NOME DO FUNDO FINANCEIRO: MUNICIPAL PORTO FERREIRA
Por: lelamanu • 10/4/2015 • Trabalho acadêmico • 8.753 Palavras (36 Páginas) • 200 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
NOME:VALÉRIA DE CÁSSia
NOME DA EMPRESA ANALISADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA
Projeto Integrado Multidisciplinar III
Para obtenção do título de Gestor na
Área Pública apresentado à
Universidade Paulista -UNIP
Orientador: Professor Renato
Bulcão de Moraes
PORTO FERREIRA
2014
RESUMO
A Prefeitura Municipal de Porto Ferreira foi escolhida para realização o PIM III por sabermos de se tratar de uma empresa de médio porte e que ofereceria todas as condições necessárias para a realização do trabalho.
Em visitas realizadas em seus departamentos, através dos diretores de cada área, a empresa nos acolheu muito bem e nos propôs fazer uma apresentação de como ela está hoje, como foi seu caminho e toda sua história de crescimento desde o seu início. Em visitas em alguns Departamentos da empresa, foi possível esclarecer todas as nossas dúvidas e com todas as informações adquiridas realizamos o projeto.
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a forma organizacional da Empresa citada, bem como os processos os quais são utilizados para benefício do trabalho dos envolvidos nesse setor. Sendo assim, ainda é relatado sua própria metodologia e procedimento de gestão, enfocando além destes aspectos, uma breve análise histórica da empresa pesquisada.
PALAVRAS CHAVE: Departamentos, público, setor.
ABSTRACT
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ............................................................................05
- RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.......07
- - ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL................08
- - A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS.................................................................................09
- – PLANEJAMENTO DE PESSOAL..........................................10
- – ORGANOGRAMA..................................................................11
2.5- GRUPOS NO AMBIENTE DE TRABALHO.............................14
3. CONTABILIDADE...........................................................................16
3 .1-LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.................................18
3.2-PATRIMÔNIO.........................................................................22
3.3-BALANÇO PATRIMONIAL...................................................22
4. ESTATÍSTICA APLICADA.......................................................... 24
4.1- AMOSTRAGEM................................................................... 24
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................27
6. REFERÊNCIAS............................................................................28
ANEXO...........................................................................................
1 - I N T R O D U Ç Ã O
O trabalho a seguir é resultado da avaliação sistemática da empresa estudada, levando em consideração os objetivos propostos pela UNIP- Universidade Paulista Interativa, do curso de Gestão Pública - SEPI, primeiro semestre, o trabalho foi direcionado a observar a aderência do conteúdo analítico e na aplicação prática na empresa pública. Este trabalho está estruturado com base no Projeto Integrado Multidisciplinar III - PIM III, contemplando as disciplinas Recursos Humanos na Administração Pública , Contabilidade , Estatística aplicada.
A empresa escolhida para este trabalho é a Prefeitura Municipal de Porto Ferreira , que tem por objetivo único gerir os serviços de interesse público de toda a população municipal, aproximadamente 55.000mil habitantes.
Razão social: Prefeitura Municipal de Porto Ferreira
CNPJ: 45.339.363/0001-94
Porte da Empresa: Médio Porte
Endereço: Praça Cornélio Procópio, 90 – Bairro: Centro
Cidade: Porto Ferreira – SP - CEP: 13660-000
Telefone: (19) 3589-5201
Número de funcionários: 2.000 funcionários
Prefeitura Municipal de Porto Ferreira
A origem e o nome de Porto Ferreira ocorreu nos anos de 1860, nas margens do rio Mogi-Guaçu, existiu uma Balsa que exercia a atividade de travessia de passageiros e mercadorias. O responsável por este porto fluvial foi o Balseiro João Inácio Ferreira, o qual emprestou seu nome à cidade que futuramente se formou Porto Ferreira. Em 1870 o mineiro Vicente José de Araújo, acompanhado da família, comprou terras na margem do córrego dos Amaros, instalando uma serraria movida pela força daquelas águas, razão pela qual, passou a ser denominada Serra D’Água. A origem de Porto Ferreira encontra assim, duas teorias básicas divididas entre seus historiadores; a que a ponta um nascimento espontâneo pela ação de fatores que acabaram criando um lugarejo, neste local, dentre os quais, a atividade do próprio Balseiro João Ferreira; e a outra a Vicente José de Araújo pelo surgimento do município. É certo que a Balsa foi primordial para Porto Ferreira, a cidade desenvolveu com chegada da estrada ferro oficialmente inaugurada em 15 de janeiro de 1880 pela Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais com o propósito de atravessar o Mogi Guaçu para atingir a rica região de Ribeirão Preto onde teria um grande rendimento com o transporte da produção de café.
...