O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Por: debora260693 • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 1.900 Visualizações
PERGUNTAS:
Capitulo 3.
1. O que é ambiente organizacional?
O Ambiente Organizacional envolve e influência a empresa, tanto externamente quanto internamente que são chamados de Stakeholders(ambiente externo e ambiente interno). No ambiente externo refere-se na organização existente e na operação, sendo constituída pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização; já o ambiente interno refere-se aos elementos internos das organizações, ou seja, estrutura organizacional e instalações.
2. Qual a influência do ambiente na ação gerencial? Você concorda mais com a visão onipotente ou simbólica da administração? Justifique.
A ação gerencial pode ser influenciada com as restrições dos ambientes internos e externos da empresa. Contudo o gestor ainda pode ter um controle e assim equilibrando tais restrições da empresa para que ela possa trazer resultados favoráveis para a organização. Ao meu ver existe uma mistura de visão onipotente e a simbólica, pois nem sempre o gestor tem o controle de algumas situações, fazendo com que ele fique limitado as forças externas e internas mesmo sendo responsável pelo alcance de resultados da organização.
3. Defina cultura organizacional e explique sua importância. Como ela é aprendida pelos trabalhadores?
A cultura organizacional e o compartilhamento de valores entre os membros da organização em todos os níveis hierárquicos, e assim trata-se de um conjunto de características-chaves que a organização acaba valorizando e assim atingindo os objetivos tendo um diferencial competitivo e ela pode ser aprendida pelos trabalhadores através a exposição de valores que seus superiores demonstram e o ensinamento que eles transmitem para seus colaboradores.
4. Como a cultura organizacional afeta ação gerencial?
A cultura organizacional norteia a ação gerencial e com isso pode acabar limitando o gestor em uma tomada de decisão.
5. Quais são os principais elementos do ambiente operacional de uma organização? Você concorda que os clientes são o elemento mais importante? Explique.
Os principais elementos do ambiente operacional de uma organização são: Tecnológicos, Políticos, Econômicos e Socioculturais. Sim, pois os clientes são os consumidores de um produto ou serviço que é oferecido pela organização, sendo assim é importante que a organização tenha uma relação com o cliente e poder ouvi-lo para que a qualidade do produto ou serviço oferecido seja sempre a melhor, e que assim exista uma fidelização com o cliente.
6. O que são Stakeholders? Como uma organização deve administrar sua relação com eles?
Os Stakeholders pode ser definido como pessoa ou grupo, que tem uma relação dentro da organização que influenciam ou sofrem a influencia, podendo ser interno (composto por pessoas dentro da organização) ou externo (fornecedores ou instituição financeira).
A organização deve administrar sua relação com um analise de quem são os Starkeholders, após essa análise, é necessário identificar a importância de cada um, e o impacto que eles têm dentro da organização, e com isso é possível desenvolver abordagens de relação mais apropriada e diferente para cada um dos Stakeholders, de acordo com as suas respectivas características.
PERGUNTAS:
Capitulo 4.
1. O que é uma decisão? Por que a tomada de decisão é considerada a essência da administração?
Uma decisão e quando são feitas escolhas entre possibilidades ou alternativas disponíveis, em que o administrador da situação tem que tomar para que seja solucionado algum problema ou aproveitar oportunidades.
A tomada de decisão e considerada a essência da administração, pois é necessário que o administrador faça escolhas decisivas dentro de uma organização, verificando a complexidade do caso. Mesmo uma decisão sendo importante para a organização ela é incerta, pois não é possível saber qual rumo ela pode tomar e se não vai ser necessário reverte-la.
2. Quais são os tipos de tomada de decisão? Em que medida essas decisões resultam das características do ambiente de tomada de decisão? Dê exemplos?
Os tipos de tomadas de decisão são:
Decisões Programadas: são soluções para situações repetitivas e estruturadas, determinadas por abordagens específicas para as quais a organização já desenvolveu mecanismos de atuação e controle. Exemplo: Quando um lote de produtos não passa no controle de qualidade, o administrador sabe exatamente o que fazer.
Decisões não programadas: são soluções específicas para resolver situações desestruturadas e pouco frequentes, para as quais a informação é incompleta e ambígua. São normalmente decisões, que por sua importância para a organização, exigem que se desenvolva uma resposta customizada. Exemplo: O lançamento de um novo produto
3. O que são políticas, procedimentos e regras? Qual é o seu papel na tomada de decisão?
Políticas, procedimentos e regras fazem parte da tomada de decisão programada, servem de base para a decisão.
A política cria métodos de atuação, mas não indica a solução. São orientações em sua maioria das vezes genéricas sobre como proceder em situações recorrentes.
Os procedimentos são etapas, que se relacionam já estabelecidas para se seguir em determinada situação estruturada, por exemplo os manuais de qualidade.
Regras: São as normas já definidas sobre como se deve atuar perante uma situação estruturada, por exemplo, atraso de funcionário.
4. Quais são as etapas do processo de tomada de decisão? Sintetize cada uma delas.
O processo de decisões é definido por seis etapas, sendo:
Identificar
...