O Conceito da globalização
Por: antoniobarreto • 3/5/2015 • Projeto de pesquisa • 2.313 Palavras (10 Páginas) • 119 Visualizações
Antonio Leite Barreto Júnior – RA 6265223925
Disciplina: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO (AVA)
Introdução: A seguir vamos ter o entendimento sobre o conceito da globalização, quais são os impactos a nível mundial e quais são os pontos negativos e positivos desta praticas. E também vamos entender melhor sobre a pratica do fenômeno de outsoursing , uma prática difícil de pronunciar, porém que muito utilizada nos dias atuais.
GLOBALIZAÇÃO
Globalização é um conjunto de transformações na ordem politicamente e economicamente falando, desde o século XX. Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta, passando a ter conhecimentos mútuos entre eles, tornando o mundo interligado entre si.
O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e negócios. A quebra de fronteiras gerou uma expansão financeira onde foi possível realizar diversas transações e aumentar os os negócios em geral, - até então restritos e limitados ao mercado interno .
Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
O fenômeno da globalização teve início há tempos atrás e se desenvolveu na Revolução Industrial.
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc.
Como dissemos, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias, formando assim uma grande Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar.
Com a globalização, os impactos foram extremamente agressivos e negativos para o meio ambiente. Os interesses das empresas capitalistas são baseados nas explorações de matérias-primas da natureza de maneira insustentável, poluindo e contaminando os ambientes naturais.
As consequências são muito negativas, como por exemplo alterações climáticas, catástrofes ambientais e a falta de água potável no planeta.
A globalização não existe só na economia mundial, também é possível ver a sua marca em atividades ilegais como a prostituição, pedofilia, tráfico de drogas, armas e animais, aumento de organizações criminosas, e consequente aumento dos atos ilícitos ". O mundo globalizado enfrenta agora uma nova ameaça, já que as facções criminosas não têm barreiras geográficas que atrapalhem os seus objetivos de cometer delitos para o seu próprio bem. Esta é talvez uma das maiores desvantagens da globalização: capacitou os criminosos, que usaram a maior facilidade de trânsito de mercadorias, serviços e pessoas entre os países para cumprirem os seus propósitos errôneos.
Como muitos outros fenômenos de elevada complexidade, a globalização apresenta pontos positivos e negativos. A globalização foi importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados. O consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade. Outra vantagem é que a globalização atrai investimentos de outros países, traz desenvolvimento tecnológico, melhora o relacionamento com outros países, potencia as trocas comerciais internacionais, e abre as portas para diferentes culturas.
Por outro lado, uma das maiores desvantagens da globalização é a concentração da riqueza. A maior parte do dinheiro fica nos países mais desenvolvidos e apenas 25% dos investimentos internacionais vão para as nações em desenvolvimento, o que faz disparar o número de pessoas que vivem em extrema pobreza. com menos de 1 dólar por dia. Alguns economistas afirmam que nas últimas décadas, a globalização e a revolução tecnológica e científica (que são responsáveis pela automação da produção) são as principais causas do aumento do desemprego.
A globalização também pode desvalorizar a cultura nacional de um determinado país, quando países mais ricos se instalam em países mais pobres, explorando a matéria-prima e se aproveitando da mão de obra barata.
Fenomeno de outsoursing
Outsourcing A busca por vantagens competitivas faz com que as organizações considerem estrategicamente a delegação da responsabilidade pela execução de algumas de suas funções a terceiros. O fato desses “terceiros”, caracterizados neste estudo são capazes de oferecer economia de escala, conhecimento especializado, tecnologia atualizada, e serviços otimizados, como prática adotada nos mais diversos setores da atividade econômica. O outsourcing como estratégia corporativa surgiu na década de 50, mas só veio a tornar-se prática estratégica na década de 80 com as primeiras terceirizações de serviços como call), onde as empresas escolhem seus provedores, que trata o fenômeno da localização geográfica do terceiro; e, por fim, como as empresas terceirizam, que envolve as questões referentes ao gerenciamento dos relacionamentos entre a empresa contratante e o provedor.
...