O Boticário: Uma Forma Inovadora De Gerenciar O Processo De Inovação
Por: Luís Filipe • 22/3/2023 • Resenha • 449 Palavras (2 Páginas) • 68 Visualizações
A história da Boticário é interessante, marcada um pouco de sorte e de decisões de inovações para aproveitar um mercado inexplorado. Curioso saber que a empresa começou como uma farmácia de manipulação para uma perfumaria muito por causa de suas pesquisas e estratégias.
A aposta da empresa no modelo franquiado em 1980 e para uma difícil decisão de manter apenas lojas exclusivas deu uma cara e nome para o Boticário, entretanto são as apostas em utilizar da modernidade que fez que a empresa se destaca-se entre outras marcas já estabelecidas e com maior tempo de mercado.
A inovação é algo sempre buscado pela empresa, o texto mostra que a mudança do modelo funil de inovações que era gerenciado pela equipe de qualidade para o modelo de silos de tecnologia agora comandado por uma equipe exclusiva de pesquisa e inovação mostrou um acerto para a empresa, uma vez que ela deixava de perder recursos por priorizar um tipo de tecnologia. Os gestores perceberam que focar na tecnologia e não nos produtos iria ajudar a empresa a longo prazo. Creio que essa visão estava alinhada com o perfil inovador da empresa, mas também para tentar maximizar seu faturamento.
Achei interessante a abordagem da empresa na questão de como fazer a inovação, envolvendo os profissionais para que sejam parte do processo, evitando que tenham resistência e aproveitando os recursos. A empresa também procurou a rede externa e parcerias e dá chances a profissionais que ainda estão estudando e participando das pesquisas nestes centros de apoio. É uma estratégia válida onde consegue um profissional qualificado e inserido na cultura inovadora da empresa.
O texto mostra que o alinhamento estratégico da empresa está ligado a inovação, entretanto isso é fácil de perceber muito devido a cultura da empresa. Apesar de ser um quadro criado pela própria empresa que aparece no artigo, dá pra perceber que desde o início da empresa, a estratégia sempre foi buscar inovações, primeiramente na questão de ampliar seu negócio, e posteriormente ampliar sua gama de produtos e tecnologia.
Para manter sempre a cultura inovadora é importante também incentivar os funcionários. Aqui a empresa escolheu um programa de inovação para premiar a busca por melhorias. Isso é algo que as empresas buscam nas busca de melhoria continua entretanto no caso do Boticário a melhoria é a inovação, pelo texto dá para entender que a inovação não está sempre ligada a seus produtos mas também no seu processo.
De forma geral gostei do texto, apesar de focar apenas no perfil inovador e a evolução da sua estratégia aliada a essa cultura, o autor não mostra que concorrentes podem tomar o espaço conquistado pela boticário, apenas no final do artigo que cita uma possível ameaça de concorrentes internacionais.
...