O Desenvolvimento Sustentável
Por: mairataide • 13/6/2022 • Trabalho acadêmico • 710 Palavras (3 Páginas) • 99 Visualizações
1- O conceito “tripe mágico” na perspectiva sustentável é um método que pode ser aplicado tanto na área urbana quanto rural, e tem como finalidade desenvolver o ecodesenvolvimento. São eles:
Prudência ecológica: Envolve poupar recursos naturais com a preocupação de garantir a continuidade e a regularidade da atividade econômica e a qualidade do ambiente.
Eficiência econômica: É a capacidade de produzir em maior e melhor com economia de recursos, em especial, capital e trabalho;
Justiça social: Significa oportunidades semelhantes para a população.
2- “O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades. Ele contém dois conceitos-chave:
• conceito de ‘necessidades’, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres do mundo, que devem receber a máxima prioridade;
• a noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras.”
(CMMAD, 1991, p.46)
3- A sigla DLIS significa “Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável”, isso significa que o conceito age no planejamento e na execução de ações integradas em localidades determinadas, e que engloba a área humana, social, econômica, ambiental, cultural, política e institucional.
Isso significa que, o desenvolvimento local é um modo de promover o desenvolvimento, dinamizando as potencialidades que podem ser identificadas em unidades socioterritoriaisdelimitadas. Estas potencialidades representam simultaneamente a diversidade e a vantagem comparativa.
4- Segundo Guimarãres (1995 e 2001) a sustentabilidade pode se dividir em camadas, são elas:
Sustentabilidade ecológica: Refere-se à base física do processo de crescimento e objetiva a manutenção do estoque de recursos naturais incorporados às atividades produtivas.
Sustentabilidade ambiental: diz respeito à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas. Fazendo uma analogia ao raciocínio anterior, ao ilustrar formas de operacionalização do conceito, surgem dois critérios:
a)- as taxas de emissão de dejetos como resultado da atividade econômica devem equivaler às taxas de regeneração, que por sua vez, são determinadas pela capacidade de recuperação do ecossistema
b)-reconversão industrial com ênfase na redução da entropia, isto é, privilegiando a conservação de energia e das fontes renováveis.
Sustentabilidade social: visa à melhoria da qualidade de vida da população.
Sustentabilidade cultural: postula a preservação da diversidade em seu sentido mais amplo, a manutenção do sistema de valores, práticas e símbolos de identidade que permitem a reprodução do tecido social e garantem a integração nacional.
Sustentabilidade política: Vinculada ao processo de construção da cidadania, tem como objetivo garantir a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento. Esta sustentabilidade expressa-se em dois níveis:
a) Micro: democratização da sociedade, que supõe o fortalecimento das organizações sociais e comunitárias, a redistribuição de recursos e informações para grupos desfavorecidos e a sua capacitação para a tomada
...