Motivação
Por: glauberkostta • 1/12/2015 • Trabalho acadêmico • 3.374 Palavras (14 Páginas) • 164 Visualizações
FACULDADE PROJEÇÃO[pic 1]
ESCOLA DE NEGÓCIOS
TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
MOTIVAÇÃO
GLAUBER DA COSTA SANTOS
Projeto de Consultoria em Recursos Humanos apresentado à Escola de Negócios do Curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Projeção
Orientador: Doutor, Onofre R. de Miranda
Brasília - DF
Dezembro de 2015
AGRADECIMENTOS
A Deus, a meus pais e a todos os amigos do curso de TGRH.
SUMÁRIO
AGRADECIMENTOS
APRESENTAÇÃO
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
1. Identificação da Organização
2 Diagnóstico Organizacional .................................................................................................................... 8
3 - Projeto de Intervenção 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................................................11
REFERÊNCIAS.......................................................................................................................12
ANEXOS _
APRESENTAÇÃO
Motivação é a pressão interna, que guia e mantém a conduta até que atinja alguma meta (objetivo). “Os aspectos motivacionais surgem, essencialmente, do próprio sujeito, como resultado de sua história de vida e suas necessidades de encarar desafios, do lugar reservado ao trabalho em sua vida, o modo como constrói as relações interpessoais, a disponibilidade para construir a carreira e o modo como este se organiza frente a situações não planejadas, a motivação surge a partir da personalidade do individuo…” Bergamini (1997, p.32).
A motivação no trabalho depende sobre tudo de dois fatores, o higiênico e o motivacional. “Os Fatores Higiênicos referem-se à esfera extrínseca e não geram satisfação nas pessoas. Os Fatores Motivacionais são de natureza intrínseca e conduzem a uma satisfação aumentando a produtividade em níveis de excelência” Herzberg (1959).
Para McGregor, Teoria X: “O trabalho é intrinsecamente desagradável para a maioria das pessoas, poucas pessoas são ambiciosas e tem desejo de responsabilidade, a maioria prefere ser orientada pelos outros. Teoria Y: o trabalho é algo natural para as pessoas, elas buscam a responsabilidade, preferem exercer a liderança, gosta do trabalho, o autocontrole é frequentemente indispensável para a realização de objetivos da organização.”
Segundo os autores apresentados existem vários conceitos quando se trata de motivação, para Bergamini seria a pressão interna até que chegue a meta ou a resposta será bloqueada, já para Herzberg depende dos fatores o higiênico que não gera uma satisfação nas pessoas e o outro que é o motivacional que conduz a uma satisfação, gerando a uma produtividade excelente, já para McGregor têm duas teorias a X que o trabalho é extremamente desagradável para a maioria das pessoas elas preferem ser orientadas por outras já a outra teoria Y o trabalho e algo natural e as pessoas buscam responsabilidades, preferem exercer a liderança, resumindo gostam de trabalhar. Os autores pensam de forma diferente, mas ao mesmo tempo buscam os mesmos objetivos, que é chegar a um conceito que prove que a motivação é imprescindível para as pessoas desempenharem as suas tarefas com excelência.
MOTIVAÇÃO NOS RECURSOS HUMANOS
Devido ao mundo conturbado em que vivemos, onde o capitalismo esta cada vez mais selvagem, pouca oferta de emprego e muita procura, a questão da motivação tem sido carente nas empresas. Não é tarefa fácil manter um ambiente sempre motivado, onde há pressão e cobranças. A área de recursos humanos é responsável pela aplicação dos “combustíveis” fundamentais para a manutenção da gestão, ginástica laboral, um espaço para lazer ou descanso, grupos de teatro, o dia da piada, valorizando assim, o bom humor.
McGregor defendeu a posição de que aquilo em que as pessoas pensam em relação à organização seja bom ou ruim, e se difunde dentro dela influenciando a percepção das pessoas em relação à organização.
CAUSAS QUE DESMOTIVAM OS FUNCIONÁRIOS E SOLUÇÕES:
O que desmotiva a equipe, segundo a empresa Lee Hecht Harrison, uma empresa focada em soluções de talentos e carreira dos empregados.
Centralizar as ações, não permitir que os funcionários participem das atividades.
Meritocracia, modelo de gestão que remunera de acordo com o desempenho do profissional, isto desmerece o serviço do outro colaborador. Uma idéia seria implantar a remuneração da equipe, ao invés de um único funcionário.
...