O Conceitue Administração de Produção
Por: rafaelcalves • 25/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 214 Visualizações
- Discorra sobre a evolução histórica da Administração da Produção, considerando os três aspectos seguintes: função produção, as primeiras formas de produção e como surgiu à sistematização do conceito de produtividade.
A administração da produção existe desde quando nossos antepassados poliam pedra em busca de um utensílio mais eficaz. Nesta época não existia o comercio, os utensílios serviam apenas para quem os produzia, logo surge a primeira forma de produção organizada por meio dos artesãos, que com maiores demandas começam a contratar ajudantes e a estabelecer prazos de entrega. Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência e com a descoberta da maquina, começa se a substituição das pessoas pelas maquinas, surgindo as primeiras fabricas.
- Conceitue Administração de Produção.
A Administração da Produção ocupa-se da atividade de gerenciamento dos recursos (humanos, tecnológicos, de informação e outros) e do gerenciamento dos processos que produzem e entregam bens e serviços visando atender as necessidades e desejos de seus clientes.
- Quais são objetivos principais da Administração da Produção e Operações.
Conhecer a área produtiva dentro da empresa; entender as decisões operacionais; caracterizar um processo produtivo através de suas entradas e saídas e analisar as variáveis que caracterizam um processo produtivo.
Produzir bens ou serviços que satisfaçam as necessidades e solicitações de seus clientes ao menor custo, garantindo ao mesmo tempo retorno à organização.
- Conceitue produtos e serviços.
Produto é o que deve derivar de um sistema de produção para ser oferecido aos consumidores para satisfazer suas necessidades e expectativas.
Serviço é uma experiência perecível, intangível, onde o consumidor atua como coprodutor. Projetar um serviço significa especificar seu processo de prestação (pacote).
- Descreva as características de um serviço de produção.
Intangibilidade: Serviços não podem ser tocados, apalpado. Serviços são ideias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço.
Perecibilidade: Os serviços não podem ser estocados se não for usado, está perdido (cadeira em avião, quarto em hotel).
Heterogeneidade ou Variabilidade: A ideia de serviço varia de cliente para cliente. Normalmente os serviços são atividades voltadas para pessoas como clientes.
Simultaneidade ou Inseparabilidade: os serviços são criados e consumidos simultaneamente.
Participação do cliente no processo: atenção ao desenho das instalações e oportunidades de coprodução.
- Qual é a função do PCP?
A função do PCP é garantir que os recursos produtivos envolvidos estejam sendo utilizados, em cada momento, nas atividades certas e prioritárias.
Ele é um sistema processador de informações, ou seja, um sistema que determina os rumos da produção e a acompanha, exercendo os respectivos controles. Planejamento, programação e controle da produção determina o que vai ser produzido, quanto, como, onde, por quem e quando.
- Cite os 5 objetivos de desempenho em produção: exemplifique:
1)Qualidade: Desejaria satisfazer seus consumidores fornecendo bens e serviços "adequados a seus propósitos". Se a produção for bem sucedida em proporcionar isso, estará dando uma vantagem de qualidade para a empresa. Por exemplo, no hospital, qualidade pode significar assegurar que os pacientes obtenham o tratamento mais apropriado, sejam adequadamente medicados, que suas instalações permaneçam sempre limpas e higienizadas, com funcionários bem preparados e educados.
2) Rapidez: Minimizando o tempo entre a solicitação do consumidor e o seu recebimento. Fazendo isso, você estaria aumentando a disponibilidade de seus bens e serviços para os consumidores e estaria dando à empresa uma vantagem em rapidez. Por exemplo, na fábrica de automóveis, rapidez significa que o tempo entre o pedido de um carro específico solicitado por um revendedor e sua entrega ao consumidor é o mais curto possível.
3) Confiabilidade: Isso pode significar estar preparado para estimar uma data de entrega, comunicá-la claramente ao cliente e, depois, entregar em tempo. Se a produção puder fazer isso estará proporcionando aos consumidores uma vantagem de confiabilidade. Por exemplo, um hospital com alto padrão de confiabilidade não cancelaria operações ou qualquer outro compromisso assumido com os pacientes. Também entregaria exames em tempo.
4) Flexibilidade: Estar em condições de mudar rapidamente para atender às exigências dos clientes dá à empresa a vantagem da flexibilidade. A flexibilidade está associada à inovação de bens e serviços, a variedade desses, ao amplo volume de fornecimento e aos possíveis tempos de entrega diferentes.
5) Custo: produzir bens e serviços a custo que possibilite fixar preços apropriados ao mercado e ainda permitir retorno para a organização. Quando a organização consegue fazer isso, proporciona vantagem de custo aos consumidores.
- O que é projeto? Quais são os objetivos e decisões relacionadas a projeto?
Projeto é um empreendimento não repetitivo (único), caracterizado por uma sequencia clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.
...