TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Econômico

Por:   •  20/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Elouise Ellen do Nascimento

Ra:7087572869

Atividade Colaborativa

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Moises da Silva Barbosa

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

1.INTRODUÇÃO

Com o fim do segundo mandado de Getúlio Vargas as mudanças estruturais ganharam força em 1930. Essas mudanças diziam respeito às bases do desenvolvimento econômico, a industrialização e a liberação política ao controle social.

Entre 1930 e 1940 o mundo rural se transformou em mundo urbano industrial com profundas repercussões na vida do pais. Um dos fatores mais importantes na política foi o populismo com o poder para autoritário e democratas com a incorporação ao processo político toda a população alfabetizada maior de 18 anos.

A urbanização acelerou expansão das cidades, assim o Brasil vivia a modernização política e econômica e com essas tendências também desencadeou os impactos positivos e negativos.

O Brasil teve um crescimento no período do regime militar, mas devido a problemas técnicos e logístico o desenvolvimento não teve muito êxito por falta de privilegio.

2.DESCRIÇÃO DAS POLITICAS ECONOMICAS E SUAS CONSEQUENCIAS.

2.1 Era Getúlio Vargas.

A revolução constitucional de 1932 contribuiu para um clima de tensão entre as oligarquias e os militares. Aliança Nacional Libertadora (ANL) evidenciou uma tentativa de golpe contra o Governo Getúlio Vargas e 1935 aproveitando para declarar estado de sitio e estender seus poderes políticos em 1945 Exercito tirou o presidente. Partir desde marco surgiu os blocos econômicos, países que se aliaram para fomentar relações comerciais, exemplo MERCOSUL ou UNIÃO EUROPEIA, que resultou nesse processo econômico.

Todo esse processo gerou impacto pela globalização no mercado de trabalho, comercio internacional, liberdade de expressão e qualidade de vida da população, gerando um nível de desenvolvimento das nações.

2.2 Era Juscelino Kubistchek.

Assumindo a presidência em janeiro de 1955 prometeu converter 50 anos em 5 anos. Com renúncia de Jânio Quadros que tentou uma estratégia de reverter poderes totais, mas o Congresso aceitou prontamente sua saída, assim a Ditadura Militar (1964- 1985).

A crise já não continha a política e as tensões sociais em março de 1964 tropas em Minas Gerais e São Paulo vão para as ruas. Assim, foi instituído em 09 de abril o Ato Institucional nº 1 (AI-1), que começa a cassa aos mandatos políticos e tira estabilidade de funcionários públicos.

2.3 Regime Militar

Com a queda de Getúlio Vargas o general Eurico Gaspar Dutra eleito presidente da Assembleia Constituinte onde criou a 5 Constituição Brasileira, que estabeleceu os poderes Executivo, Legislativo   e Judiciário no ano de 1950.

Getúlio volta e vence as eleições presidenciais, com sua postura nacionalista recebe apoio de empresários, Forças Armadas, grupos políticos no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do povo brasileiro, enquanto oposição crescia e confabulava contra o governo em 23 de agosto de 1954. Assim, 27 generais pediam publicamente a renúncia de Getúlio. Na manhã de 24 de agosto Getúlio comete suicídio e Juscelino assume a presidências em fim do ano de 1955 e meados de 1964 o Marechal Humberto Castello Branco eleito presidente, no seu governo foram instituídos os Atos Institucionais que suspende os direitos políticos dos cidadãos em 1967.

O Marechal Arthur da Costa e Silva assume a presidência e decreta em 1968 o Ato Institucional (AI-5) que fechou o sistema político e ampliou repressão da ditadura no final de 1969.

Costa e Silva fica enfermo e substituído por uma junta militar, seguida pelo General Emilio Garrastazu Médici assume a presidência, repressão cresce com uma severa política de censura é coloca em pratica em todos os meios de comunicação e expressão. O sucessor de Médici o General Ernesto Geisel inicia processo de transição rumo a democracia em 1978, ele encerra (AI-5), impõe o general João Batista Figueiredo para sucessão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com