O COACHING ANALISE DE FILMES
Por: Yvie Cesco • 6/1/2023 • Trabalho acadêmico • 1.139 Palavras (5 Páginas) • 97 Visualizações
COACHING E MENTORIA NA GESTÃO DE PESSOAS
- DIVERTIDAMENTE
- O ESTAGIARIO
- A CABANA
- CRONOGRAMA
UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE TRÊS FILMES
- DIVERTIDAMENTE
Riley Anderson é uma feliz garota de 11 anos muito satisfeita com sua vida, possui amorosos pais, amigos na escola e é muito boa no esporte que pratica, o hoquei sobre o gelo. Tudo vai muito bem até que pais decidem deixar a sua cidade natal, no centro dos Estados Unidos, para viver em São Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes: [pic 1]
- O Medo (magro e sempre trêmulo);
- A Alegria (amarela, saltitante, comandando as ações),
- A Raiva ( vermelha, ranzinza e com a cabeça em chamas),
- A Nojinho (verdinha e com olhar superior) e;
- ATristeza (azulzinha, com o corpo curvo e olhar baixo).
Assim, a chegada de Riley a uma nova escola faz com que todas as emoções se misturem.
O filme chama a atenção para analisarmos de forma diferente as situações e estarmos mais alerta para as conexões que fazemos. Não é raro depois de assistirmos o longa refletirmos sobre quem estará na sala de comando e quais serão os sentimentos envolvidos nas interações que temos.
Aos termos consciência de como o corpo processa o que foi vivido, entendemos melhor os nossos conflitos emocionais e respeitamos as nossas limitações internas e ao mesmo tempo que podemos escolher desafia-las.
O filme também nos ensina a importância de aceitarmos as experiências negativas porque elas são essenciais para a formação do nosso caráter.
O filme nos leva a algumas reflexões:
- É possível tornarmos mais consciente quando identificamos inundados pelas emoções, refletindo antes de agir;
- Temos a opção de decidir como nos comportarmos sob o controle das emoções, de forma a atingirmos nossos objetivos tendo responsabilidade emocional ao próximo, ou seja, sem magoar o próximo;
- Podemos e devemos, ter empatia ao próximo; tornarmos mais sensíveis às emoções do próximo;
- Usarmos de forma cuidadosa as informações sobre como os outros se sentem.
O filme nos ensina a importância de aceitarmos as experiências negativas porque elas são essenciais para a formação do nosso caráter.
A ferramenta de coaching identificada no filme Divertida Mente, é o Modelo de Inteligência Emocional Daniel Goleman, que é a capacidade de reconhecer emoções, nossas e também de outras pessoas, e nossas ações a partir desse reconhecimento. É um conjunto de habilidades que permitem uma maior adaptabilidade da pessoa às mudanças. Também tem a ver com autoconfiança e segurança, controle emocional e automotivação para alcançar metas.
2 COACH CARTER
[pic 2]
Ken Carter, um veterano ex-jogador de basquete profissional que se transforma em um treinador linha dura que acaba sendo convidado para ser o treinador de uma escola pobre. A escola tinha os índices de aprovação mais baixos do estado, seus estudantes eram em grande maioria delinquentes.
Assim, Ken assume o time e inicia com métodos não tradicionais, criando um contrato em que todos os alunos e pais de alunos precisam assinar, um contrato que exige notas satisfatórias dos alunos, exige que sentem nas primeiras fileiras da sala, tenham frequência e em dias de jogo utilizem terno e gravata.
Ken é rigoroso, aqueles que não cumprem as regras estão fora, caso não estejam contentes podem sair, as regras não mudam, todos aqueles que cometem falhas são penalizados com atividades físicas altamente esgotadoras.
Demian, filho de Ken ama basquete e se junta ao time do pai e junto aos demais alunos aprendem o senso de responsabilidade, trabalho em equipe, esforçando-se muito pelo que realmente querem. Entre derrotas e vitórias o time ficou conhecido, ganhou vários jogos e o mais importante, a maioria dos alunos foi para faculdade.
O filme mostra a importância da persistência, de treinar, treinar e treinar, pois só assim ficaremos bons naquilo que queremos. Mostrou a importância do contrato escrito ou mesmo verbal que acordamos, a importância do rigor nas tarefas dadas, da penalização por descumprimento.
Demonstra, também, a importância de buscar o equilíbrio em todas as áreas, pois Ken entregava resultados reais, desenvolvia os alunos para terem resultados além do jogo, claro que todo o conjunto os fazia melhores jogadores.
...