relação de troca, se a empresa não reconhece o que seu funcionário faz automaticamente o serviço começa a ficar desgastante e o que era prazeroso fazer todos os dias acaba se tornando uma obrigação. Por isso é de mera importância que a empresa saiba valorizar seus funcionários, se quiser mantê-lo em seu quadro de funcionários.
Compreender o comportamento humano é essencial dentro do ambiente de trabalho, pois cada pessoa possui uma motivação diferente para trabalhar a atingir metas e objetivos tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.
Teoria de Herzberg – os fatores higiênicos e motivacionais
Esta teoria se refere a fontes de motivação relevantes ao trabalho.
[pic 1]
Segundo Herzberg somente as necessidades de status e auto realização funcionam como fontes de motivação para o individuo ter eficiência e entusiasmo no trabalho, os interesses de associação estão ligados a relação entre gerência e funcionários.
...