O COOPERATIVISMO
Por: MFCORTE • 20/6/2017 • Trabalho acadêmico • 977 Palavras (4 Páginas) • 315 Visualizações
Cooperativismo
Conceito
Cooperar é operar juntamente com alguém, prestação de auxilio para fim comum. Nesse sentido cooperativismo assinala o sistema econômico fundado na cooperação.
Segundo Franke (1973, p.1)
A palavra “cooperativismo” pode ser tomada em duas acepções. Por um lado, designa o sistema de organização econômica que visa a eliminar os desajustamentos sociais oriundos dos excessos da intermediação capitalista; por outro, significa a doutrina corporificada no conjunto de princípios que devem reger o comportamento do homem integrado naquele sistema.
A cooperativa é uma associação autônoma de pessoas unidas de forma voluntaria que vão à busca de satisfazer as aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. De forma simplicista os cooperados buscam por melhorias socioeconômicas de todo o grupo, tornando maior a capacidade do que se cada um buscasse a satisfação de forma individual. Através da cooperação recíproca o grupo atinge objetivos comuns.
Do ponto de vista econômico, a cooperativa é uma organização empresarial, de caráter auxiliar, por cujo intermédio uma coletividade de consumidores ou produtores promove, em comum, a defesa (melhoria, incremento) de suas economias individuais. (Franke, 1973, p.1).
As cooperativas são organizadas de forma democrática, onde todos os associados participam livremente respeitando os direitos e deveres de cada membro. É uma sociedade de pessoas, que tem como objetivo principal a prestação de serviços e pode contar com um numero ilimitado de cooperados. As cooperativas por tanto não são sociedade de capital.
Diferentemente da sociedade mercantil onde o principal é o lucro, para a sociedade cooperativa o principal é o social.
O afastamento do intermediário, entretanto, não constitui, a rigor, elemento essencial ao conceito de cooperativa. [...]. O que é, certamente, essencial ao conceito de cooperativa é que esta promova a defesa e melhoria da situação econômica dos cooperados, quer obtendo, para eles, ao mais baixo custo, bens e prestações de que necessitam, quer colocando, no mercado, a preços justos, bens e prestações por eles produzidos. (Franke, 1973, p.1).
Embora não tenha o lucro como foco principal, possui fins econômico-sociais, onde os integrantes da cooperativa são sócios, usuários e clientes ao mesmo tempo.
Surgimento do cooperativismo
Tudo começou com fundamentos em uma doutrina cooperativa que esta ingerida em outra, a doutrina Econômica.
Essa doutrina teve inicio no século XIX, onde uma pequena parcela enriquecera graças à alta produtividade das maquinas e a mão de obra extremamente barata. A maioria das pessoas trabalhava muito e em condições precárias, ganhavam muito pouco, passavam fome alem de outras necessidades. Segundo Pinho (1973, p.18) “As bases da doutrina cooperativa delinearam-se no inicio do século XIX, como resultado de reações que procuravam atenuar ou suprir desequilíbrios econômicos e sociais surgidos do liberalismo econômico vigente”.
Cooperativa de trabalho médico ou cooperativa de saúde
As cooperativas são formalmente definidas como sociedades que se constituem para prestar serviços a seus associados, com vistas ao interesse comum e sem o objetivo de lucro. Podem ser formadas por vinte participantes no mínimo, denominados cooperados, que, ao ingressar, integralizam um capital em quotas. As cooperativas que comercializam planos de saúde são compostas por médicos cooperados responsáveis pelo atendimento aos usuários em consultórios particulares próprios ou em hospitais, laboratórios e clínicas credenciados.
As cooperativas de profissionais de saúde dedicam-se à preservação e recuperação da saúde humana, congregando profissionais das áreas de medicina, ou seja, um grupo de profissionais que se uniram para montar uma estrutura de atendimento ao cliente, que é usuário do plano de saúde que a cooperativa oferece. Cooperativas de saúde atuam nas áreas de odontologia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, entre outros profissionais. Também existem cooperativas de usuários de serviços de saúde, são compostas por pessoas que tem interesse em utilizar serviços de saúde, onde buscam qualidade, atendimento rápido, a preços mais acessíveis que os oferecidos no mercado.
...